Gramado, Canela – Roteiro na Serra Gaúcha

Resumo do Post

Maio de 2023 foi minha 4a vez na Serra Gaúcha. Eu amo este lugar. Adoro a natureza, a segurança, a forma como recebem os visitantes, as diversas atrações, o cuidado com cada detalhe, as hospedagens, o friozinho no inverno, o tom alaranjado no outono, e o natal luz no verão.

Enfim, sou suspeita para falar de Gramado, Canela, porque para mim, é um dos melhores destinos turísticos no Brasil, aquele lugar que tem uma ótima infraestrutura para receber visitantes.

Então ai vai uma lista de atrações para conhecer nas cidades. E o interessante é que a cada vez que vamos a Serra Gaúcha, tem um lugar novo e diferente para visitar.

Qual melhor época do ano para conhecer a Serra Gaúcha?

Minha resposta seria que todas as épocas são perfeitas. No inverno, que é a alta temporada, os visitantes buscam aquele frio gelado e paisagens únicas da serra gaúcha. Mas prepare-se para os altos preços.

Já o verão, é a época do natal luz e dos campos das hortênsias que são 2 espetáculos maravilhosos, da natureza, e das lindas festas. É um período muito divertido para estar em Gramado. A cidade está toda enfeitada, apresentações para todos os lados, paradas de natal nas ruas. É uma delícia. E especialmente as crianças adoram.

O outono, eu descobri nesta última viagem, a cidade fica toda na cor alaranjada, as temperaturas são bem tranquilas, e os lugares não estão tão cheios. Então seja que época for, Gramado, Canela e região sempre tem belezas de sobra!

O interessante de Gramado, Canela, é que existe uma programação de eventos durante o ano todo, então festival de cinema, páscoa, tem sempre algo acontecendo por lá. Escolha o seu mês e divirta-se!

Quantos dias ficar na Serra Gaúcha?

Nesta última vez eu fiquei 3 dias completos em Gramado e Canela. Mas talvez o ideal seja ficar pelo menos 5 dias. São muitas atrações e lugares para conhecer. Então tudo vai depender da sua disponibilidade de tempo. Aqui no blog listei 30 lugares para conhecer.

Por outro lado, o ideal é entender os lugares, selecionar e priorizar de acordo com seu perfil. A Serra Gaúcha, na minha opinião tem destinos para todas as idades, e todos os bolsos. Então priorize as atrações e divirta-se muito neste lugar belíssimo!

Como se locomover em Gramado / Canela?

Na minha opinião pessoal, o ideal é alugar um carro, porque as atrações ficam distantes uma das outras. O centrinho de Gramado e Canela são exceções já que é possível fazer tudo a pé. Porém para todo o resto, o ideal é ter um carro e a liberdade de parar onde quiser, e ficar o tempo que quiser.

Alugamos um carro no aeroporto de Porto Alegre, e levamos em torno de 1h40 até Gramado. A estrada é ótima.

Algumas atrações gratuitas em Gramado e Canela

Lago Negro, Lago Joaquina Bier, Praça das Etnias, Rua Torta, Rua Coberta, Fonte do Amor Eterno, Igreja Matriz São Pedro, Mirante Vale do Quilombo, Fabricas de Chocolates na estrada de Gramado e Canela, Palácio dos Festivais, Museu do Perfume, Igreja de Pedra em Canela.

Lugares em Gramado, Canela e Região

Gramado

Garden Park

Fiquei completamente apaixonada por este parque que fica na cidade de Gramado Mais do que um parque, o lugar oferece uma experiência completa com trilhas, jardins, riachos, cascatas, bosques, mata nativa, gastronomia e piqueniques.

O parque é um lugar de contemplação, e eu levei em torno de 2horas e meia para percorrer tudo e tirar muitas fotos. É tudo tão bem cuidado e cada detalhe de cores, flores te convidam para parar, respirar e agradecer.

São mais de 50 mil flores, 240 carvalhos advindos do Canadá, mais de 4 km de caminhos e trilhas e 138 mil metros2 de parque!

Endereço: Estrada Professora Elvira Apolo Benetti 1699 / Gramado

Horário: Aberto Diariamente das 9h as 17h Instagram: gardenparkgramado

https://www.gardenparkgramado.com.br/

Olivas de Gramado

Na minha opinião este é um lugar imperdível em Gramado. A fazenda de Oliveiras que se transformou em um parque, e atrai os visitantes principalmente no horário próximo ao por do sol, já que o espetáculo é lindíssimo.

O Olivas de Gramado é um lugar em cima de um canyon na Linha Nova, interior da cidade de Gramado na Serra Gaúcha. O lugar é rodeado de Mata Atlântica e conta com mais de 12 mil oliveiras de 6 variedades. E além dos olivais, o lugar conta com restaurante, fazendinhas, bosques, e muito mais.

Amei conhecer, e a dica é se você quiser ver o por do sol em uma mesa no deck, chegue cedo. Caso você não consiga chegar cedo, como eu, o Olivas de Gramado tem um gramado enorme com toalhas de piquenique que te convidam a sentar, relaxar e pedir para o tempo passar bem devagar!

O espetáculo do por do sol no Olivas de Gramado é imperdível!

Horário: Quinta à Terça-feira das 10h30 às 18h (quarta-feira fechado)

Endereço: Rua Vereador José Alexandre Benetti, Linha Nova, 1808, Gramado

https://www.olivasdegramado.com.br/

Restaurante Giratório, Mirante e Hotel RF Vision

Eu diria que a pergunta que mais recebi sobre a viagem a Serra Gaúcha em Maio de 2023 foi sobre as imagens do restaurante giratório em Gramado.

Realmente a vista 360o para o Vale do Quilombo é absolutamente sensacional, e o ambiente e a gastronomia do restaurante é uma verdadeira experiência. O giro é bem leve e devagar e leva em torno de 1hora.

O restaurante RF Vision fica em torno de 900 metros de Gramado, bem perto do centrinho da cidade. Minha hospedagem foi no hotel, e o café da manhã era neste lugar incrível durante os 3 dias. Eu só pedia ao tempo para passar bem devagar. A experiência do café da manhã debruçada para a serra gaúcha é algo que vou guardar pra sempre na minha memória e no meu coração. Absolutamente amei!

Le Jardin – Parque de Lavandas

Mais uma opção sensacional em Gramado para quem gosta de jardins, natureza exuberante e muitas lavandas. Cada detalhe no Le Jardin é de um capricho único. São muitos cenários temáticos, alem de uma loja e um café muito charmoso.

Já estive no Le Jardin duas vezes, e sempre dou um jeito de passar algumas horinhas por lá. O jardim abriu em 2006, e hoje se dedica a divulgação da lavanda, seus benefícios e a valorização dos jardins naturais.

Ele fica bem próximo de um dos portais da cidade, e é possível combinar a visita a fábrica Cristais de Gramado.

Endereço: RS-115, 37700 – Várzea Grande, Gramado https://lavandas.com.br/

Cristais de Gramado e Museu

Visitei a fábrica de Cristais na 1a vez que estive em Gramado, e me lembro do quanto fiquei impactada ao ver a produção ali, ao vivo, uma verdadeira experiência ver todos os mestres vidreiros transformarem o vidro em obras de arte.

O processo é todo artesanal e o manuseio é muito delicado. Os artesãos usam instrumentos que em contato com o fogo transformam vidro em lindas peças de arte.

Impossível sair da fábrica de mãos vazias, e assim eu levei para casa 2 vasos lindíssimos. Um deles está na minha sala até hoje. O 2o, que eu amava, meu filho quando era criança, achando que a sala era um grande campo de futebol, infelizmente acertou um gol bem no meio do meu vaso.

De qualquer forma, eu amei ver de perto toda esta arte.

Endereço: Rodovia RS 115, Km 36 numero 36161 Junto ao Pórtico Gramado – Três Coroas

Lago Negro (gratuito)

Como eu escrevi lá no início do post, já estive 4 vezes em Gramado, e se tem um lugar que eu amo na cidade, e que eu voltei todas as vezes, foi o Lago Negro. Ele é gratuito e o lugar é belíssimo.

Sinto uma paz, uma tranquilidade na caminhada ao redor do Lago Negro. Na minha opinião, um dos lugares mais lindos na cidade e talvez um dos mais tradicionais. As árvores do lago foram importadas da região da Floresta Negra na Alemanha. E estas mudas foram plantadas em torno do lago.

O parque tem mais de 80 mil m2 e o cenário vai mudando a cada estação do ano. Me lembro das hortênsias azuis no verão, e do alaranjado das árvores no outono. A verdade, é que todas as épocas do anos são absolutamente lindas para visitar o Lago Negro.

Endereço: Rua J. Renner Bairro Lago Negro – Gramado

Horário: O acesso é livre 24 horas, porém os pedalinhos ficam abertos diariamente, de 8h30 às 18h

Lago Joaquina Bier (gratuito)

Este lindo lago fica logo no início da cidade, e é um ótimo lugar para caminhar e contemplar. Durante o Natal Luz, no final do ano, o lago recebe um dos grandes shows de natal com luzes, águas, músicas e apresentações de teatrais.

O Lago Joaquina Bier tem 17 mil m2 e é um dos principais pontos turísticos da cidade. O nome é uma homenagem a uma mulher visionária, que comprou uma grande área na época em que o local era conhecido como 8 colônias. Era o ano de 1872 e Joaquina Bier já imaginava um grande futuro para a região.

Toda a região do lago é super agradável, e tem cadeiras de madeira, para descansar um pouquinho, depois de todas as andanças em Gramado. Uma dica também é almoçar de frente para o lago no restaurante Quintanilha que é um buffet self service. Adorei conhecer o Lago Joaquina Bier.

Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld – Centro de Gramado/RS (Acesso livre 24 horas)

Praça das Etnias (gratuito)

Artesanato, feirinha, muito movimento e historia de Gramado. Esta é a combinação que oferece a Praça das Etnias que fica bem próximo ao centrinho de Gramado.

Durante a época do Natal Luz, existe uma grande feira de Natal no local com comidinhas, decorações, e outros atrativos. Mas visitei agora em Maio2023, e ainda assim vale uma caminhada por lá.

A Praça das Etnias está ligada aos povos que colonizaram Gramado, e no local pode-se ver uma casa alemã que é a Casa do Colono, uma portuguesa e uma casa com arquitetura italiana que é um memorial. Minha sugestão é visitar a Praça combinando com a principal rua de Gramado que é a Borges de Medeiros onde estão situadas as lojas, restaurantes, cafeterias, bares, artesanatos, e muito mais!  

Endereço: Avenida Borges de Medeiros Centro, Gramado. A praça fica ao lado da Rodoviária

Rua Torta (gratuito)

Esta rua ficou famosa pela sua forma sinuosa e que lembra a sua prima californiana, a Lombard Street na cidade de San Francisco.

Vou confessar que eu acho que as 2 ruas não assim tão parecidas, mas reconheço que seu formato sinuoso é bem particular. A rua fica sempre lotada, pela manhã, a tarde e a noite, já que virou um dos pontos mais instagramáveis de Gramado.

De qualquer forma, vale uma passada pela rua Torta, para formar sua própria opinião. Eu conheci a Rua Torta nas outras vezes que estive em Gramado, mas desta vez, notei que somente os carros de moradores podem entrar na Rua Emilio Sorgetz. Antes, os turistas também podiam passar por ela de carro.

Uma dica: na esquina da Rua Torta existe um café muito charmoso da Lugano. Vale uma parada para um chocolate quente!

Endereço: Rua Emilio Sorgetz,120 Planalto

Nova Cafeteria Lugano e Museu Major Nicoletti Filho

Na esquina da Rua Torta com a Avenida Borges de Medeiros existe uma novidade desde de dezembro. Uma cafeteria moderna, arrojada da Lugano e ao mesmo tempo integrada com a natureza. A área verde é lindíssima, e o projeto ainda incorporou os Domos que são espécies de bolhas para experiências imersivas. Um café diferente e muito bacana.

E no local existe também o museu que conta a história do Major Nicoletti Filho e apresentar as origens de Gramado e seus povos nativos e colonizadores. Eu não cheguei a visitar o museu, mas é bom ficar de olho na programação.

Fonte do Amor Eterno (gratuito)

Talvez esta seja o lugar preferido dos casais apaixonados em Gramado, já que eles podem deixar sua marca por lá que são os milhares de cadeados coloridos envolvendo a fonte.

Brincadeiras a parte, esta fonte fica ao lado da igreja matriz de São Pedro no centrinho de Gramado e rende fotos e vídeos incríveis!

Endereço Rua Ângelo Bisol, 250 Centro – Gramado

Igreja Matriz São Pedro (gratuito)

A Igreja Matriz que talvez seja um dos pontos mais fotografados de Gramado e um símbolo da cidade levou 8 anos para ser concluída. A igreja é de 1942, e data de 29 de junho é comemorado do Dia de São Pedro.

A igreja fica no coração da cidade de Gramado, e eu fiquei impactada com os lindos vitrais. A construção é inspirada no estilo romano. ela é formada por 78 mil pedras basálticas e imensos vitrais pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier.

A Igreja Matriz é realmente belíssima e pitoresca, e com certeza vale uma parada por lá.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2659, Centro, Gramado e o horário é de 7h30 às 21h

Mirante Vale do Quilombo (gratuito)

Nesta última vez que estive em Gramado, meu hotel ficava em torno de 900 metros do centrinho da cidade. Então como é bem difícil achar vaga para estacionar na cidade, resolvemos ir a pé para Gramado.

No caminho todos os dias passávamos pelo Mirante Vale do Quilombo. Ele fica a 850 metros de altura e tem uma vista espetacular do vale e das montanhas. Trata-se de um lugar muito tradicional e de fácil acesso de carro e a pé. Caso você vá de carro, tem um pequeno recuo na estrada para uma parada rápida.

O mirante é muito bonito e gratuito.

Endereço: Av. das Hortênsias, 2565 – Vila Suiça

Rua Coberta (gratuito)

Esta rua ficou muito conhecida principalmente por causa do Festival de Cinema de Gramado quando anualmente um tapete vermelho é estendido pela Rua Coberta até o Palácio dos Festivais que fica bem em frente.

Na semana do Festival, é na rua Coberta, que os artistas, diretores, produtores desfilam pela extensão da Rua Coberta, que vai da Avenida Borges de Medeiros a Rua Garibaldi.

No resto do ano, a rua é igualmente movimentada. São diversos restaurantes, lojas e sempre muito frequentada pelos turistas. Um restaurante que fica nesta rua, e que sempre repito é o Neni. Comida ótima, e um ambiente muito gostoso.

Endereço: Rua Madre Verônica, s/nº, Centro, Gramado

poSão 100 metros de comprimento que ligam a principal avenida da cidade – a Borges de Medeiros – a Rua Garibaldi.

Palácio dos Festivais

Durante o Natal Luz, o palácio dos Festivais é palco de vários shows e que reúne milhares de turistas. Já em Agosto o palácio recebe todas as atenções de um dos maiores eventos de cinema do Brasil – Festival de Cinema de Gramado.

E o prêmio do festival é o tradicional Kikito, que inclusive pode ser visto no hall principal do palácio dos festivais. Eu não cheguei a entrar, mas li que existe um Museu do Festival de Cinema no 1o andar que pode ser visitado. Esta atração vai ficar para uma próxima vez em Gramado.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2.697, Centro, Gramado

Avenida Borges de Medeiros (Gratuito)

Sabe aquele lugar é a carinha de Gramado? as construções germânicas, a decoração que encanta, as lojinhas de chocolate, os excelentes restaurantes, as lojas com aquelas malhas quentinhas, e outras tantas atrações. A Rua Borges de Medeiros é o coração da cidade de Gramado e minha sugestão é reservar pelo menos uma manhã ou uma tarde inteira para caminhar com calma e aproveitar tudo.

Mas já adianto, que é impossível ir uma vez só. Provavelmente o visitante irá retornar 2 ou 3 vezes para almoçar, jantar ou só para bater perna mesmo. Uma delícia andar sem rumo e sem pressa pelo centrinho de Gramado.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros

Jantar Temático – Porto Cara de Mau

A Disney é em Gramado! rs! Foi na Disney que me senti participando do show e jantar com os piratas do Porto Cara de Mau. Animado, intenso, divertido, e em um ambiente muito bem montado, o show foi ótimo.

Eu já tinha tentado ir algumas vezes, mas não tinha reservado, e era altíssima estação então não consegui ingresso. Nesta última vez comprei o ingresso para show e jantar no primeiro horário das 18h30 e foi ótimo. Diversão para crianças e adultos.

São 2 unidades dos piratas, uma ao lado da outra. Você escolhe no site onde quer participar!

https://www.carademau.com.br/

Reino do Chocolate – Caracol

Chocolate é uma das melhores coisas da Serra Gaúcha. E as empresas investem em lojas temáticas, mini fábricas, mirantes, museus. Cada loja é realmente uma verdadeira experiência. Então dedique um tempinho aos chocolates, eles fazem parte da viagem a Gramado e Canela.

Neste caso, a mini fábrica de chocolates Caracol é construído em uma área de mais de 1,6 mil metros quadrados, e oferece também um museu que conta a história do Chocolate no mundo.

E aí a pergunta é? quem resiste no final a comprar um chocolate ne?

Endereço: Avenida das Hortênsias, 5382 – Carniel, Gramado – RS

Galeteria Mamma Mia

Além dos chocolates, tem uma outra parte da gastronomia na Serra Gaúcha que eu amo, que são as galeterias rodízio. Eu fui na Mamma Mia todas as vezes que fui a Gramado. O ambiente é divertido, e o rodízio, na minha opinião é execente.

Você começa com a tradicional sopa de Capeletti, e segue para saladas, polenta, radicci com bacon, e aí vem o prato principal que é o galeto com a escolha de massas e molhos. E a sobremesa tem vários doces caseiros. Já me da saudade só de lembrar deste almoço.

Endereço: Av. das Hortênsias, 3400 – Centro, Gramado

Mini Mundo

Uma das atrações mais tradicionais em Gramado. Eu conheci o Mini Mundo já na 1a vez em Gramado, e na minha opinião é um lugar que encanta tanto as crianças quanto os adultos.

Trata-se de um parque ao ar livre, e que possui réplicas de obras de várias lugares e ícones pelo mundo. A escala é 24 vezes menor, e a riqueza de detalhes me impactou. As construções são muito interessantes, e a gente não sente o tempo passar.

Sobre a historia do mini mundo, tudo começou de um sonho nos anos 80. Na família, o avô e o pai construíram uma casinha de bonecas e uma mini ferrovia para as crianças. O tempo passou, e hoje na 4a geração, a família segue construindo e criando estas réplicas incríveis.

Esta é uma daquelas atrações imperdíveis na cidade. Não deixem de ir!

Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291 Gramado

Jardim do Amor e Casamento dos Sonhos

Quando estacionei o carro, achei que estava chegando em Las Vegas. Inspirado nos casamentos divertidos e temáticos da cidade dos jogos, o local é um convite aos casais. E além do casamento, existe também o jardim do amor que oferece dezenas de cenários românticos para uma sessão caprichada de fotos. Eu fui lá conferir e achei muito divertido.

Endereço: Avenida das Hortências, Bairro Bavária, 765, Gramado – RS

Horário: Diariamente das 9h às 18h

Pórticos de Gramado

A magia começa quando a gente entra em Gramado e passa pelos Pórticos da cidade. Eles são lindos, tem uma arquitetura que já remete a cidade, e nos ajudam a entrar no clima. E claro, rendem lindas fotos. Sempre tem uma pessoa tirando fotos por lá. Então vejam os endereços dos 2 pórticos e já preparem os clicks.

  • Pórtico Nova Petrópolis está localizado na rodovia ERS-235. Ele é de 1973 e foi construído no estilo bávaro. Esta rodovia passa pela Rota Romântica.
  • Pórtico da Taquara é de 1991 e foi construído no estilo normando. E fica na Rodovia ERS-115

Na minha opinião os dois são lindos, cada um no seu estilo, então se você tiver um tempinho, para nos dois.

Canela

Castelinho Caracol

Este foi um dos lugares que estive na minha 1a vez em Gramado, e eu gosto tanto, e volto todas as vezes. Trata-se de um museu, e também uma cafeteria super charmosa . A residência, do início do século XX, era de uma família de descendentes de imigrantes alemães. A arquitetura parece de um conto de fadas, e o parque e jardins que rodeiam a casa são igualmente encantadores.

Uma das primeiras residências em Canela, a casa pertencia ao casal Pedro e Luiza Franzen. A casa é de uma madeira muito tradicional na região da Serra Gaúcha que é a toda em araucária.

A forma da construção da casa é bem interessante já que não usa pregos. O sistema foi todo feito através de encaixes e parafusos. E adicionalmente as tábuas de araucária ficaram imersas por em torno de 6 meses no Arroio Caracol. Depois do tempo na água, a madeira ficou na sombra para secar e ter bastante durabilidade.

Horário: Diariamente de 9h30 às 13h e das 14h20 as 17h40

Endereço: Estrada do Caracol Km03 sem número, Canela, Serra Gaúcha

Sky Glass

Eu sempre via fotos das pessoas no piso de vidro do Sky Glass em Canela, e coloquei no meu roteiro como must go! Em um cenário espetacular no Vale da Ferradura foi construído uma plataforma de aço e vidro que avança 35 metros para o vale.

A sensação de pisar no nada é incrível, e confesso que sim deu um medo. Então a minha experiência foi caminhar na plataforma, porém andar monotrilho que se chama Abusado, com as cadeiras suspensas para um passeio a 360 metros de altura… este eu passei, porque era muito para mim.

De qualquer forma, eu adorei conhecer o Sky Glass. Eu já tinha ido em uma plataforma similar no Grand Canyon, e a sensação é bem similar. Da uma mega frio na barriga, mas a sensação de flutuar em cima do nada é ótima e a vista para o vale é de tirar o fôlego.

Endereço: Estr. Municipal CNL 350, 9800, Zona Rural Zona Rural, Canela 

Horário: das 9h às 18h

Parque Caracol

Uma das primeiras atrações que fui na Serra Gaúcha, na minha primeira vez em Canela. É um parque muito tradicional, foi oficialmente aberto em 1973 e sua principal atração é a espetacular Cascata do Caracol que é uma queda livre de 131 metros e que pode ser contemplada de diversas formas, por mirantes, observatórios que oferecem uma vista panorâmica única.

O parque é bem completo com muitas atividades para crianças e adultos como trilhas, passeios de trenzinho, playground, lojas e um mirante em uma altura de 27 metros com uma visão 360o.

Mas sem dúvida, a grande atração é a Cascata do Caracol.

Endereço: Rodovia RS 466 Km 0 Sem Número, Caracol, Canela

Bondinhos Aéreos

Bem pertinho do Parque Caracol, os Bondinhos Aéreos ficam em uma área onde é possível ver por um ângulo privilegiado a espetacular Cascata do Caracol.

Eu conheci o parque em Dez de 2019, era verão, e o caminho da subida nos bondinhos estava repleto de hortênsias. A vista é linda, os bondinhos são charmosos, e a natureza que os visitantes podem contemplar durante o caminho é único.

Enfim, este é um dos passeios que gosto muito em Canela.

E para quem gosta de adrenalina, o parque ainda oferece uma 2a atração que se chama Eagle que simula o voo de uma águia.

A cadeira é presa por cabos de aço, e se desloca a 180 metros de distância. Eu confesso que fiquei com um pouquinho de medo, mas quem gosta de uma adrenalina, com certeza vai gostar!

Endereço: Rua Constante Felix Orsolin, 699 – Canela

Igreja de Pedra – Canela

Eleita como uma das 7 maravilhas do Brasil em 2010, a catedral de Pedra de Canela é o cartão postal da cidade, e um marco na cidade. O estilo é gótico inglês, e sua torre chega a 65 metros de altura, e os vitrais são belíssimos.

O ideal é parar o carro, e caminhar sem pressa para conhecer a igreja, e também o centrinho de Canela com suas lojinhas, cafeterias, restaurantes e lindas casinhas. A distância entre Gramado e Canela é em torno de 5km.

Alpen Park

São 60 mil metros quadrados de área verde e muita aventura para adultos e crianças como trenós, tirolesa, arvorismo e quadriciclo, montanha russa e muito mais. Eu particularmente não sou aquela viajante aventureira raíz, mas adorei a trenó, já que é possível controlar a velocidade. Então foi bem tranquilo.

Eu acho que este é o tipo de atração que agrada a toda a família, mas vá com tempo, porque são muitas atrações disponíveis.

Endereço: Rodovia Arnaldo Opptiz, 901 Canela

Garfo e Bombacha – Jantar Temático

Viver um pouquinho da cultura, tradicões, e gastronomia gaúcha. Esta é a proposta do Garfo e Bombacha. Minha experiência foi em um almoço com uma apresentação de danças típicas e tradicionais. Foi animado, e bem divertido! O almoço foi no esquema de buffet self service.

São várias opções de shows, almoço, jantar, então se você gostar de sentir a tradição gaúcha, esta pode ser uma boa opção.

Endereço: RS 466 Km 2 Caracol, Canela

São Francisco de Paula

Mátria Parque

Este é um outro passeio imperdível para quem ama jardins, natureza, flores. O parque tem 30 jardins diferentes e a escolha dos temas foi inspirada em memórias afetivas, nas artes e no mundo botânico.

Amei a experiência no Mátria, um parque de flores, um jardim botânico com um acervo exuberante em uma paisagem de campos e um clima da serra.

Eu levei em torno de 2horas para percorrer o parque, mas se tivesse mais tempo, ficaria mais. O espaço conta com restaurante, lojas, cafeterias e muitos lugares incríveis que rendem lindas fotos.

O parque fica na cidade de São Francisco de Paula, em torno de 26km de Canela, e 35km de Gramado

Endereço: RS-235, Km 68 – São Francisco de Paula, RS, 95400-000

Instagram: @matriaparquedeflores

8 respostas

  1. Incrível que fui a gramado e canela e não vi 80% do que você postou…amei como sempre e voltarei!

  2. Um bom motivo pra voltar ne? na verdade, eu acho que sempre tem uma novidade na cidade, eu nao conhecia varios tambem! grande beijo

  3. Muito obrigada pelas dicas? Adoro a forma como vc aborda os pontos turísticos. Por gentileza, quantos dias vc ficou nesse roteiro? E vc alugou carro para fazer os passeios indicados?

  4. Fui a Gramado em Dezembro. Amei ❤️ Concordo com você. É um lugar que pode ser visitado em qualquer época do ano. Pretendo voltar e já li duas dicas. Amei ❤️. Excelente sugestões, como sempre.

  5. super obrigada por deixar seu depoimento por aqui! eu amo tambem a Serra Gaucha!

  6. neste roteiro eu juntei muitos lugares que conheci nas 4 vezes que fui a Gramado. Na ultima vez nesta semana, eu fiquei 3 dias completos. Mas tem tanta coisa p conhecer ne? se vc conseguir ficar pelo menos 5 dias,. E sim alugamos carros para percorrer tudo. grande abraco

  7. Olá! Na próxima vez que for à serra gaúcha, te convido a conhecer Nova Petrópolis, cidade vizinha de Gramado. É uma cidade charmosa, com atrativos naturais, culturais e gastronômicos. Também é um ótimo lugar para comprar malhas e mais acessível que Gramado. 🙂

  8. obrigada pela dica, fui uma vez a Nova Petropolis, mas tem muito tempo, com certeza preciso voltar!

Deixe um comentário

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com