Como montar mala de viagem: 10 dicas práticas

Resumo do Post

Depois de 32 países visitados, posso dizer que aprendi um pouquinho como organizar uma mala, e meu lema em cada nova viagem, é levar o menor número de roupas, sapatos, assessórios, e etc, e viajar literalmente ´leve´. O objetivo deste post é compartilhar um pouco do que eu aprendi e dividir a lista de itens que levei em algumas viagens.

Algumas sugestões para montar uma Mala de Viagem:

Independente da viagem, do clima, do destino, alguns regrinhas para montar uma mala de viagem nunca mudam. E aí vão algumas:

– Cultura do País: Leia sobre o destino, e a cultura do pais, pode parecer simples, mas por exemplo, em viagens que eu fiz para o Egito, Marrocos e Turquia, eu fiquei muito em dúvida, sobre o que usar, se era adequado ou não. Então entender os costumes do país, faz sim toda a diferença na hora de escolher o que você vai levar na mala.

Organizadores: Se tem um item que considero que mudou a forma de fazer uma mala de viagem foi o organizador. Eu sou aquela taurina super organizada, e ficava aflita de toda vez que precisava abrir a mala, não encontrar o que eu precisava, e no final a mala de viagem estava completamente revirada. Em viagens com múltiplos destinos, os organizadores tem papel ainda mais crítico.

Você mantem a mala arrumada durante toda a viagem e não perde tempo, porque está tudo separado, e você vai direto no organizador que precisa. Eu considero, sem exageros, os organizadores de malas de viagem um divisor de águas na minha forma de viajar. Não sei mais viajar e fazer uma mala sem eles!

No instagram @meukitdeviagem ou no site, (veja o link abaixo) você pode comprar organizadores e acessórios de viagem com 10% de desconto usando o cupom VIAJANDOCOMHISTORIA (o desconto não vale para frete)

https://www.meukitdeviagem.com/

Localizador de Malas: Na viagem que eu fiz em Julho de 2022 para a Sicília Itália descobri o air tag (para iphone) e tem também o smart tag para android. E este é outro item que eu não viajo mais sem. Infelizmente na volta ao Brasil, uma das malas, ficou no aeroporto de origem, mas o Tag mostrou exatamente onde estava a mala. Isso deixa a gente um pouco menos aflita. E no dia que a mala de viagem chegou no aeroporto de Guarulhos, o tag mostrou exatamente o trajeto da mala! alívio imediato, santo localizador de malas!

– Roupas Extras: Um dos piores perrengues que já passei, foi ter a mala de viagem extraviada. Estávamos chegando em Londres, era janeiro e as temperaturas negativas. Foram 5 longos dias sem malas. E naquela viagem eu não tinha levado roupas extras na mala de mão para algum imprevisto. Em outras palavras, sim passei frio, passei nervoso, decepção e muita angústia. Aprendi da pior forma que roupas extras na mala de viagem de mão são fundamentais.

– Farmacinha: Levar uma farmacinha é fundamental. E a gente só se arrepende de não levar os remédios que estamos acostumados, depois que passamos por uma situação de precisar do remédio e precisar de um médico na viagem. Considere para começar aqueles remédios básicos: para dor de garganta, dor de cabeça, algum relaxante muscular, que geralmente a gente precisa depois de andar muitos dias em uma viagem, etc.

– Sapatos confortáveis: Não compre uma sapato ou um tênis novo para viajar. Use o seu que você já sabe que é confortável e que não vai te causar dor de cabeça, quer dizer, dor no pé! Esqueça de saltos em viagem. Não combinam, vão encher sua mala, você vai ficar cansada, Então seus pés agradecem!

Looks de Viagem: Claro que a gente quer sempre ter as melhores fotos, nos lugares que sonhamos estar, com os melhores looks. Mas aprendi que você não precisa levar tantas roupas e uma mala pesada. Levar alguns assessórios leves como lenços, pashminas, um cintos, óculos escuros diferentes, já mudam todo o look. Você garante suas fotos e continua com uma mala de viagem mais leve. A regra é menos é mais! sempre!

Protetor Solar: Leve um protetor solar em todas as viagens mesmo que você não vá para um destino de praia. Viajar geralmente significa andar o dia inteiro, sair do hotel depois do café da manhã e bater perna até anoitecer. E muitas vezes, nós nos lembramos de levar um protetor para o rosto só se o destino for uma praia. Não subestime a ação do sol, sua mala de viagem para qualquer destino precisa de um protetor solar. E para climas muito secos como o Atacama por exemplo, protetor labial é vida. Em geral ler sobre as questões climáticas do local é super importante, mas do que ver só a temperatura do período que você vai estar no local.

Deixe um espaço vazio na mala para comprinhas: Um souvenir, uma bata egípcia, uma luminária marroquina, uma caixa de doces turco, vinhos chilenos. Na minha humilde opinião, trazer estas coisas tão únicas de volta de uma viagem faz parte de viajar e experimentar culturas, sabores, produtos tão diferentes da nossa realidade. Então não comece a viagem já com a mala cheia e pesada. Deixe um espaço para as experiências únicas que você vai ter durante a viagem.

Adaptadores e PowerBank: Estes itens já se tornaram indispensáveis para qualquer viajante. Estar na rua o dia todo pode significar que a bateria do seu celular não vai aguentar. Imagina aquele lugar que você esperou uma vida para conhecer, e na hora a bateria do seu celular está quase no final. Quem nunca passou por uma situação destas? nas minhas últimas viagens eu tenho levado 2 powerbanks – carregadores de bateria extra. E os adaptadores universais são fundamentais também, cada parte do mundo tem uma tomada diferente, então para você não perder tempo em ter que comprar um adaptador em cada destino diferente, já leve o seu, e aproveite cada minuto da sua viagem.

Mala de Viagem: Machu Picchu, Lima, Cusco, Perú, 9 dias no Outono

Ai vai a lista de itens que levei para uma viagem de 9 dias para o Peru. O clima de Lima estava bem mais quente que eu imaginava, e em Cusco muito frio. Acho que a principal dica nesta viagem é se vestir em camadas e se adequar ao clima. O tempo muda o tempo todo, e no mesmo dia, então tenha roupas de todas as estações do ano para uma viagem ao Peru no Outuno.

Importante levar um tenis / bota antiderrapante para Machu Picchu, Montanha Colorida, etc. e protetor labial!

4 Calcas Compridas, 1 blusa térmica, 5 malhas manga longa, 3 blusas manga curta, 2 jaquetas impermeáveis, 1 Casaco leve, 1 short, 3  pashiminas, 1 pijama, 1 Gorro, 1 Luva, 2 tenis, 8 meias, 1 bota, 1 Bone / Chapeu, 1 necessaire com remédios, 1 necessaire com produtos de higiene, Roupas Intimas.

Mala de Viagem: Rio de Janeiro 10 dias na Outono

Início do Outono mas ainda com carinha de verão. Ai vai o que eu levei na mala. É uma referência do Rio de Janeiro mas poderia ser uma outra cidade no Brasil!

4 vestidos, 1 casaco jeans, 1 calça comprida, 2 shorts, 4 camisetas, 1 malha de manga comprida, 1 roupa pra caminhar na orla da praia ou treinar na academia, 1 boné, 2 biquinis, 1 saída de praia, 1 bolsa de praia, 1 tênis, 1 rasteirinha, 1 par de havaianas, 1 pijama, 1 necessaire com produtos de higiene, roupas íntimas, 1 bolsa pequena p sair durante o dia, acessórios

Mala de Viagem: Marrocos 12 dias na Primavera

Ai vai a lista de itens que levei para a viagem no Marrocos. Esta foi uma das viagens que li muito sobre a cultura do país, já que a maioria é muçulmana e as mulheres usam roupas bem específicas. Respeitar as tradições e as diferenças sempre, mesmo que não sejam as suas!

– 6 vestidos, 1 saia, 6 blusas, 3 calças compridas, 1 jaqueta jeans, 1 parka, 3 pashminas, 1 tenis, 1 sandália rasterinha, 1 chinelinho havaiana, 1 chapéu, 1 bolsa pequena para sair durante o dia, 1 pijama, 1 powerbank e adaptadores, 1 necessaire com produtos de higiene, 1 necessaire com remédios, 1 necessaire com assessórios, roupas íntimas. Levei estes itens separados em organizadores o que facilitou muito já que mudamos de hotel pelo menos umas 4 vezes durante a viagem.

Mala de Viagem: Verão Europeu 15 dias

– 9 vestidos, 8 blusas, 3 shorts, 3 casacos leves, 1 saia, 1 tenis, 2 rasteirinhas, 1 par de havaianas, 1 par de sapatilhas de borracha para entrar no mar com pedrinhas, 3 saidas de praia, Roupa íntima, 1 necessaire com produtos de higiene, 1 necessaire com remédios, 1 necessaire com assessórios, 4 biquinis, 2 chapéus, 1 bolsa de praia, 2 calças compridas, 2 bolsas pequenas para passar o dia, 1 toalha de praia

Mala de Viagem: Outono/Inverno Europeu Portugal 15 dias

– 4 calças compridas, 1 casaco impermeável pesado, 1 casaco pesado, 1 casaco tipo sobretudo, 1 jaqueta jeans, 7 malhas de manga longa, 4 malhas de lã, 2 tênis, 1 Bota cano curto bem confortável, 10 pares de meias, 1 par de havaianas, 1 gorro, 1 luva, 5 pashminas, 2 pijamas bem quentinho, Roupa íntima, 1 necessaire com produtos de higiene, 1 necessaire com remédios, 1 necessaire com assessórios, 1 mochila, 1 bolsa pequena para passar o dia

Abaixo você pode ler o post completo sobre a viagem a Lisboa que está aqui no blog

Post sobre Lisboa

Mala de Viagem: Atacama 7 dias

– 3 calças compridas, 2 casacos impermeáveis pesados, 1 casaco de lã, 3 camisetas sem manga, 4 camisas manga longa, 4 malhas de lã, 1 poncho, 1 maiô, 1 short, 1 par de sapatos com solado de borracha para as lagunas, 1 tênis, 1 bota tipo coturno para trilha, 1 chapéu, 1 boné, 1 gorro, 1 luva, 2 pashminas, 1 pijama bem quentinho, Roupa íntima, 1 necessaire com produtos de higiene, 1 necessaire com remédios, 1 necessaire com assessórios, 1 mochila, Protetor Labial, e Protetor Solar (muito importante)

– A dica para montar uma mala de viagem para o Atacama é entender a dinâmica do clima no deserto. Sem exageros, no mesmo dia, você passa por todas as estações do ano. Então aqui precisa levar todo o tipo de roupa para o inverno e para o verão.

– E um outro ponto no Atacama, é que é tanta areia, poeira, que você está exposto o dia inteiro, que é difícil usar a mesma roupa na viagem, porque ela fica muito suja. Então nesta viagem precisa levar um pouco mais de roupa mesmo.

Mala de Viagem: Egito 14 dias no Outono

– 5 vestidos, 3 saias, 6 blusas, 1 calça comprida, 2 pashmina, 1 tênis, 2 sandália rasterinha, 1 chinelinho havaiana, 1 maiô, 1 saída de praia, 1 chapéu, 1 bolsa pequena para sair durante o dia, 1 pijama, 1 powerbank e adaptadores, 1 necessaire com produtos de higiene, 1 necessaire com remédios, 1 necessaire com assessórios, roupas íntimas, protetor solar (muito importante)

– A dica para a mala de viagem no Egito é guarde espaço vazio na mala, porque com certeza você vai se encantar com as batas e roupas egípcias e como os preços são muito bons, você vai querer trazer algumas. Eu não sou uma pessoa consumista, a verdade, é que tenho comprado cada vez menos, mas vou ter que confessar que eu enlouqueci no Egito com as roupas e voltei com 6 vestidos na mala de volta!

Mala de Viagem: Serra da Mantiqueira 4 dias

A mala de viagem abaixo foi para uma viagem que eu fiz a Gonçalves em Minas Gerais na Serra da Mantiqueira, mas você pode adaptá-la para um fim de semana na Serra. E no Blog tem roteiros para Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, e Monte Verde. É só escolher o destino, colocar um casaco na mala e aproveitar a serra linda que a natureza deixou de presente para a gente!

2 calças compridas, 1 casaco impermeável, 1 colete impermeável, 1 casaco leve de malha, 3 malhas de manga longa, 1 blusa de de meia manga, 1 tênis, 1 Bota cano curto bem confortável, 2 pares de meias, 1 par de havaianas, 1 pashmina, 1 pijama bem quentinho, Roupa íntima, 1 necessaire com produtos de higiene, 1 necessaire com assessórios, 1 bolsa pequena para passar o dia.

Roteiro Campos do Jordão

6 respostas

  1. Mto boas as dicas
    Pois sempre tive dúvidas na hora de fazer mala 👏👏👏👏👍👍👍👍

  2. adorei. Faltam algumas paciminas e o Power Bank para mim.
    Gosto dos organizadores comprei pra mim e para presentear. Facilitam muito. Obrigada pelas dicas e orientações.

  3. Bom dia. Adorei as dicas de viagem. As dicas do que levar foram essenciais. Obrigada.

  4. Bom Dia,
    Gostaria de saber sobre programação, hotéis em Gramado

  5. Boa tarde!
    Gostaria de dicas de mala para inverno no Chile.
    Obrigada

Deixe um comentário

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com