Búzios: Um roteiro completo pela cidade, melhores restaurantes e melhores praias. Dicas completas desta cidade que conquistou Brigitte Bardot

Resumo do Post

Desde a minha 1ª vez em Búzios eu tive uma conexão com a cidade que nem sei explicar. O charme da rua das pedras, a beleza natural das 23 praias, a gastronomia internacional dos mais variados restaurantes, aquele clima de “férias para sempre” que a cidade tem, a famosa orla Bardot que eu nunca canso de caminhar, a arte das esculturas em bronze espalhadas pela cidade, a diversidade de cada enseada com praias únicas, com ondas, sem ondas, com água gelada, com água quentinha, o barco táxi que nos leva de praia em praia em um pulinho. Enfim, são tantas atrações neste balneário que ficou famoso no mundo inteiro pelos olhos de ninguém menos do que Brigitte Bardot na década de 60.

Búzios é considerado um dos lugares mais exuberantes da região dos lagos do Rio de Janeiro. A natureza foi muito generosa neste pedacinho do Brasil. Já perdi a conta de quantas vezes visitei Armação de Búzios desde quando morava no Rio, mas cada nova ida, é como se fosse a 1a vez. Amo este lugar!

Curiosidades para saber:

Praias: a cidade conta com 23 praias em seu formato de península. Existem praias de todos os tipos e para todos os gostos. Tem praia para surfar, relaxar, mergulhar, paquerar e até para fazer nudismo. A praia de Geribá talvez seja a mais popular e com maior extensão. Já Azeda e Azedinha são mais intimistas. João Fernandes tem inúmeras pousadas e hotéis, a Olho de Boi é para quem gosta de nudismo, e a Ferradura é ideal para famílias com crianças já que não tem ondas 

Preço: Búzios não é um destino barato, então se você puder programar sua viagem fugindo de feriados, fins de semanas ou férias com certeza vai economizar em estadia e alimentação.  

Arte: As esculturas de bronze espalhadas pela cidade dão um charme a Búzios. A artista plástica e escultora Christina Motta tem seus trabalhos expostos pelo mundo, mas é em Búzios que ela tem suas obras mais famosas que moram por lá. Quem nunca foi a Búzios e tirou uma foto ao lado de Brigitte Bardot na orla mais famosa da cidade. As esculturas são lúdicas e ocupam a cidade de uma forma divertida. Vale a brincadeira da caça às esculturas para conhecer cada uma de perto! 

Restaurantes: Gastronomia também é um ponto diferenciado em Búzios. Talvez por atrair tantos estrangeiros desde que Brigitte Bardot projetou a cidade para o mundo, a cidade conta com uma enorme diversidade de restaurantes franceses, argentinos, italianos e japoneses. E quem vai a cidade não pode perder um crepe no Chez Michou. A rua das pedras reúne uma infinidade de excelentes restaurantes e ferve a noite. Já o mais recente complexo gastronômico Porto da Barra é aquele lugar perfeito para um Happy hour, ver o pôr do sol e jantar!

Locomoção: Um carro é fundamental para circular em Búzios já que as praias são espalhadas. Por outro lado, a cidade tem engarrafamentos e o trânsito pode virar um pesadelo na alta temporada. Então escolher bem o local onde você vai ficar é fundamental. Minha preferência é sempre perto da rua das pedras, já que eu adoro as praias próximas, e quanto menos andar de carro em Buzios melhor. Uma ótima opção também para circular entre as praias principais é o barco-taxi. Entre as praias de João Fernandes, Azeda, Ossos, Armação é muito comum e rápido escolher um táxi marítimo que geralmente leva até 7 pessoas e ter o ventinho batendo no rosto pelo caminho do mar.

Duração da Viagem: Pelo menos 3 a 4 dias, seria um tempo mínimo para conhecer as principais praias de Búzios, experimentar restaurantes, apreciar o pôr do sol, passear de barco ou escuna. E o roteiro pode ser combinado com Cabo Frio e Arraial do Cabo que são cidades bem próximas e com praias incríveis.

Barreira Sanitária Estivemos em Búzios no período de pandemia em Setembro de 2020, e ficamos em uma casa para evitar muito contato com as pessoas. A entrada na cidade estava com restrições e existia uma barreira sanitária na entrada de Búzios. O visitante precisava apresentar o QR Code que era fornecido pelo hotel, pousada ou casa de temporada onde o viajante iria estar em Búzios. Bares e restaurantes estavam operando em horários reduzidos, e muitos estabelecimentos ofereciam serviço delivery. Mas já em agosto de 2021 quando este post foi atualizado, o funcionamento já estava praticamente normal

Rotas para chegar:

Búzios fica em torno de 2 horas e meia de carro do Rio de Janeiro na rota da região dos Lagos. Uma 2ª opção é utilizar o aeroporto de Cabo Frio, e de lá são 30 km de carro para chegar no paraíso.

Já de São Paulo levamos em torno de 7 horas e meia de carro pela via Dutra, e depois seguindo pela ponte Rio Niterói. Uma opção é pegar uma ponte aérea SP-RJ e alugar um carro no aeroporto. 

Uma novidade recente é que o aeroporto de Búzios – Umberto Modiano, que fica localizado no Condomínio Aretê no bairro da Rasa começou a receber voos diretos do aeroporto Santos Dumont. O voo da Azul Conecta faz esta rota de quinta a domingo em aviões bem pequenos e faz parte da rota regular da cia aérea.

Lugares para conhecer: 

Praias Azeda e Azedinha

Vou começar pela praia que mais gosto em Búzios, elas são bem pequenas, com uma faixa de areia bem curtinha, águas tranquilas, mar calmo e contornada por uma natureza belíssima. A praia tem pouca estrutura, sem restaurantes, mas é isso que me atrai. Até a prefeitura construir uma escadaria de madeira reciclada que sempre me lembra o Algarve, o acesso era somente por uma trilha no meio da vegetação ou por barco táxi saindo da praia dos Ossos ou de João Fernandes. A praia é incrível, intimista e linda de qualquer ângulo. 

Não é possível chegar à praia da Azeda de carro. O trajeto é uma subida a pé partindo da praia dos ossos e depois o visitante desce pela escadaria cênica que é um cartão postal de Búzios.

Praias de Geribá

É uma das praias mais populares e procuradas pelos turistas. Tem uma faixa extensa de areia, é o paraíso dos surfistas e conta com alguns campeonatos de surf. Geribá reúne uma turma jovem que gosta de beach clubs, lounges e música eletrônica. Esta praia tem inúmeras pousadas e casas de veraneio. No canto esquerdo da praia, existe um caminho estreito para chegar até uma outra praia incrível que é a Ferradurinha. 

Praias da Ferradura

Ficamos hospedados na Ferradura em abril de 2021, trata-se de uma praia muito tranquila, praticamente sem ondas e por isso muito procurada por famílias com crianças. O formato de ferradura impede que o mar entre na enseada com muitas ondas, então a natureza é única por lá. Geralmente os visitantes andam de pedalinho e praticam stand up paddle por lá. Ao redor da praia de Ferradura, existem muitas casas enormes cravadas nas montanhas oferecendo vistas únicas desta praia belíssima. 

Praias de João Fernandes e João Fernandinho

Esta é uma praia com águas tranquilas também é contornada por muitos hotéis, pousadas e condomínios. Existe uma boa estrutura de restaurantes que vão além de barracas de comida e bebida. E o visitante ainda pode aproveitar o deck de madeira / mirante que oferece uma vista lindíssima de João Fernandes. A praia é a preferida dos argentinos e uma das paradas dos passeios de barco e escuna para mergulhar.

Praia Brava

Conheci a praia Brava nesta última vez, ela é mais selvagem, isolada e belíssima. O interessante é que esta praia combina alguns beach clubs mais luxuosos e uma parte mais selvagem com muita natureza. Existe um estacionamento amplo então é bem tranquilo ir de carro até lá. Ao lado da praia Brava há uma praia bem peculiar que se chama Olho de Boi e reúne pessoas que querem fazer nudismo.  

Praia do Forno e Mirante

Rústica, vazia, linda e com pouca infraestrutura. Esta é uma praia que, em função da formação rochosa, é possível encontrar algumas piscinas naturais, rochas e grutas. O mar é agitado, mas a praia é linda e merece uma passada por lá.

O mirante do Forno é um lugar imperdível, a vista é de tirar o fôlego e tem aquela plaquinha instagramável que mostra as direções de várias praias de Búzios. 

Praias da Armação

Esta é uma praia central que concentra a saída de passeios de barco e escuna. Não é uma praia para banho de mar, mas a orla que contorna a praia da armação é um charme e cheia de lojinhas, restaurantes e pousadas.

Praias dos Ossos

A praia é continuação da praia da Armação, e geralmente não é muito frequentada também para banho de mar. É uma enseada que concentra muitos barcos que ficam ancorados por lá e de onde partem barcos-táxis que levam os visitantes para as praias próximas. 

Rua das Pedras

A vida noturna acontece na Rua das Pedras. É para lá que os visitantes vão quando cai a tarde, para comprar, jantar, beber, confraternizar, ou somente para olhar vitrines. A rua ferve na alta temporada e muitas lojas só abrem na hora do almoço e fecham depois das 10h30 da noite. 

A rua é literalmente de pedras então nem pense em usar salto alto. O melhor é um tênis ou uma rasteirinha, de resto é só caminhar e descobrir muitas lojas charmosas, restaurantes ótimos e deliciosos sorvetes.

Arte em Bronze 

Uma das coisas que mais me encanta em Búzios é a arte linda em Bronze que é encontrada andando despretensiosamente pelas ruas da cidade. Ai vai uma listinha para encontrar e se encantar:

– A escultura de Juscelino Kubitschek fica na praia da Armação. O ex-presidente costumava passar dias em Búzios em um casarão do século XVIII que pertencia ao seu ministro. A escultura mostra Juscelino bem simpático, em uma cadeira de balanço, olhando e ascendendo para o mar.

– A escultura mais icônica é de Brigitte Bardot sentado em uma mala de frente para o mar. Na década de 60, para fugir da imprensa, ela tentou esconder-se com seu namorado playboy em uma praia afastada do Rio de Janeiro. A imprensa descobriu, e as fotos de Búzios correram o mundo. Bardot chegou a Búzios para um fim de semana e ficou 4 meses, ela dizia que a cidade era mais linda do que Saint Tropez.

– Uma escultura muito original pode ser encontrada na praia da Armação, há 30 metros da areia. São 3 pescadores puxadores de arrastão. Esta obra já ganhou prêmios mundiais de uma das esculturas mais originais do mundo. Realmente ela é lindíssima e no pôr do sol, fica ainda mais incrível com o tom dourado refletindo nos 3 pescadores.

– Uma escultura recente é uma homenagem a Adriana Salituro e fica no complexo gastronômico do Porto da Barra. A empresária idealizou este lugar que já virou um novo point em Búzios para quem quer ver um lindo pôr do sol, 

– Na rua das pedras, na charmosa Travessa dos Arcos, os visitantes podem ver 3 esculturas: menina na fonte, gato no telhado, menino no poste

– No centro cultural ao lado da prefeitura a escultura é de Chico Mendes.

– No trevo da Rasa, a escultura é uma homenagem ao Quilombo, com o pai levantando o filho

– No pórtico da cidade, a Vela de Windsurf dá as boas-vindas aos visitantes 

– Na praça de Manguinhos, é possível ver uma cena que se chama Homenagem a Bíblia 

Ponta do Pai Vitório

Ainda não tive a oportunidade de conhecer esta trilha, porém queria deixar aqui registrado porque tenho visto cada vez depoimentos bem legais deste lugar. Trata-se de um mirante ainda pouco explorado e quase intocado, mas cheio de beleza natural.

 A Ponta do Pai Vitório fica bem no final da Praia Rasa, que é relativamente longe do centro de Búzios. No fim da praia, existe uma estrada de terra que é possível parar o carro. O visitante encontra um muro longo extenso de uma casa formando um corredor, e com a ajuda do Google Maps, é possível achar o início da trilha. Por todos os depoimentos que eu li, o local não é muito sinalizado então é recomendado que seja contratado um guia para o passeio 

O Mirante da Ponta do Pai Vitório fica no final da Praia Rasa. Estacionamos o carro no final da estradinha de terra, que é sem saída. Tem um muro de concreto grande de uma casa que forma um corredor, onde é o início da trilha.

Lugares para Comer & Beber 

Chez Michou

Se tem um lugar que é emblemático, clássico e badalado ao mesmo tempo é o Chez Michou. Impossível ir a Búzios e não experimentar um crepe doce ou salgado por lá. Há 30 anos em Búzios fazendo a alegria dos clientes. A localização dele é no coração da Rua das Pedras, mas recentemente um segundo espaço foi aberto quase em frente, do outro lado da rua, e o mais legal é que agora tem a vista para a praia do canto. Só de pensar em um crepe de chocolate com banana já me deu vontade de um teletransporte já para o Chez Michou.

Porto da Barra 

Este é um complexo gastronômico super charmoso e mais recente que fica na praia de Manguinhos. Tem estacionamento e algumas lojas também. Os restaurantes ficam em um deck e a localização é absolutamente perfeita para ver o pôr do sol. O ambiente é todo aberto, muito agradável e a comida é excelente. 

Experimentamos o Belli Belli Gastrobar, o Anexo Praia Búzios e o Octopous. São todos excelentes. A comida, o ambiente, a decoração descolada e o pôr do sol tornaram o Porto da Barra um dos meus lugares preferidos em Búzios.

Buzin

Um restaurante localizado atrás da Rua das Pedra é perfeito para famílias com crianças. É muito mais do que um restaurante por quilo. As opções são muito variadas, incluindo frutos do mar, churrasco, e tudo isso em um ambiente muito agradável. Sou muito fã deste restaurante que já está em Búzios desde 1991.

Restaurantes da Orla Bardot

Este é o local com mais opções de restaurantes de Búzios, no trecho que vai da Rua das Pedras até a praia dos Ossos, que é a Orla Bardot. Você pode escolher restaurantes que tenham um deck, que tenha vista, que tenham mesinhas na rua. Cozinha contemporânea, frutos do mar, italianos, franceses. Diversidade de sabores para todos os tipos de paladares, dos mais simples aos mais exigentes. Mais do que um jantar, a orla Bardot é muito badalada, charmosa, e ferve de gente ao cair do sol.

Hospedagem para escolher

Búzios tem hospedagens para todos os gostos e todos os bolsos, desde hostels até resorts completos e casas de luxo para temporada. Mas o importante mesmo é escolher a localização da hospedagem porque andar de carro nos fins de semana ou na alta temporada pode virar um pesadelo por conta dos engarrafamentos. Então eu sempre prefiro ficar perto do centro, perto da Rua das Pedras já que as minhas praias preferidas ficam por lá, à noite, dependendo do local, não é necessário pegar o carro. Aí vão algumas sugestões:

Casas Brancas Boutique Hotel: Uma ótima localização pertinho da Rua das Pedras, com quartos debruçados para a praia da Armação. Uma decoração leve, e ao mesmo tempo chic.

Ferradura Resort: Uma boa opção para crianças, o hotel é amplo com 6 piscinas e fica em uma praia com águas tranquilas perfeitas para os pequenos. A diária tem a opção com pensão completa

Pousada Chez Pitu: Trata-se de uma hospedagem bem tradicional na praia de Geribá, e a localização é ótima também para caminhar até a praia da Ferradurinha. Uma pousada colorida, e com um vibe praiana que Búzios tem de sobra 

Hotel Atlântico Búzios: A localização deste hotel na Orla Bardot é excelente para quem não quer pegar o carro. O hotel é grande, e tem uma pegada de resort, ótimo para famílias com crianças.

Hotel Colonna Park: O Hotel impressiona. Ele fica em cima de um rochedo e pode ser visto de vários ângulos da praia de João Fernandes, principalmente do deck mirante que a propósito é um lugar imperdível para uma parada. 

Hospedagens Airbnb: Nas últimas vez em Búzios como estávamos em família optamos por nos ficar em casas alugadas por airbnb. A experiência foi excelentes nas duas casas. Uma forma diferente de explorar a cidade.

História para conhecer

Uma vila pacata de pescadores que nos anos 60 foi projetada para o mundo com a visita ilustre de Brigitte Bardot que chegou para ficar um fim de semana fugindo da imprensa com seu namorado, e acabou ficando 4 meses. As fotos de Búzios rapidamente correram o mundo e a cidade virou um famoso destino turístico principalmente pelas suas maravilhas naturais.

Na década de 70 foi a vez dos argentinos descobrirem Búzios. A história conta que os primeiros chegaram por motivos políticos, refugiados, e a fama de Búzios foi contagiando positivamente os argentinos e hoje vemos muitas famílias, empresários que escolheram a cidade para morar e trabalhar.

Não somente os argentinos descobriram Búzios na década de 70, a cidade ganhou fama internacional e era comum ver celebridades na época circularem pela cidade. Búzios estava na moda.

Até 1995, Búzios fazia parte do município de Cabo Frio, mas a partir desta data a cidade se tornou uma cidade autônoma. Por todo este reconhecimento mundial, Búzios não é um destino barato, e apesar de ser uma cidade pacata com 30 mil habitantes, o número de turistas anualmente supera 1 milhão. Todos querem conhecer esta cidade linda que encantou Brigitte Bardot.

https://www.buziosonline.com.br/home/portugues/

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com