Mantiqueira, turismo Rural em Gonçalves

Resumo do Post

Mantiqueira é perfeita para quem gosta de turismo rural, especialmente a cidade de Gonçalves.

Antes de tudo eu tenho que compartilhar que eu sou completamente apaixonada pela Serra da Mantiqueira, suas montanhas, cachoeiras, fauna, as araucárias, o solo fértil, e o clima tanto no inverno quanto no verão.

Esta enorme e imponente cadeia montanhosa cobre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, e Minas Gerais, e sua altitude pode ir de mil a 3 mil metros acima do nível do mar.

São muitas cidades que estão situadas na Mantiqueira, e aqui no Blog já tem post de Campos do Jordão, Santo Bento do Sapucaí e este especialmente dedicado aos 4 dias que passei em Gonçalves em novembro de 2022, que posso afirmar que foi amor a 1a vista.

Inclusive este foi um ponto que me surpreendeu. Muitas pessoas deixaram suas cidades, sua vida urbana para se mudar para Gonçalves.

Lá, estas pessoas se dedicam ao turismo, agricultura, pecuária, gastronomia, tudo em torno da Mantiqueira. Depois de 4 dias em Gonçalves, deu para entender a motivação destas pessoas. A Mantiqueira nos conquista de primeira.

Eu fui a cidade de Gonçalves, no sul de Minas a convite do @mantiqueirias que é um clube de assinaturas que entrega produtos da Mantiqueira, de pequenos produtores, em São Paulo e mais 10 cidades da região. Foi um roteiro intenso, cheio de conhecimento, e lugares cercados de muita natureza. Um agradecimento especial a todos que nos receberam com tanta gentileza e carinho!

A cidade de Gonçalves

A Mantiqueira é composta de muitas cidades, e cada uma com sua característica. Por exemplo, Campos do Jordão é a mais badalada, São Bento do Sapucaí é ideal para quem adora fazer trilhas, Santo Antônio do Pinhal é muito procurada por casais, ou famílias que buscam uma cidade menos movimentada que Campos do Jordão por exemplo, e etc.

Gonçalves na minha opinião é ideal para os amantes do turismo rural. Muitas estradas são de terra, e os pontos de interesse são ligados a natureza. Por outro lado, a gastronomia de Gonçalves superou todas as minhas expectativas. A experiência em cada restaurante foi impecável. Gonçalves tem em torno de 6000 moradores, seu centrinho é recheado de lojinhas, artesanatos, mas a maior parte dos pontos turísticos estão na área rural.

Como Chegar

Partimos de São Paulo, e seguimos para Gonçalves, sul de Minas Gerais, de carro. São em torno de 197 km, e fizemos em 3 horas. Escolhemos a rodovia Carvalho Pinto, que apesar de ter mais pedágio, é mais livre e com poucos caminhões.

Quantos Dias

Ficamos 4 dias e mais uma vez me surpreendi com tantas atrações turísticas que a cidade possui. Gonçalves é também daqueles lugares perfeitos para você aproveitar um feriadinho de 3 ou 4 dias, mas super vale um final de semana também. Com certeza, é possível priorizar passeios e fazer escolhas de acordo com a vibe de cada um.

Onde Ficar

Minha hospedagem foi na linda Pousada Espelho D Agua. Ela fica no alto de uma montanha a 1360 metros de altitude, e da varanda do meu chalé eu ouvia o barulhinho da água caindo da cachoeira das 7 quedas. Cercada de araucárias, a pousada tem ainda uma trilha que leva as piscinas naturais privativas com a água da Mantiqueira. Mas já adianto, que a água estava geladíssima. Os chalés são confortáveis, o café da manhã é farto, e o charme fica com o fogão a lenha.

Um lugar tranquilo, incrível onde tudo que a gente quer é que o tempo passe bem devagar.

Se você tem interesse em passar uns dias nesta pousada, você pode reservar pelo link ao lado no booking.com. Você não paga nada a mais por isso, e me ajuda a continuar gerando conteúdo por aqui!

Endereço: Estrada de São Sebastião Km1 Gonçalves. Fica perto do centro da cidade.

Instagram: @pousadaespelhodagua

O Que fazer em Gonçalves – Serra da Mantiqueira

Azeite Rossini

A Fazenda com mais de 2 mil oliveiras fica em Santo Antônio do Pinhal, uma cidade linda e coladinha em Gonçalves. Aprendi por lá que com 10 kilos de azeitonas é possível produzir 1 litro de azeite. E na Fazenda Rossini, as azeitonas são colhidas uma a uma.

Fizemos uma degustação com uma salada de frutas e azeite, e em seguida misturamos doce de leite com azeite. Foi tão improvável e tão maravilhoso. Caminhar pelas oliveiras é muito bacana, e elas se adaptaram muito bem ao clima e a altitude da Serra da Mantiqueira. Um pouquinho da Itália, e do mediterrâneo aqui pertinho de São Paulo.

As visitas guiadas precisam ser agendadas. Instagram: @azeiterossini

Endereço: Estrada do Barreirinho Rio Preto 1700 (parte do trajeto é feito em estrada de terra)

Maison Pio Empório e Café

Seguimos para a cidade de Gonçalves, e na estrada ainda, antes de chegar ao centro paramos para almoçar na pitoresca Maison Pio Empório e Café. Trata-se de um casarão centenário, bem conservado, com uma pegada rústica, e uma decoração colorida e muito charmosa. O casarão tem varandas debruçadas para a serra da Mantiqueira com vistas belíssimas.

Eu escolhi galinhada, e tanto o prato principal quanto a sobremesa estavam divinos. A Maison Pio abre as sextas, sábados e domingos com horários específicos. Sempre bom dar uma consultada no @maisonpio para checar os horários.

O chef Paulo Angélico nos recebeu com muito carinho e ainda nos contou um pouco da história do casarão centenário. Que lugar agradável para aquele almoço ou café sem pressa nos finais de semana.

Endereço: Estrada de Gonçalves Km 6 Instagram: @maisonpio

Casa dos Cogumelos

Talvez esta tenha sido a visita mais inusitada que eu fiz na Serra da Mantiqueira. Eu não tinha ideia de como eram produzidos os cogumelos, que na verdade são fungos, e crescem em condições muito específicas. Umidade, temperatura fria, pouca luminosidade.. tudo isso tem que ser muito controlado para que os cogumelos possam ser produzidos. É surpreendente o ambiente da produção. Aprendemos muito com o Felício que nos conduziu entre os corredores das várias fases da produção.

As visitas guiadas precisam ser agendadas. Uma parada imperdível na cidade de Gonçalves

Endereço: Estrada dos Venâncios Km 9, Gonçalves. (parte do trajeto é feito em estrada de terra)

Instagram: @casadoscogumelos

Restaurante Karu

O jantar no restaurante Karu, considerado um dos melhores em Gonçalves, foi uma experiência gastronômica surpreendente, autoral e impecável. A chef internacional Gabriel Gradim preparou um menu degustação com entradinhas e pratos principais que estavam absolutamente sensacionais.

O restaurante tem uma pegada bem rústica, com mesinhas no jardim, e na área interna. Ele fica mais perto da área rural da cidade, e a gastronomia é maravilhosa. Daqueles jantares que a gente nunca vai esquecer!

Endereço: Estrada Gonçalves Km 6,5 (parte do trajeto é feito em estrada de terra)

Instagram: @karurestaurante

Passeio Off Road em um 4×4

O 2o dia começou com emoção. Comentei que Gonçalves tem uma pegada bem forte de turismo rural com muitas trilhas off road para serem exploradas. Em alguns lugares um carro normal não chega, e ai entra um passeio imperdível que nos leva a realmente descobrir a verdadeira Serra da Mantiqueira. É só embarcar e pedir com pouca ou muita emoção! rs! Quem me conhece sabe que eu pedi com pouca emoção. Mas o passeio que durou toda a manhã toda teve adrenalina, subidas, montanhas, mirantes e muito mais.

Nossos guias eram muito experientes, nos pegaram no hotel e tivemos uma verdadeira aula sobre a fauna e flora da Mantiqueira. Daquelas manhãs para guardar na memória e no coração pra sempre!

Instagram: @trembao4x4 e @conexaogoncalves4x4ecoaventura

Cervejaria 3 Orelhas

Depois de um passeio off road, a parada seguinte foi na Cervejaria 3 Orelhas. A estrutura é gigante, muito bem montada com um grande deck aberto e confortável e com estacionamento. É uma das melhores cervejarias de Gonçalves, com muita estrutura. Um lugar bem bacana para almoçar, ou comer petisco, ou somente experimentar as diversas cervejas.

Daqueles lugares agradáveis para reunir a família, e aproveitar a natureza ao redor. Gostei muito de passar algumas horas por lá!

Horários de Funcionamento: Domingo a Quinta de 10h30 às 18h. Sexta e Sábados: 10h30 às 20h

Endereço: Estrada da Terra Fria, km 5 Sítio Santa Fé São Sebastião das Três Orelhas, Gonçalves (parte do trajeto é feito em estrada de terra)

Instagram: @cervejaria3orelhas

Um Café no La Siesta 34

Como todas as cidades são muito pertinho uma das outras (Gonçalves, São Bento do Sapucaí, e Santo Antônio do Pinhal) dirigimos até a cidade de São Bento para uma degustação de Café no La Siesta 34 que é uma torrefação de cafés especiais. Um lugar super charmoso que faz parte de um complexo lindo com restaurantes, padarias, e lojinhas. O La Siesta 34 fica bem no centrinho da cidade. E um ótimo lugar para experimentar cafés e muitas gostosuras, e com ingredientes locais da Serra da Mantiqueira.

Instagram: @lasiesta34_cafesespeciais

Endereço: Rua Abade Pedrosa 88, São Bento do Sapucaí

Casarão Queijos Maturados

Bem ao lado da cafeteria, visitamos o Casarão dos Queijos, e fomos conhecer a diversidade de queijos que são produzidos na Serra da Mantiqueira. Visitamos a sala de maturação e é possível ver a diversidade da região com queijos da roça de leite cru, queijos de massa cozida, e tantos outros. Tivemos a oportunidade de fazer uma degustação com o chef @vitor.pompeu que sabe tudo sobre a produção.

Endereço: Rua Abade Pedrosa 88, Centro, São Bento do Sapucaí

Todos os Vinhos – Adega, Wine Bar e Empório

O Jantar foi no Restaurante Todos os Vinhos, decoração linda, luz de velas, uma seleção incrível de vinhos e um fondue de queijo para harmonizar com os vinhos escolhidos. O restaurante fica em um complexo gastronômico e lojas bem perto do centrinho de Gonçalves.

Endereço: Pátio da Fazenda – Estrada São Sebastião km1, Gonçalves

Instagram: @todososvinhos

Fazenda do Retiro

O 3o dia começou na maior fazenda de orgânicos da Serra da Mantiqueira. Muito mais do que uma visita, a experiência foi pura emoção. Começamos pelo berçário das sementes, onde se inicia o ciclo da vida, seguimos pelas hortas, fábrica, estufas e terminamos com uma degustação maravilhosa. Foi surpreendente ver tanta tecnologia, conhecimento empregado na grande produção de orgânicos da Mantiqueira. Experimentei pela primeira vez na minha vida, legumes diretamente do pé. Então vocês podem imaginar a minha emoção. A fazenda é maravilhosa, e a visita é imperdível!

Endereço: Estrada do Retiro S/N. As visitas precisam ser agendadas previamente.

Instagram: @fazendaretiro

Restaurante Saua

Uma dos pontos que mais me surpreendeu em Gonçalves: A gastronomia. É autoral, divina, usa ingredientes da Mantiqueira, e os restaurantes tem ambientes lindos. Enfim, reserve parte dos seus dias para experimentar todas as delícias da Mantiqueira, e se prepare para ganhar alguns kilos, mas acredite vai valer a pena. rs!

Nosso almoço foi no impecável restaurante Saua do chef @vitor.pompeu que eu já virei fã de carteirinha. O restaurante Saua fica dentro da pousada Bicho do Mato que é um verdadeiro refúgio na Serra da Mantiqueira. A gastronomia é excelente e os drinks também. Aquele almoço que você só agradece por estar vivendo a experiência.

Endereço: Estrada Sertão do Cantagalo, Km 7,5 – Sertão do, Estr. do Cantagalo, Gonçalves

Instagram: @restaurantesaua @vitor.pompeu

DoubleB Espaço Gastronômico

E antes do jantar fomos conhecer um lugar novo em Gonçalves. O happy hour foi no Doubleb um gastro jardim cercado pela Serra da Mantiqueira. O chef @juliano.basile e a @sara.botinas viveram muito tempo em Barcelona e agora trazem pra Gonçalves uma comida do mundo, mas com muitos ingredientes da Mantiqueira. Confort Food, coquetéis, chopp artesanal, tudo isso em um ambiente ao ar livre!

Eles ficam abertos das 12h as 18h

Estrada São Sebastião das três orelhas, km2, Estr. do Retiro, Gonçalves

Instagram: @doubleb.events

Flor de Zucca Restaurante e Empório

Comida com Alma. Esta foi a descrição que eu li do restaurante antes de jantar por lá. E foi exatamente a sensação que tive depois de um jantar maravilhoso que tivemos no Flor de Zucca.

A querida chef Katia Reis nos recebeu com tanto carinho e nos contou tantas histórias que tornaram nosso jantar uma verdadeira experiência. As massas e molhos são 100% artesanais, e mais uma vez, muitos ingredientes da Mantiqueira. A decoração é charmosa, delicada, e tranquila. E me chamou muita atenção cada objeto colocado na longa prateleira do salão superior. A Katia nos contou que eram objetos da sua mãe e que com eles, ela mantém um pouquinho da lembrança familiar no seu dia a dia. Tudo é muito especial no Flor de Zucca que fica bem no centrinho da cidade de Gonçalves em frente a parte lateral da igreja. Foi uma delícia conhecer!

Endereço: Praça Monsenhor Dutra 246, Centro – Praça da Igreja Matriz, Gonçalves

Instagram: @flordezuccarestaurantemg

Centrinho da Cidade de Gonçalves

Muitas das atrações turísticas de Gonçalves estão na área rural da cidade. Porém isso não significa que você não deva passar algumas horinhas explorando o centro. Tem um pouquinho de tudo, lojinhas, artesanato, produtos da Mantiqueira, cafeterias, cerâmicas, a linda igreja, etc. É uma cidade bem pequena, acho que com em torno de 6000 moradores, e muito acolhedora. Estacione perto da igreja, e caminhe pelas ruas no entorno.

Terra sem Mal – Restaurante, Cachaçaria, Olival, Charcutaria

Que tal um almoço ao ar livre em um lugar amplo cercado pela Serra da Mantiqueira? Mais do que um restaurante, o Terra Sem Mal produz cachaças, azeites, embutidos de suínos, e tudo isso chega na nossa mesa como uma verdadeira experiência gastronômica.

O nome Terra Sem Mal, para os índios guaranis, em sua mitologia, significa uma terra sem males, onde não haveria fome nem doenças. Este lugar é fantástico, e é uma delicia passar o dia por lá!

Além do almoço, conhecemos um pouco da produção de Cachaça, o lugar onde é armazenada a cachaça, o olival, e a charcutaria, a parte dos embutidos. Que lugar agradável! adorei tudo.

Endereço: Estrada do Sertãozinho km 2, Gonçalves. Parte do trajeto é feita em estrada de terra.

Instagram: @restauranteterrasemmal

Viajar e ter a companhia de gente querida. Deixo aqui 2 perfis do Instagram de 2 queridas que conheci nesta viagem a Mantiqueira. A Carol da @chef.eamae e a Fernanda do @apart_72 Elas falam de gastronomia e aprendi muito com as 2 durantes os dias de viagem. Já com saudades!

Se você gostou deste conteúdo sobre Gonçalves e a Serra da Mantiqueira, compartilha com quem também vai amar saber destas dicas e acompanhe também o @viajandocomhistoria no Instagram

https://www.goncalves.mg.gov.br/

15 respostas

  1. Foi maravilhosa essa viagem. Ficou excelente a descrição de todos os lugares.
    Já estou com saudade da Serra da Mantiqueira e de todas as pessoas!

  2. Amor a primeira vista por Goncalves! Grande beijo e saudades!

  3. Quantas dicas preciosas, já pensando aqui no roteirinho que vamos fazer

  4. sou suspeita pra falar da Mantiqueira, porque sou muito fã! que bom que voce gostou das dicas, obrigada por acompanhar

  5. Que lugar maravilhoso, que experiência incrível. Seu roteiro foi bem diferenciado e claro que já estou louca pra seguir todas as dicas. Obrigado

  6. super obrigada pelo carinho e por voce acompanhar! boa semana e grande abraco!

  7. Amo a Serra da Mantiqueira!
    Aí que vontade de correr para lá!

  8. Eu sou apaixonada pela Serra da Mantiqueira, obrigada pelo carinho e por acompanhar!

  9. Parabéns pelo conteúdo aqui e no Instagram! Seu trabalho é bastante significativo, que até colocou Gonçalves no topo da minha lista de interesses para 2023! Gratidão!

  10. puxa, fico muito feliz, eu amo a Serra da Mantiqueira, e amei conhecer o turismo rural de Goncalves, grande abraco

  11. Que passeio incrível! Já me inspirou! Obrigada por compartilhar, pela riqueza de detalhes. Certamente aproveitarei as informações aqui postadas.

  12. Estou sonhando com essa viagem há 2 anos e com as suas dicas… meu roteiro está pronto!!! Eba!

    Só tenho uma dúvida: pretendo ir em fevereiro ou março. Qual o melhor dia da semana para começar a viagem. Devo ficar uns 4 dias.

    Obigadão!!!

  13. Sonho com essa viagem há 2 anos.
    Com suas dicas, finalmente meu roteiro está pronto.Eba!!!
    Quero ir em fevereiro ou março.
    Qual o melhor dia da semana para começar um período de 4 dias?

  14. acho que eu ficaria entre quinta a domingo! e que vc aproveite muito a cidade! grande beijo

Deixe um comentário

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com