Atacama: roteiro e passeios

Resumo do Post

O deserto mais seco do mundo. Tem salar, lagoas, vulcões, termas, dunas, geysers, rochas coloridas e por lá passa o trópico de capricórnio, o mesmo que passa aqui em São Paulo. O Atacama é daqueles destinos que todos os que amam viajar, deveriam ir pelo menos uma vez na vida.

Mas já adianto, que na minha humilde opinião, o Atacama é um destino roots. A altitude mexe com o nosso organismo, a mudança brusca de temperatura impacta sim nossa saúde, o lábio já fica ressecado no primeiro dia, (exagere nos protetor labial), enfim, o deserto mais seco do mundo tem um impacto direto em cada dia que passamos por lá.

Mas eu garanto que todas estas adversidades não são suficientes para tirar a magia do Atacama. Eu amei, e recomendo a todos a conhecerem este lugar incrível.

Perguntas mais frequentes

Qual a melhor época para ir ao Atacama? Primavera e Outono

Quantos dias ficar? Entre quatro e cinco dias

Você levaria crianças? Eu não levaria, achei muito puxado

Qual foi o valor dos passeios? Referência Novembro 2022 entre 170 e 300 reais

Onde Ficar? Próximo a rua Caracoles

Você sentiu a altitude? Sim, parece em alguns momentos que o ar falta

Qual temperatura você pegou? Varia muito dependendo do lugar, entre -11o e 30o no mesmo dia

O que não pode faltar na mala? Protetor Labial

Como chegar no Atacama

– Saímos de São Paulo – para Santiago (em torno de 4 horas)

– Santiago – Cidade de Calama (em torno de 2 horas de avião)

– Cidade de Calama – San Pedro do Atacama (em torno de 1 hora de carro). Existem empresas que fazem este transfer. E no meu caso, eu já sai do Brasil com o transfer pré reservado.

Câmbio

Levamos dólar e reais, e foi bem fácil achar casas de câmbio e lojas para trocar o dinheiro. Para passeios turísticos é possível pagar em dólar ou real, mas para restaurantes, e outras compras tivemos que pagar em pesos.

Roteiro e Passeios

Termas de Puritama

Este foi nosso primeiro passeio no Atacama. E arrisco dizer que foi um dos melhores. Na verdade, é difícil dizer qual é o melhor passeio, já que cada um é mágico e surpreendente.

As termas de Puritama ficam no meio de um cânion e são 8 piscinas naturais com águas termais que em média tem 30o de temperatura. Uma das piscinas é exclusiva para os hospedes do hotel que é proprietário das termas. Mas tem outras 7 para você escolher.

Minha sugestão é dar uma olhada em todas, para ver qual você quer passar mais tempo. Cada uma é de um jeito, mas todas são ótimas.

As águas são absolutamente relaxantes para o corpo e a mente. Este é um daqueles lugares que a gente pede para o tempo passar bem devagar. Chegamos bem cedo, mas como todos os passeios são em grupo o guia nos informou o horário que tínhamos que estar de volta.

O transporte te deixa no estacionamento, e você precisa descer uma trilha a pé. A rota é íngreme e se prepare porque a volta é um pouquinho sofrida já que a subida é grande. Em relação a altitude, este foi um dos passeios que precisa levar um remédio para dor de cabeça, porque a altitude pode mexer com o organismo.

Tour Astronômico

Este tour é imperdível, mas já adianto que sim é um pouco cansativo. Então minha recomendação é que você faça este tour em uma dia que sua tarde seja livre. São 2 horários, eu escolheria o 1o a noite.

Dizem que o céu do Atacama é o mais bonito do mundo. Eu acredito que seja mesmo. As condições climáticas são tão únicas no Atacama que o céu estrelado que somos apresentados neste tour astronômico é absolutamente mágico.

O tour tem 3 fases, é longo. Na primeira cada um observa o céu em um telescópio e recebemos as explicações sobre astronomia, estrelas, e Via Lactea são muito bacanas. Na 2a parte tiramos uma foto com o céu estrelado em uma câmera especial, e a 3a parte tem uns comes e bebes.

Eu amei tudo, porém fiquei muito cansada, já que é muito tempo em pé, e fizemos o passeio no dia que chegamos. Eu poderia ter aproveitado mais o tour se estivesse mais descansada.

Vallecito e Magic Bus

Este é o famoso tour que nos leva até o ônibus abandonado que virou aquele lugar instagramável no deserto do Atacama. A natureza realmente é única: nós vimos um rio de sal, dunas de areia, imensidão do deserto, e o ônibus abandonado.

Sim, cada lugar rende lindas fotos. Sobre a questão de segurança, eu não subiria no ônibus. Ele está lá a muito tempo, e está bem deteriorado. Não arrisque, porque você pode cair. Sobre a história do Magic Bus, existem muitas histórias e lendas sobre porque ele foi deixado lá, uma delas conta que a empresa mineradora que usava o ônibus para transportar seus trabalhadores faliu mas não retirou o veículo do deserto.

Importante mencionar que todos os passeios que fiz no Atacama, dependendo do horário teve um café da manhã ou um lanche.

Valle del Arcoiris

Mais um lugar surpreendente e sensacional no Atacama. Imagina um lugar onde as rochas parecem terem sido pintadas. Verde, azul, vermelho, branco, e imagina que estas rochas podem ter mais de 500 milhões de anos.

Nem nos meus sonhos eu imaginava um lugar como este. No meio do deserto do Atacama, um conjunto gigante de rochas coloridas. O passeio é todo a pé, mas a trilha é bem tranquila. Não tem sobe e desce. É tudo bem plano.

Geysers del Tatio

Sabe aquela aula de Geografia onde você aprendeu sobre o que são os Geysers? Então este passeio você vê de perto um espetáculo magnífico da natureza chamado Geysers e com certeza vai lembrar das aulas de geografia.

A água borbulhante que brota da terra tem em média 85 graus Celsius. A altitude chega a 4000 mil metros acima do mar, e a temperatura chegou a -11o no dia que visitamos os Geysers. (lembrando que em San Pedro do Atacama estava estava quente)

Este foi o passeio talvez mais radical em termos de temperatura e altitude. Aqui você precisa levar roupas bem quentes, gorro, luva, cachecol, meia de lã, porque é muito frio.

Um outro ponto muito importante é a questão de segurança. Nosso guia reforçou o tempo todo a importância de andar, observar e ficar dentro dos lugares indicados. A temperatura da água de um Geyser pode chegar a 85o e mata mesmo. Não é brincadeira. O espetáculo é sensacional mas cuidado, e se mantenha em segurança.

Piedras Rojas

É quase uma unanimidade, você ouvir que Piedras Rojas é o passeio mais bonito do Atacama. Sinceramente eu nem sei dizer, porque eu achei todos absolutamente sensacionais. Nenhum passeio foi abaixo das minhas expectativas, então espero muito de Piedras Rojas, é mesmo lindo.

A natureza é perfeita. O vento é intenso, faz muito frio, a caminhada é de em torno de 1hora para ir e voltar e Piedras Rojas fica em torno de 4000 metros acima do nível do mar. Em alguns momentos parece que o vento vai ter levar, e sim a sensação é de faltar o ar.

Votei completamente cansada, mas feliz.

Lagunas Escondidas

Este passeio a tarde foi para ver de perto as lagunas de sal e que tem uma cor azul turquesa inacreditável. São em torno de 7 lagunas, mas só é permitido entrar na 1a e na última.

A quantidade de sal de cada laguna é enorme, e a recomendação é não fica mais do que alguns minutos dentro da laguna. Eu confesso que só molhei o pé e foi o suficiente para ficar com a pele completamente branca do sal.

Geralmente nos transportes, existe um reservatório de água para que cada visitante retire o sal antes de entrar no ônibus novamente.

Estas são aquelas lagunas que a quantidade de sal é tão grande que você não afunda ao entrar. O passeio é legal, mas já vá preparado porque não tem muita infraestrutura.

Centrinho de San Pedro do Atacama

Reserve pelo menos uma tarde para passear no centrinho de San Pedro do Atacama. É um povoado, e a maioria das ruas não são calçadas, então se prepare para caso surja uma ventania, você tenha um óculos escuros para pelo menos proteger os olhos.

O centrinho tem muitos restaurantes, sorveterias, pizzarias, lojinhas de souvenirs, e agências que vendem os passeios para o dia seguinte.

Mala para o Atacama: O que levar

– Foram 5 dias no Atacama e 2 em Santiago do Chile. O Atacama é um destino bem único por causa da mudança rápida de temperatura, e das condições da cidade e de cada passeios, muito poeira, terra, então as vezes fica até difícil de usar a mesma roupa no dia seguinte. Então minha sugestão aqui é não economizar muito na quantidade de roupas porque você vai precisar!

3 calças compridas, 2 casacos daqueles impermeáveis, 1 casaco de lã, 3 camisetas sem mangas, 4 camisas manga longa, 4 malhas de lã, 1 poncho, 1 maio, 1 short, 1 par de sapatos de solado de borracha para entrar nas lagunas, 1 tenis, 1 bota tipo coturno para trilha, 1 chapéu, 1 boné, 1 gorro, 1 luva, 2 pashiminas, 1 pijama bem quentinho, 1 necessaire com remédios, 1 necessaire com produtos de higiene, roupa íntima, 1 mochila

Muito importante levar soro fisiológico para o nariz, remédio de dor de cabeça por causa da altitude, protetor labial e hidratante para a pele.

Eu montei minha mala com os organizadores de viagens do @meukitdeviagem. Desde que comecei a usar os organizadores não viajo mais sem eles. Me ajudam a manter minha mala sempre arrumada principalmente em viagens que tem mais de um destino. São vários modelos, e usando o código VIAJANDOCOMHISTORIA você tem desconto na compra!

https://www.meukitdeviagem.com/

O que não pode faltar na mala do Atacama

– Protetor Labial

– Protetor Solar

– Leve seu tênis mais velho. (acredite seu tênis vai voltar detonado)

– Soro fisiológico para o nariz

– Remédio para dor de cabeça por causa da altitude

– Roupa de frio mesmo para a primavera

– Creme hidratante (exagere no creme hidratante, o deserto judia da nossa pele)

Resumindo o Atacama

– San Pedro do Atacama é rústica e simpática

– A cor do céu é de um azul fascinante]

– Pessoas do mundo todos vem conhecer o Atacama. É realmente mágico

– Aqui você vai encontrar todas as estações do ano em um único dia

– Do nada, surge uma ventania e muito areia. Esteja preparado

– Natureza árida, dura, selvagem, imponente, grandiosa.

https://pt.wikipedia.org/wiki/San_Pedro_de_Atacama

Veja também o blog sobre Buenos Aires

4 respostas

  1. Nossa, auata coisa boa..adorei as suas sugestões, vou encaminhar para galera q vai tbm…

  2. Parabéns pelo post. Muito bom!
    Você poderia me indicar alguma agência que faz os passeios em São Pedro do Atacamna?

  3. oi Marcelo, nós fizemos os passeios com a @deydenoatacama , aproveite sua viagem!

  4. Um destino tao unico, com certeza voces vao adorar o Atacama! e obrigada por acompanhar! v

Deixe um comentário

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com