Campos do Jordão: Roteiros da Suiça Brasileira

Resumo do Post

Campos do Jordão

Eu sou suspeita para falar de Campos do Jordão, porque eu absolutamente amo a cidade, até nos finais de semana de inverno, quando ela fica completamente lotada. Eu gosto da vibe, do friozinho, dos restaurantes, das flores, do centrinho, dos hoteis, das pousadas, dos chocolates, das estradas, dos mirantes, enfim de todo o charme que a Suiça Brasileira oferece aos turistas. Eu sou daquele tipo realmente apaixonada por Campos do Jordão.

Mas reconheço que em determinados meses do ano, a cidade fica meio caótica por causa do volume de visitantes que vão passar um final de semana, ou mesmo fazer um bate-volta de São Paulo, já que é muito pertinho e a rodovia é excelente. Então aqui já vai a primeira dica: se você puder, evite os finais de semana!

E a segunda dica está relacionada a deslumbrante Serra da Mantiqueira. Campos do Jordão é só uma das cidades charmosas da serra. Se você tiver tempo visite também Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, que são cidades menores, mas com uma natureza perfeita para conhecer.

O site e lugares foram atualizados em Dezembro de 2023, quando eu participei do FAMTUR em Campos do Jordão com jornalistas, agências de viagens, operadoras e influenciadores. Foram 4 dias com uma agenda intensa conhecendo lugares, restaurantes, hospedagens, e conto tudo abaixo!

O que fazer na cidade e lugares para conhecer

Cada vez que eu vou a Campos do Jordão é incrível o número de atividades novas que vão surgindo como parques, cafeterias, restaurantes, hotéis. Então o objetivo aqui é sempre atualizar este post, a cada novo passeio que vá surgindo.

1 – Amantikir, Jardim que Fala

Vamos começar pelo clássico e imperdível parque Amantikir. São 26 jardins inspirados em diversos parques do mundo com características e referências paisagísticas de países como Inglaterra, Japão, Alemanha, e tantos outros. O lugar é muito caprichado, a sensação é de estar sendo transportado para um mundo paralelo de sonhos e beleza natural.

Lendo um pouquinho sobre a história do parque, parece que a idéia nasceu do engenheiro agrônomo e paisagista Walter Vasconcelos após viajar por dezenas de jardins pelo mundo e voltar com a sensação que sua cidade precisava de um espaço tão inspirador quanto aqueles que ele visitava.

Eu não tenho dúvidas que ele conseguiu. Sorte a nossa, dos visitantes ter um parque como este, em Campos do Jordão para explorar jardins belíssimos. Na minha opinião, esta é uma das melhores atrações de Campos do Jordão. E o bacana, é que abre todos os dias. Chegue cedo para evitar filas.

Instagram: @amantikir

Endereço: R. Simplício Ribeiro de Toledo Neto, 2200 – Gavião Gonzaga, Campos do Jordão

2 – Horto Florestal

O Horto Florestal é outro lugar imperdível em Campos do Jordão. É uma área remanescente da Mata Atlântica recheada de trilhas, araucárias, matas e muita história. O parque foi criado em 1941. São diversas atividades de ecoturismo, restaurantes, lagos e muita caminhada.

O parque é gigante, e quando eu fui havia um transporte, tipo um trenzinho para ajudar aos visitantes a explorarem o parque, já que as distâncias são longas. São muitas trilhas também com diversos níveis de dificuldade, então é só escolher e aproveitar.

Passei uma manha inteira no Horto Florestal, e a vontade era de ficar o dia todo.

3 – Restaurante Dona Chica dentro do Horto Florestal

Eu só tinha ouvido excelentes depoimentos sobre o famoso Restaurante Dona Chica que fica dentro do Horto Florestal. Para ser bem sincera isso me gerou muita curiosidade e elevou minha expectativa. Afinal o que era tão diferente no Restaurante Dona Chica.

E realmente a experiência é absolutamente incrível. A comida é divina, quase uma obra de arte, desde a apresentação dos parques, da simpatia do Chef Anderson, do local que é todo aberto, no coração do horto florestal, da decoração. Eu entendi depois do almoço perfeito que tivemos por lá, que o restaurante merece toda a fama que tem. Eu só quero voltar e experimentar muito mais desta gastronomia tão incrível do Dona Chica. Amei tudo!

Instagram: @donachicarestaurante e @donachicanahorta

Endereço: Avenida Pedro Paulo, s/n – Horto Florestal, Campos do Jordão  Aberto todos os dias das 11h30 às 17h

4 – Prana Park

Este é um parque relativamente novo Campos do Jordão e para quem gosta de turismo de aventura é um opção imperdível. Ao chegar no parque, você estaciona na entrada, e tem duas opões. Ficar na área do restaurante ou seguir com um carro do próprio carro que te leva através de uma estrada de terra até as atividades mais radicais, tipo tirolesa, etc. O que eu gostei mesmo foi a instalação que simula uma gigante vassoura de bruxa debruçada para a imensidão da serra da mantiqueira. É uma sensação muito bacana.

Algumas atividades são pagas, como uma bicicleta presa por fios e que você pedala sobre a serra da mantiqueira. Eu achei um pouco radical, mas para quem gosta de aventura é perfeito. E você pode combinar o passeio também como o Prana Café que é aquele lugar perfeito para ver o por do sol, embalado em um balanço daqueles que a gente adora, ouvindo música e tomando um drink. Adorei a experiência nos 2 lugares.

O parque fica perto do Pico do Itapeva, então da para combinar os 2 passeios. E também abre todo dia.

Instagram: @pranapark_fazenda

Endereço: Avenida Gustavo Biagioni, Estr. para o Pico do Itapeva, 7900 – Itapeva, Campos do Jordão

5 – Bosque do Silêncio

Um lugar perfeito para curtir a tranquilidade, e a natureza de Campos do Jordão. O bosque possui trilhas, lagos, tirolesa, pontes, balanços e cantinhos lindos que rendem fotos perfeitas. A localização é bem tranquila, pertinho do centro de Capivari em Campos do Jordão. O Ingresso é pago, foi em torno de 30 reais e o estacionamento é gratuito. E o parque conta também com restaurantes com mesinhas situadas no coração da floresta. Eu curti muito passear pelo Bosque do Silêncio. É mais um passeio bacana em Campos do Jordão.

6 – Parque da Lagoinha

Este foi um lugar que me surpreendeu em Campos do Jordão. É um parque público, gratuito e cheio de atrações bacanas para os visitantes e turistas. Quadras de volei de areia, lagos, trilhas, restaurantes, áreas para piquenique e ainda uma lojinha muito fofa que vende produtos de lã feitos por artesãs que vivem em Campos do Jordão. O parque é bem cuidado e acho que é bastante novo. Vale a pena passar uma manha por lá.

7 – Morro do Elefante e Mirante

Este mirante fica situado praticamente no centro turístico de Capivari em Campos do Jordão. A princípio a forma mais fácil de chegar ao Morro do Elefante era de teleférico. Porém em Junho de 2022, ele está sendo remodelado e modernizado e não estava funcionando. A opção foi subir de carro, que a propósito é muito perto, eu acho que em torno de 10 a 15 minutos saindo de Capivari.

Vale a pena subir até o Morro do Elefante e ver Campos do Jordão por um outro ângulo. A vista da cidade é belíssima. E torcendo aqui para que o novo teleférico fique pronto logo logo, já que também é uma atração muito bacana na cidade.

8 – Parque Capivari

Um parque novinho no coração de Capivari, que é o centrinho turístico da cidade. Trata-se de uma grande e caprichada praça com inúmeras atrações, como pedalinhos, roda gigante, kioskes de comidinhas e muito mais. O parque ainda conta com um pequeno museu de trem contando um pouquinho da historia deste meio de transporte. Nos finais de semana é possível fazer o passeio de trem em um roteiro bem turístico. E durante a semana os trilhos do trem ainda rendem fotos lindas. Ninguém resiste.https://parquecapivari.com.br/

9 – Galeria Capivari – Passarela de Guarda-Chuvas

Talvez este seja o lugar mais fotografado de Campos do Jordão. Realmente é um cantinho lindo que possui uma passarela suspensa com muitos guarda chuvas coloridos (para o dia dos namorados os guarda chuvas foram trocados, agora são todos vermelhos). Ao longo da passarela, podemos observar infinitos cadeados com os nomes de casais que vão sendo pendurados.

E no final do caminho, existe uma lojinha que eu acho que vendem os cadeados. Eu acabei caminhando mas não cheguei até a loja. Para quem gosta de tirar fotos coloridas e instagramáveis, este é um lugar imperdível.

Ai vai o endereço para você encontrar a passarela: Avenida José de Oliveira Damas 582 no bairro de Capivari.

10 – Boulevard Genève

Não tem como ir a Campos do Jordão e não passar pela Boulevard Geneve. Trata-se de uma pequena travessa muito charmosa com aquela arquitetura suíça / germânica que é tão característica de Campos do Jordão. Na travessa, você encontra a famosa cervejaria Baden Baden, lojinhas de chocolate, de roupas e outros restaurantes. É tudo tão charmoso, que a gente fica completamente hipnotizado pela flores, e pela arquitetura. Sem dúvida, esta boulevard é a carinha de Campos do Jordão.

11 – Condomínio Vila Holandesa

Saindo do bairro do Capivari, e passeando pela ruas encantadoras de Campos do Jordão, me deparei com este condomínio fofo que possui um grande moinho na frente dos prédios. Eu não resisti e parei o carro para uma foto. É uma graça!

Ai vai o endereço deste cantinho lindo da cidade: Condomínio Vila Holandesa, Rua Doutor Eurico Sodré 120 no bairro da Vila Inglesa

12 – Mosteiro das Irmãs Beneditinas

Outro lugar que eu nem imaginava que fosse encontrar em Campos do Jordão. Foi a 1a vez que fui visitar. A construção é linda, e é possível andar pelos jardins, e conhecer o mosteiro. Infelizmente eu cheguei justamente na hora do almoço, quando a área interna do mosteiro é fechada. Então vou ter que voltar para ver de perto. Mas já adorei ter tido a oportunidade de passear pelos jardins e conhecer o prédio por fora.

13 – Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro

Este museu a céu aberto é fantástico. A área possui 35 mil m², e reúne 85 obras de bronze, cimento branco e granito da artista Felícia Leirner. As obras são distribuídas ao ar livre, no jardim.

A artista gostava muito de Campos do Jordão e as obras e esculturas estão dispostas no jardim seguindo um critério escolhido pela própria artista. As obras representam as diversas fases de Felícia Leirner como figurativa (1950-1958), a caminho da abstração (1958-1961), abstrata (1963-1965), orgânica (1966-1970) e recortes na paisagem (1980-1982).

Eu fiquei absolutamente impactada com este museu a céu aberto em Campos do Jordão. É mais uma atração imperdível por lá!

14 – Ducha de Prata

A 1a vez que fui a Campos do Jordão eu tinha em torno de 10 anos e morava no Rio de Janeiro. Me lembro que fiquei com meus pais no Hotel Vila Inglesa e que no caminho era possível ver a Ducha de Prata. Trata-se de um tradicional passeio em Campos do Jordão. As duchas com as águas geladas foram construídas e se misturam com a natureza incrível do lugar. Ao redor das duchas é possível encontrar lojinhas com artesanato local e muitas malhas quentinhas. A Ducha de Prata é uma das paradas do passeio turístico de trenzinho que sai do centro turístico de Capivari.

15 – Café Sans Soucci

Muito mais do que uma cafeteria, o Sans Soucci é uma parada obrigatória para quem chega em Campos do Jordão. Na verdade a cafeteria fica em um prédio absolutamente charmoso, com muitos jardins, bicicletas coloridas, varandinhas recheadas de flores, e está no caminho dos visitantes que passam pelo portal principal da cidade em direção a Capivari.

Se o prédio externo já impressiona, o interior da cafeteria nos deixa absolutamente sem palavras. A riqueza de detalhes de esculturas de flores, o capricho de cada mesa, cadeiras, varandas, compõem um ambiente charmoso, colorido, e romântico. A vontade é de pedir um chocolate quente, sentar em uma cadeira forrada e ficar horas observando cada detalhe. Com certeza vale um café por lá.

16 – Palácio do Governo – Boa Vista

O palácio de inverno do governo de São Paulo fica em Campos do Jordão e pode ser visitado. O prédio possui 105 aposentos, mais de 1800 obras de arte incluindo pinturas de Tarsila do Amaral, além de mobiliário, tapeçarias com muita referência ao modernismo. Parte das visitas são guiadas, e eu adorei conhecer.

17 – Parque das Cerejeiras

E tem um pedacinho do Japão também na cidade que é a Suiça Brasileira. Eu visitei o parque das Cerejeiras em Campos do Jordão em Julho, quando estava tudo absolutamente cor de rosa. Geralmente a florada das cerejeiras é em Julho e Agosto. E as vezes em Setembro o visitante da sorte de ainda pegar as árvores floridas.

Posso garantir que foi um dos lugares mais lindos de Campos. O parque fica aberto durante o ano todo, tem jardins temáticas japoneses, lago de carpas, cascatas, esculturas, e pontes. E é um lugar perfeito para um picnic. Se puder visite o parque durante a florada, para ver tudo cor de rosa!

O parque é um espetáculo da natureza em uma área de mais de 120 mil m2. Ai vai o endereço Avenida Cap. Tassaburo Yamaguchi, 2173, Campos do Jordão.

18 – Parque Pico do Itapeva

O que eu mais gostei no Parque Pico do Itapeva foram: o jardim de lavandas francesas e o mirante que é de tirar o fôlego. O parque é um pouquinho afastado do centro de Campos do Jordão, mas achei que valeu super a pena ter ido até lá. O ambiente é muito agradável e ainda tinha um café para sentar e apreciar toda aquela natureza sem pressa e com muita tranquilidade.

O parque fica a 2.030 metros de altitude, e a vista é de tirar o fôlego já que é possível ver uma série de cidades ao longo do Vale do Paraíba. O parque fica em torno de 10 km do centro de Campos do Jordão, da Vila Capivari.

Endereço: Estrada do Pico do Itapeva, s/n Pindamonhangaba

19 – Centrinho de Campos do Jordão – Vila Capivari

O que eu amo mesmo fazer em Campos do Jordão é passear sem pressa pelo centrinho da cidade que é muito charmoso. As ruas movimentadas são recheadas de lojas de malhas, souvenirs, restaurantes, cafés, chocolaterias, cervejarias, rodizio de fondue, além de galerias e muito mais.

A arquitetura é um capítulo a parte, porque parece que a gente é transportado para a Alemanha, cercada por construções bem no estilo germânico. O movimento é intenso de dia, mas é de noite que o centrinho da cidade ferve. Quem resiste a um rodízio de fondue né? é imperdível!

E na época de Natal, Campos do Jordão fica ainda mais lindo. A programação vai muito além da decoração liderada pela @fundaçãoliamariaaguiar. A cidade tem concertos, musicais, passarelas de árvores de natal, e muito mais! Eu fiquei encantada com o Natal em Campos. (dez2023)

20 – Gondôla / Teleférico Campos do Jordão

O teleférico tradicional de Campos já existe desde os anos 70, mas recentemente foi inaugurado o sistema de gôndolas que são cabines de vidro e com certeza a experiência ficou ainda melhor. Eu ainda não experimentei as gôndolas, mas já estou morrendo de vontade de voltar a Campos do Jordão.

A entrada do teleférico é pelo Parque Capivari que fica bem no centro da Cidade, e a rota é até o Morro do Elefante.

21 – Portal de Campos do Jordão

Para os amantes de lindas fotos, não deixe de dar uma paradinha rápida no Portal de Campos logo quando você chega de carro na cidade. Bem ao estilo germânico o portal é uma graça e rende fotos bacanas. Por ali você encontra também um centro de informações turísticas que te ajudam a aproveitar ainda mais a nossa Suiça brasileira.

22 – Parque Bambuí

O novo parque Bambuí (aberto em Julho de 2023) é mais uma opção incrível na cidade de Campos do Jordão. A natureza é belíssima com enormes gramados, restaurantes, trilhas, e muito mais. Na minha opinião a cereja do bolo fica por conta do passeio de Maria Fumaça, a vapor dos anos 20. O trajeto é bem curtinho, menos de 500 metros, e te leva da entrada do parque até o restaurante, mas posso dizer que é uma delícia, uma verdadeira volta ao passado.

Um outro ponto do parque que me chamou muita atenção foi a obra Voo dos Pássaros` onde o artista Eduardo Srur criou uma árvore com mais de mil gaiolas que foram apreendidas em operações que animais silvestres estavam sendo contrabandeados. A árvores tem muito significado, e para quem lembra ela estava exposta no Parque do Povo em São Paulo. Eu me lembro de tê-la visto por aqui, e fiquei muito impactada. Fiquei feliz de ver esta obra em exposição permanente em Campos do Jordão, no parque Bambuí.

O parque conta também com Restaurante Casa Bambuí, da Chef Anouk Migotto, e com a cervejaria artesanal Gard do Horto Florestal. Tivemos uma degustação delícia na cervejaria, que tem um ambiente rústico, moderno e muito integrado a natureza. Eu amei conhecer o Parque Bambuí. Muita tranquilidade em meio a uma natureza perfeita.

Instagram: @parquebambui e @gardcervejaria

Endereço:Rua Fausi Rachid, 871 – Jardim Toriba, Campos do Jordão

23 – Parque Tarundu

Com mais de 44 anos de existência, o parque Tarandu é sinônimo de aventura na cidade de Campos do Jordão. São mais de 30 atrações para crianças e adultos com passeios a cavalo, arborismo, boia cross, arco e flecha, tirolesa trilhas e muito mais. O ideal é ter um dia inteiro dedicado ao parque para realmente aproveitar todas as opções, mas eles tem um ingresso rápido também de uma hora, para quem faz por exemplo um bate volta na cidade.

O restaurante por kilo dentro do parque é ótimo e tem muitas opções. Para quem tem um tempinho a mais em Campos, o Tarundu super vale a pena.

24 – Degustação na Fábrica da Cervejaria Baden Baden

Para os amantes de cerveja, e querem ver de perto toda a produção, e também degustar acompanhado de muitas comidinhas, a visita a fábrica da cervejaria Baden Baden é uma opção bem bacana.

Começamos vendo um filme sobre como tudo começou, somos acompanhados por um guia que nos explica como tudo funciona, as cortinas são abertas, e através de um vidro, podemos acompanhar toda a produção.

E para fechar com chave de ouro, terminamos a visita como uma degustação de 6 cervejas acompanhados por queijos, embutidos, castanhas e muito mais. Foi muito legal, super organizado, então eu recomendo.

Endereço: Avenida. Matheus da Costa Pinto, 1653 – Vila Santa Cruz, Campos do Jordão 

Instagram: @cervejariabadenbaden

25 – Restaurante Mercearia na Vila Capivari

Sabe aquele restaurante onde tudo é bom. Eu já experimentei a sequência de Fondue a noite, já comi a picanha na chapa no almoço. E o que eu posso dizer que a experiência sempre foi boa. O restaurante é enorme, bem localizado, no coração do centro da cidade, a decoração é linda, e o ambiente é aberto, arejado. Então só vá! porque é muito bom.

Instagram: @merceariacampos

Endereço: Rua Djalma Forjaz, 130 – Capivari, Campos do Jordão

26 – Restaurante Le Foyer no Hotel Chateau La Villette

Sem dúvidas, um lugar para um jantar especial. Este restaurante incrível fica dentro do belíssimo e charmoso Chateau La Villette, e a curiosidade aqui é que toda a propriedade era a casa de família antes de virar o hotel. A decoração é incrível, a arquitetura tem muita madeira, muito aconchegante e que tem a carinha de Campos do Jordão.

Resumindo, o restaurante é sofisticado, possui um menu europeu com ênfase em pratos franceses e é importante fazer reserva.

Estivemos no restaurante no período de Natal, e a decoração estava impecável. Daqueles lugares que a gente pede para que o tempo passe bem devagar para aproveitarmos o máximo cada momento durante o jantar.

Instagram: @restaurante_le_foyer

Endereço: Rua Doutor José Cássio Macedo Soares, 100 – Vila Everest, Campos do Jordão 

27 – Restaurante Toribinha no Hotel Toriba

O jantar no restaurante Toribinha fez parte do Campos do Jordão FAMTOUR organizado pela prefeitura de Campos, e nossa noite começou ouvindo piano no foyer do Hotel Toriba. Foi mágico, e imperdível. Em seguida caminhamos poucos metros até o restaurante Toribinha que fica ao lado do Hotel, e atende não hóspedes também, mas é importante fazer reserva.

O jantar foi uma sequência de Fondue com queijo, carne e chocolate para terminar. Estava tudo perfeito, ambiente, comida, atendimento. Se você procura um lugar especial para um jantar único e diferenciado, o Toribinha é uma ótima opção.

Instagram: @toribinha

Endereço: Avenida Ernesto Diederichsen, 2962 – Vila Matilde, Campos do Jordão

28 – Restaurante no hotel Boutique Quebra Noz

O hotel Boutique Quebra Noz é um refúgio muito exclusivo em Campos do Jordão. Nosso Jantar no hotel fez parte do FAMTUR em Campos do Jordão e foi um rodízio de pizza que estava excelente.

São 9 mil m² de área verde ao lado de uma área de preservação de 30 mil m2 e a localização é ótima, fica a 300 metros do centro da cidade na Praça do Capivari. O hotel é voltado para famílias, casais, amigos, e a decoração me chamou muito a atenção. Tudo de muito bom gosto, sofisticado, e clean ao mesmo tempo.

Mais uma opção maravilhosa de hospedagem na cidade de Campos do Jordão.

Instagram: Hotequebranoz

Endereço: R. Arnola, 100 – Capivari, Campos do Jordão – SP

29 – Restaurante alemão Harry Pisek

Para quem gosta de comida alemã, o Restaurante Harry Pisek é um must go. Referência na gastronomia alemã em Campos do Jordão, o restaurante fica na rota do Horto Florestal, e você pode combinar com a vista ao horto.

O cardápio é repleto de comida típica alemã / europeia como Eisbien, Salsichas, Spatzle, Chucrute e também carne, trutas e aves. Tudo é feito na própria casa seguindo as receitas da família. Experimentamos salsicha, mostarda artesanal, batatas e estava tudo excelente.

Instagram: @harrypisek

Endereço: Avenida Pedro Paulo, 857 – Jardim do Emb., Campos do Jordão – SP

30 – Cachacaria e Gastronomia Danguá

Visitamos esta cachacaria que abriu recentemente em Campos do Jordão (a visita foi em dezembro de 2023), a gastronomia é ligada ao universo de raízes nacionais, o ambiente é muito amplo e super agradável, e você pode fazer uma degustação das cachaças. Mais uma opção bacana e diferente na cidade.

Instagram: danguacachacaria

Endereço: Avenida Pedro Paulo 1550 Descansópolis, Campos do Jordão, São Paulo

31 – Pousada das Hortênsias

Minha hospedagem em dezembro de 2023 foi na charmosa e aconchegante Pousada das Hortênsias. Em termos de localização, a pousada fica em pleno bairro do Capivari no centro de Campos do Jordão.

Os quartos são aconchegantes, o café da manhã é divino, o bistro que serve caldos e pizzas a noite é muito confortável, o atendimento é muito simpático, atencioso, e o jardim secreto é a cereja do bolo.

Eu amei a experiência na pousada das hortênsias, e toda a infraestrutura completa que eles oferecem.

Instagram: @pousadadashortensias

Endereço: Rua Engenheiro Adelardo S Caiuby, 197, Capivari, Campos do Jordão, São Paulo

Sugestão de Guias em Campos do Jordão:

Durante 4 dias de passeios em Campos do Jordão fomos acompanhados de guias super preparados sob a ótica da história, das dicas, dos lugares, então deixo aqui a recomendação da @aguiatur_camposdojordao e os 2 guias que nos acompanharam: a Sabrina e o Willian: @sabrinaguiacj e @wrguiacamposdojordao

Sugestão de Roteiros por Localidade

As atrações de Campos do Jordão são espalhadas pela cidade, e alguns passeios podem ficar distantes, então é importante o visitante se planejar para cobrir aqueles lugares que são perto um do outro, evitando um grande deslocamento desnecessário. Abaixo algumas sugestões de roteiros de passeios que podem ser combinados no mesmo dia:

1 – Roteiro Capivari e Vila Inglesa, Itapeva

Estrada de Ferro Campos do Jordão, Morro do Elefante e Mirante, Bosque do Silêncio, Ducha de Prata, Parque Floresta Encantada, e Pico do Itapeva

2 – Roteiro Amantikir e Parques

Amantikir, O Jardim que fala, Tarundu, Cervejaria Campos e Pesqueiro Truta Azul

3 – Roteiro Palácio Boa Vista e Museu Felícia Leirner

Palácio Boa Vista, Museu Felícia Lerner, Cervejaria Baden Baden, Mosteiro das Irmãs Beneditinas

4 – Roteiro Horto Florestal

Horto Florestal , Restaurante Dona Chica que fica dentro do Horto Florestal, Restaurante Harry Pisek

http://www.camposdojordao.sp.gov.br/

34 respostas

  1. Adorei!
    Parabéns você escreve de uma maneira muito clara e descreve bem o local!
    Vou dar uma pesquisada e com certeza irei conhecer estes novos parques!

  2. Que delícia é ver você mostrando os lugares. Parabéns!
    Eu conheço Campos do Jordão e é encantador, mas faz muito tempo que não vou e tem coisas novas pra conhecer. Te vendo deu muita vontade de voltar lá.
    Continue nos presenteando com seu ótimo trabalho. Bjus

  3. Acabei de deitar um comentário e como sou distraída ficou anônimo rs.

  4. Adorei os lugares, suas explicações são maravilhosas. Já anotei todas suas dicas. Irei com minha família e meus pais na semana que vem. Grata me ajudou muito!!

  5. Muito obrigada por sempre compartilhar dicas maravilhosas!!!!!
    Amei essas de Campos do Jordão.!

  6. Que bacana! boa viagem para voce e sua famila, e muito obrigada por acompanhar o Viajando com Historia!

  7. puxa, muito obrigada, ganhei meu dia por aqui! obrigada pelo carinho e por acompanhar! grande abraco

  8. Campos do Jordao tem sempre tanta coisa nova pra ver ne! muito obrigada por acompanhar!

  9. Tantos lugares lindos pra compartilhar de Campos ne? adoro a cidade! muito obrigada pelo seu feedback e por acompanhar! grande abraco

  10. Estou indo agora em junho a Campos e seu blog me ajudou muito, vc agrupa os pontos por área. Obrigada!

  11. Boa Tarde
    Seu trabalho e Maravilhoso
    E Campos do Jordão e Espetacular.
    Ainda tenho muito a conhecer e seus post vão ajudar. Parabéns❤️🌻

  12. Adorei as suas sugestões!!!
    Estou chegando no final do mês e vou seguir seu roteiro.
    Obrigada por compartilhar!

  13. Preciso voltar a Campos do Jordão. Há muitas novidades. É um lugar belíssimo. Parabéns. Seu blog é maravilhoso. Adoro suas dicas. Você é ótima.

  14. super obrigada pelo seu feedback, é muito importante pra mim. E Campos tem sempre novas atracoes, eu nunca canso de voltar, grande beijo!

  15. Super obrigada pela sua interacao por aqui. eu sou suspeita pra falar de Campos porque realmente eu amo a cidade no inverno e no verao! grande beijo e aproveite sua viagem

  16. muito obrigada, ganhei meu dia por aqui! cada feedback que eu recebo é muito importante pra mim! obrigada novamente

  17. estes roteirinhos ajudam ne? porque as atracoes da cidade sao espalhadas, e combinar alguns passeios ajudam a otimizar o tempo e a viagem! que voce tenha dias lindos em Campos! Grande beijo

  18. Adorei suas dicas. A forma como vc escreve, dá mais vontade de conhecer tudo.
    Parabéns, adorei o blog.

  19. super obrigada pelo carinho e por voce deixar seu comentario por aqui! obrigada de coracao!

  20. Eu também amo Campos do Jordão. Vou sempre que posso. De onde moro até lá são só 3 horas de viagem. Adorei suas dicas! Muito obrigada por descrever tão bem os lugares!! Abraços

  21. obrigada por deixar seu comentario por aqui! e por acompanhar, grande abraco

  22. Peguei boas dicas de seu roteiro. Fotos lindas. Descrição clara mesmo pra quem já conhece .
    Campos do Jordão é uma cidade pra voltar sempre .
    Excelente apresentação de seu Blog.
    Sucesso!

  23. Vontade de ir correndo pra lá! Você descreve de forma a nos inspirar e encorajar a conhecer os lugares. Amei 🌻👏🏾👏🏾
    Preciso de dicas de hotel

  24. muito obrigada pelo carinho, eu sou suspeita pra falar de toda a mantiqueira, pq eu amo! aproveite sua viagem!

  25. Outra opção similar (ou superior ??) é Pedra azul no E.S.
    Muito menos “urbana” que Campos do Jordão.

  26. Olá, gostaria de saber se vc tem indicações de transfer para reservar para o passeio SP-> Campos do Jordão ?

  27. a Mantiqueira é show, natureza perfeita e muitos lugares pra explorar

  28. Adriana, acabei de enviar seu artigo pra uma amiga que vai pra lá. Parabéns!

  29. Olá✈️Adriana li o seu blog de Campos do Jordão e Santo Antônio dos Pinhal e foi muito relevante as suas indicações.. eu vou a festa das cerejeiras no dia 30 de Julho, estou muito ansiosa para esse dia chegar logo!!

  30. Gostaria de saber se esse parque das cerejeiras é um local de fácil acesso para deslocamento de carro de aplicativo saindo do Centro de Campos do Jordão?

  31. oi é de facil acesso, o trajeto é asfaltado, e tem estacionamento

  32. fico muito feliz em saber! eu amo Campos do Jordao e Santo Antonio do Pinhal! aproveite muito, e sobre as cerejeiras, eu tenho lido que o auge da florada é no inicio de agosto, mas torcendo aqui que as arvores ja estejam todas floridas, grande abraco

Deixe um comentário

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com