Brasília um roteiro completo para conhecer a cidade

Resumo do Post

Nos dias 13 a 16 de Julho de 2023 eu participei de uma viagem muito especial relacionado ao Programa Voar+ que incentiva e promove o turismo no nosso Brasil! E dessa vez eu viajei junto com mais outros 5 influenciadores para conhecer Brasília.

Eu já havia estado uma vez na cidade, porém foi apenas 1 dia. Desta vez pude realmente conhecer uma Brasília surpreendente com um roteiro completo preparado pela @abear.br @fornaturbrasil @seturdf @latambrasil que me levaram até a cidade.

A seguir conto como foi minha experiência em Brasília e espero que seja uma inspiração a você para também conhecer esta cidade que possui uma arquitetura única, excelentes restaurantes, muita arte e história. Eu amei absolutamente tudo!



Antes de entrar em cada lugar que visitei, gostaria de compartilhar as 6 rotas que foram preparadas pela Secretaria de turismo do Distrito Federal. @seturdf que preparou um roteiro para cada interesse de viajante. Mais informações sobre cada lugar você encontra no www.turismo.df.gov.br

Ai vão as rotas:
Náutica: Pontão Lago Sul, Parque Ecológico Península Sul, Morro da Asa-Delta, Ermida Dom Bosco, Ponte JK, Orla JK, Barragem Paranoá, Prainha Lago Norte, Parque das Garças, Calçadão Asa Norte, Parque Deck Sul, Clubes Náuticos

Cultural: Complexo da República, Teatro Nacional, Torre de TV, Clube do Choro, Planetário, Cine Drive-in, Cine Brasília, Espaço Renato Russo, CCBB, CCC, Memorial Povos Indígenas, Museu Candanga

Arquitetônica: Catedral, Itamaraty, Praça Três Poderes, Espaço Lucio Costa, Alvorada, Embaixadas, Sebrae, Comercial Sul, UNB, Torre TV Digital, Super Quadra Modelo

Cerrado: Parque Nacional, Flona, Jardim Botânico, Salto do Tororó, Zoo, Parque da Cidade, Olhos D Agua, Pq das Garças, Brasilia Rural, Viva Lago Oeste, Chapada dos Veadeiros, Jardim Bom Demais

Lago Oeste: Ateliê Ralf Braga, Brasis Ateliê, Boaz, Cogu, Espaçonave, faz Roncador, Glamping Flor de Pequi, Pousada Refazenda, Rancharia, Raquel Bogéa, Rancho Ouro Verde, Balancéu, Recanto Maria Flor, Sitio Titara, Vila das Cabras, Solar Guadalupe, Toca da Coruja, Calango

Fora dos Eixos: Casa do Cantador, Catetinho, Feira Guará, Quituart, Centro Histórico Planaltina, Paroquia Santa Luzia, Feira & Ceasa, Lago Oeste, Praça do Relógio, museu memória Candanga, Santuário Menino Jesus

Roteiro Brasília

B Hotel Brasília

Minha hospedagem foi no B Hotel Brasília no eixo monumental. A arquitetura é inspirada nas linhas retas da cidade, e as paredes de cobogó dão um toque especial a todo o hotel.

A piscina fica no rooftop debruçado para uma vista incrível da cidade. O atendimento é impecável, os móveis do quarto tem muito design, o café da manhã é daqueles que a gente pede para o tempo passar bem devagar.

A experiência no B Hotel Brasilia foi maravilhosa, e super recomendo a hospedagem neste hotel. Já com muitas saudades.

Instagram: @bhotelbrasilia

Endereço: SHN Q 5 BL J Lote L – Asa Norte, Brasília – DF, 70705-100

Roteiro 1o Dia

Torre de TV

Chegamos em Brasília pela manhã e nossa primeira parada foi um cartão postal da cidade. Talvez a Torre da TV de Brasília ofereça a vista mais icônica da cidade, ela fica no Eixo Monumental cercada por todos os monumentos construídos nesta cidade planejada, e que é patrimônio mundial da humanidade pela Unesco.

A torre possui 224 metros de altura e fica no Jardim Burle Marx. Vale subir até o mirante e também almoçar no Mezanino que tem ótima gastronomia. Uma curiosidade é que a Torre de TV de Brasília foi um dos poucos monumentos que não foi projetado por Oscar Niemeyer. Ela foi inaugurada em 1967 e foi projetada por Lúcio Costa que se inspirou na Torre Eiffel de Paris.

Endereço: Esplanada da Torre – Plano Piloto, Brasília – DF, 70070-300

De segunda a sexta-feira: das 7h às 9h, das 11h30 às 14h30 e das 17h às 21h. Sábado e domingo: das 8h30 às 21h. Entrada gratuita.

Almoço no Restaurante Mezanino na Torre de TV

O famoso painel de azulejos de Athos Bulcão no restaurante Mezanino Gastrobar é somente um dos muitos atrativos deste restaurante bacana que fica dentro da Torre de TV em Brasília.

A gastronomia é excelente, os ambientes são instagramáveis, e a vista é a cereja do bolo. Então um almoço ou um jantar por lá, é parada obrigatória na cidade. Gostei e super recomendo

Instagram: @meza.nino

Endereço: Esplanada da Torre – Plano Piloto, Brasília – DF, 70070-300

Catedral de Brasília – Nossa Senhora de Aparecida

Logo após o almoço fomos visitar a área tradicional de Brasília. Todo o tour foi feito pela excelente guia @brasiliacommaria e uma de suas falas marcou minha visita: Em Brasília, arte e arquitetura andam juntas, e foi exatamente esta a minha impressão.

A 1a parada foi na magnífica Catedral, obra de Oscar Niemeyer, e ele explicava que a ideia de seu formato circular estava ligada a elevar para o céu, como um gesto de reclamo e comunicação. A parte de cima da catedral possui 16 colunas de concreto se unindo em volta de um anel.

Os vitrais em tons de azul, verde, branco, são um capítulo a parte. Uma beleza única que nos encanta. São 2mil metros2 de vitrais. Sem dúvidas, um das igrejas mais lindas que já conheci. Uma parada obrigatória.

Na visita, os principais atrativos são: o presbitério, confessionários, anjos, coro, coluna das iconografias, cripta, batistério, cruz histórica, Dom Bosco. E não deixe de observar também Pietá, uma réplica sensacional que está na catedral, e é milimetricamente igual a original de Michelangelo que está no Vaticano.

Endereço: Esplanada dos Ministérios – Lote 12

Palácio do Itamaraty

E seguimos para o Palácio do Itamaraty. O que me chama atenção neste prédio é o espelho d´agua.

Eu não cheguei a entrar para a visita. Mas já foi incrível ver a construção mesmo por fora. O palácio é a sede do Ministério das Relações Exteriores e sua construção usou materiais nacionais e seus salões possuem obras de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros.

O projeto é de Oscar Niemeyer e o paisagismo de Roberto Burle Marx.

Horários de Visita: de terça a domingo, de terça a sexta-feira, 9h30 e 16h; • sábados, domingos e feriados: 9h, 10h30, 15h, 16h30

O agendamento precisa ser feito pelo email visita@itamaraty.gov.br

Endereço: Zona Cívico-Administrativa BL H – Brasília, DF, 70170-900

Praça dos Três Poderes

Talvez este seja um dos lugares mais icônicos da cidade de Brasília, é aqui que acontece tudo. Aquelas imagens que a gente vê na TV quase todos os dias, porque é aqui que as decisões são tomadas.

Sob a ótica de arquitetura, realmente o lugar impressiona, e vale a pena caminhar com calma para ver esta obra maravilhosa de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

A Praça dos Três Poderes reúne a sede dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto que representa poder Executivo, o Congresso Nacional que representa o poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal que abriga o poder Judiciário.

Super Quadra Modelo

Seguimos para um outro lugar muito emblemático em Brasília, e no caminho foi possível observar as grandes alamedas arborizadas, e os caminhos subterrâneos cruzando as ruas que permitem que o trânsito não tenha sinal. Realmente Brasília é única.

Não tem como andar pela cidade e pensar no processo criativo de criar uma cidade inteira. É surreal.

Chegamos na Super Quadra Modelo, e o que mais me chamou atenção foi as entradas livres nos prédios, suas colunas verticais, suas linhas retas. É possível caminhar pelos prédios, que possuem pequenas portarias de vidro para seus moradores. Mas em geral a circulação é livre nas bases dos prédios, e isso é bem único.

A Super Quadra Modelo é a grande referência do projeto urbanístico e é um ícone na cidade já que reune o plano urbano de Lucio Costa, todo o paisagismo de Burle Marx, os famosos azulejos azuis de Athos Bulcão, e que rendem lindas fotos, a Escola Parque de Oscar Niemeyer. e a pequena igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Nossa guia nos contou que a construção desta igrejinha foi um pedido de Dona Sara Kubitscheck ao seu marido Juscelino Kubitscheck em função de um pagamento de uma promessa.

Eu recomendo ir com tempo para percorrer este endereço tão interessante, que é uma verdadeira aula de arquitetura. Na Super Quadra Modelo você encontra um centro de informações ao turista para te auxiliar a explorar esta cidade incrível.

Endereço: SHCS SQS 308 BL F – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-100

Praça do Cruzeiro

O dia estava terminando, e seguimos para ver o pôr do sol, em um lugar privilegiado que é a Praça do Cruzeiro. Se você tiver tempo, leve uma cadeira de praia, ou sente mesmo na grama e aguarde o espetáculo.

E belíssimo e podemos entender porque é um dos lugares preferidos dos moradores de Brasília para ver o por do sol.

Endereço: Eixo Monumental s/n

Estadio Mané Garrinha – Mané Brasilia / Casa Baco

E o Happy Hour foi em um espaço gastronômico muito bacana dentro do Estádio do Mané Garrincha. O espaço @manebrasilia é composto de vários restaurantes, bares, cafeterias, e você pode escolher.

Nossa parada foi na @casa.baco com muitas opções de pizza, entradinhas deliciosas, cerveja, drinks. Super recomendo. Eu gostei de tudo.

E de quebra ainda da para ver o estádio Mané Garrincha que foi palco de jogos da Copa do Mundo. Mais um lugar surpreendente em Brasília.

Hidden Brasília – Temporada 2023

E para fechar a noite fomos até o @hiddenbrasilia, que é um evento de temporada que acontece em Brasília. Você encontra, arte, vinho, gastronomia, shows de música, uma enorme piscina de bolinha e muita balada.

O evento acontece de Quinta a Sábado, e a entrada é por ordem de chegada.

Endereço: Setor de Industrias Graficas 634Q+FM – Brasília, DF, 70610-420

Roteiro 2o Dia

Jardim Botânico de Brasília

E no meio da vegetação imensa do cerrado, fomos visitar o O Jardim Botânico de Brasília que tem mais de 400 hectares junto com a reserva ecológica.

Trata-se de uma é uma área protegida, e a particularidade é que além de toda a coleção de plantas, existe um grande desenvolvimento de pesquisa, e educação ambiental.

Começamos pelo mirante, e é importante estar de carro, porque as distâncias são grandes. O local é muito bonito.

Um lugar imperdível no Jardim Botânico e que me encantou foi o orquidário e toda a área em volta. Tudo muito bem cuidado. Daqueles lugares que a gente tem vontade de passar o dia inteiro.

Instagram: @jardimbotanicodebrasilia

Endereço: SMDB CONJ.12, Área Especial, s/n

Jardim Bom demais – no Jardim Botânico

E o café da manhã foi mais do que especial. No melhor estilo piquenique, sentamos na grama, no meio das árvores, com toalhas coloridas, em um jardim lindíssimo dentro do Jardim Botânico, tivemos um café da manhã inesquecível. As comidinhas estavam divinas, o dia ensolarado, tudo emoldurado por uma natureza perfeita.

Aquela manhã para guardar na memória e no coração para sempre

Instagram: @jardimbomdemais

Endereço: SMDB CONJ.12, Área Especial, s/n

Lago Sul – Izzi Wine Garden

E depois de uma manhã inteira no belíssimo Jardim Botânico de Brasília, dirigimos até o Lago Sul, que é um lago artificial criado junto com a cidade de Brasíliae fomos almoçar em no agradável Izzi Wine Garden.

A sensação é de estar literalmente em um Beach Club, muito gramado, a brisa do lago, um ambiente todo aberto, e a gastronomia excelente. Um almoço maravilhoso, em um lugar cercado de muita natureza, casas lindas, um lago enorme e comidinhas deliciosas.

Este lugar não tem erro! super recomendo, adorei.

Endereço: SHIS Lote 24 – Lago Sul, Brasília – DF, 71630-100

Instagram: @@izziwinegarden

Balancéu – Núcleo Rural do Lago Oeste

E depois deste almoço show, fomos conhecer uma Brasília na zona Rural do Lago Oeste. O gigante balanço que nos leva literalmente ao céu @balanceu fica em torno de 50 minutos de Brasília debruçado para a Chapada da Contagem.

Inclusive aprendi por lá, que este nome Contagem vem do tempo do império, quando a rota do ouro que seria levado a Portugal passar pela Chapada, e por alí havia uma parada para contagem do ouro, e checar se nada estava sendo roubado. E então seguia para o sul até a estrada real, quando o ouro era embarcado em Paraty direto a Portugal.

Voltando ao Balancéu, é uma atração perfeita para quem gosta de muita adrenalina e aventura. Definitivamente Brasília oferece muito ao visitante que vai além do eixo monumental e de toda a sua belíssima arquitetura.

Endereço: Núcleo Rural do Lago Oeste. Rua 04, Travessa 5, Entrada 1, Chácara 4, Sobradinho II Brasília, DF RUA 04,

Instagram: @balanceu

Torre de TV Digital

E mais uma jantar super especial, em um lugar único que é a Torre de TV Digital. Quando cheguei a primeira impressão é que estávamos diante de uma torre em Dubai. Mas este monumento maravilhoso é mais uma obra de Oscar Niemeyer, inclusive foi a última obra edificada de Niemeyer em vida. Foi inaugurada em 2012.

O genial Oscar Niemeyer projetou a Torre de TV Digital em Brasilia, e a chamou de flor do serrado. sua base cilíndrica representa o caule da flor e os braços com cúpulas de vidro, representam as pétalas.

A altura é de um prédio de mais de 60 andares, com 180 metros e foi o ultimo projeto de Oscar Niemeyer edificado em Brasília ainda em vida, em 2012. E na capsula de vidro da pra almocar ou jantar debruçado para uma vista incrível.

Endereço: Setor Habitacional Taquari – Lago Norte, Brasília – DF, 70000-000

Instagram: @torretvdigitaloficial

Restaurante Trust Brasília – na Torre TV Digital

E depois de visitar a Torre de TV Digital, caminhar pelo belíssimo mirante, o jantar foi no @trustbsb que fica localizado em uma das cúpulas de vidro da Torre de TV. O local é super agradável, tem música e a gastronomia é excelente.

E sem dúvida a cereja do bolo é o teto todo de vidro. Eu conheci no Jantar, mas já morrendo de vontade de voltar no almoço. O restaurante fica em torno de 80 metros de altura

Endereço: Setor Habitacional Taquari – Lago Norte, Brasília – DF, 70000-000

Instagram: @trustbsb

Roteiro 3o Dia

Spotter Day – Aeorporto de Brasília

Este foi o meu 2o Spotter Day, e posso dizer que é uma experiência incrível. O evento é feito pelos aeroportos do Brasil, e neste ano de 2023 está comemorando os 150 anos de Santos Dumont.

O Spotter Day reúne apaixonados por fotografia e aviação. São pessoas profissionais, amadores, entusiastas que buscam registrar momentos únicos da fotografia aeronáutica.

Acordamos as 4h30 da manhã, e partimos para o @aeroportobsb . Importante reforçar que este é um evento gratuito, mas as pessoas precisam se inscreve para participar. As vagas são limitadas, e neste ano de celebração de Santos Dumont, foram em torno de 150 pessoas. E os participantes ainda puderem visitar também a base aérea e ver de perto aviões militares.

Vinícola Villa Triacca Eco Pousada

Depois de uma manhã no Spotter Day, dirigimos por 1 hora até a @villatriaccaecopousada um lugar surpreendente. A sensação é de estar chegando em uma vinícola na Toscana.

Mas graças a tecnologia e condições climáticas, o cerrado sim pode produzir ótimos vinhos! E além disso a Villa Triacca Eco Pousada é a única em Brasília que participar das Pousadas do Roteiro de Charme.

O lugar é maravilhoso, super charmoso. Fizemos uma degustação e em seguida almoçamos no restaurante da pousada que é na beira de um lago.

Com certeza quero voltar para um fim de semana na pousada. Que delícia de lugar.

E assim foram os meus 3 dias nesta cidade surpreendente em um roteiro que me levou a conhecer uma versão de Brasília que definitivamente eu não tinha idéia que existia.

Se você esta buscando um destino para sua próxima viagem que tenha arte, arquitetura, história, gastronomia, vinhos, baladas, restaurantes excelentes e natureza, Brasília sim, precisa entrar nas sua opções. Eu amei conhecer cada cantinhos desta cidade, e já com vontade de voltar!

https://www.df.gov.br/

2 respostas

  1. Por enquanto, só posso lhe agradecer pelo envio!

  2. Brasilia foi surpreendente pra mim! uma cidade fora do roteiro tradicional no Brasil, mas super bacana para conhecer! grande abraço.

Deixe um comentário

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com