Campos do Jordão: Roteiros da Suiça Brasileira

Publicado em
6/6/2022

Campos do Jordão

Eu sou suspeita para falar de Campos do Jordão, porque eu absolutamente amo a cidade, até nos finais de semana de inverno, quando ela fica completamente lotada. Eu gosto da vibe, do friozinho, dos restaurantes, das flores, do centrinho, dos hoteis, das pousadas, dos chocolates, das estradas, dos mirantes, enfim de todo o charme que a Suiça Brasileira oferece aos turistas. Eu sou daquele tipo realmente apaixonada por Campos do Jordão.

Mas reconheço que em determinados meses do ano, a cidade fica meio caótica por causa do volume de visitantes que vão passar um final de semana, ou mesmo fazer um bate-volta de São Paulo, já que é muito pertinho e a rodovia é excelente. Então aqui já vai a primeira dica: se você puder, evite os finais de semana!

E a segunda dica está relacionada a deslumbrante Serra da Mantiqueira. Campos do Jordão é só uma das cidades charmosas da serra. Se você tiver tempo visite também Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, que são cidades menores, mas com uma natureza perfeita para conhecer.

O site e lugares foram atualizados em Dezembro de 2023, quando eu participei do FAMTUR em Campos do Jordão com jornalistas, agências de viagens, operadoras e influenciadores. Foram 4 dias com uma agenda intensa conhecendo lugares, restaurantes, hospedagens, e conto tudo abaixo!

[nova-linha]
campos do jordão
[linha]
campos do jordão
[nova-linha]

O que fazer na cidade e lugares para conhecer

Cada vez que eu vou a Campos do Jordão é incrível o número de atividades novas que vão surgindo como parques, cafeterias, restaurantes, hotéis. Então o objetivo aqui é sempre atualizar este post, a cada novo passeio que vá surgindo.

1 – Amantikir, Jardim que Fala

Vamos começar pelo clássico e imperdível parque Amantikir. São 26 jardins inspirados em diversos parques do mundo com características e referências paisagísticas de países como Inglaterra, Japão, Alemanha, e tantos outros. O lugar é muito caprichado, a sensação é de estar sendo transportado para um mundo paralelo de sonhos e beleza natural.

Lendo um pouquinho sobre a história do parque, parece que a idéia nasceu do engenheiro agrônomo e paisagista Walter Vasconcelos após viajar por dezenas de jardins pelo mundo e voltar com a sensação que sua cidade precisava de um espaço tão inspirador quanto aqueles que ele visitava.

Eu não tenho dúvidas que ele conseguiu. Sorte a nossa, dos visitantes ter um parque como este, em Campos do Jordão para explorar jardins belíssimos. Na minha opinião, esta é uma das melhores atrações de Campos do Jordão. E o bacana, é que abre todos os dias. Chegue cedo para evitar filas.

Instagram: @amantikir

Endereço: R. Simplício Ribeiro de Toledo Neto, 2200 – Gavião Gonzaga, Campos do Jordão

[nova-linha]
[linha]
[linha]
[nova-linha]
[linha]
[linha]

2 – Horto Florestal

O Horto Florestal é outro lugar imperdível em Campos do Jordão. É uma área remanescente da Mata Atlântica recheada de trilhas, araucárias, matas e muita história. O parque foi criado em 1941. São diversas atividades de ecoturismo, restaurantes, lagos e muita caminhada.

O parque é gigante, e quando eu fui havia um transporte, tipo um trenzinho para ajudar aos visitantes a explorarem o parque, já que as distâncias são longas. São muitas trilhas também com diversos níveis de dificuldade, então é só escolher e aproveitar.

Passei uma manha inteira no Horto Florestal, e a vontade era de ficar o dia todo.

3 – Restaurante Dona Chica dentro do Horto Florestal

Eu só tinha ouvido excelentes depoimentos sobre o famoso Restaurante Dona Chica que fica dentro do Horto Florestal. Para ser bem sincera isso me gerou muita curiosidade e elevou minha expectativa. Afinal o que era tão diferente no Restaurante Dona Chica.

E realmente a experiência é absolutamente incrível. A comida é divina, quase uma obra de arte, desde a apresentação dos parques, da simpatia do Chef Anderson, do local que é todo aberto, no coração do horto florestal, da decoração. Eu entendi depois do almoço perfeito que tivemos por lá, que o restaurante merece toda a fama que tem. Eu só quero voltar e experimentar muito mais desta gastronomia tão incrível do Dona Chica. Amei tudo!

Instagram: @donachicarestaurante e @donachicanahorta

Endereço: Avenida Pedro Paulo, s/n – Horto Florestal, Campos do Jordão  Aberto todos os dias das 11h30 às 17h

4 – Prana Park

Este é um parque relativamente novo Campos do Jordão e para quem gosta de turismo de aventura é um opção imperdível. Ao chegar no parque, você estaciona na entrada, e tem duas opões. Ficar na área do restaurante ou seguir com um carro do próprio carro que te leva através de uma estrada de terra até as atividades mais radicais, tipo tirolesa, etc. O que eu gostei mesmo foi a instalação que simula uma gigante vassoura de bruxa debruçada para a imensidão da serra da mantiqueira. É uma sensação muito bacana.

Algumas atividades são pagas, como uma bicicleta presa por fios e que você pedala sobre a serra da mantiqueira. Eu achei um pouco radical, mas para quem gosta de aventura é perfeito. E você pode combinar o passeio também como o Prana Café que é aquele lugar perfeito para ver o por do sol, embalado em um balanço daqueles que a gente adora, ouvindo música e tomando um drink. Adorei a experiência nos 2 lugares.

O parque fica perto do Pico do Itapeva, então da para combinar os 2 passeios. E também abre todo dia.

Instagram: @pranapark_fazenda

Endereço: Avenida Gustavo Biagioni, Estr. para o Pico do Itapeva, 7900 – Itapeva, Campos do Jordão

[nova-linha]
[linha]
[linha]

5 – Bosque do Silêncio

Um lugar perfeito para curtir a tranquilidade, e a natureza de Campos do Jordão. O bosque possui trilhas, lagos, tirolesa, pontes, balanços e cantinhos lindos que rendem fotos perfeitas. A localização é bem tranquila, pertinho do centro de Capivari em Campos do Jordão. O Ingresso é pago, foi em torno de 30 reais e o estacionamento é gratuito. E o parque conta também com restaurantes com mesinhas situadas no coração da floresta. Eu curti muito passear pelo Bosque do Silêncio. É mais um passeio bacana em Campos do Jordão.

[nova-linha]
[linha]

6 – Parque da Lagoinha

Este foi um lugar que me surpreendeu em Campos do Jordão. É um parque público, gratuito e cheio de atrações bacanas para os visitantes e turistas. Quadras de volei de areia, lagos, trilhas, restaurantes, áreas para piquenique e ainda uma lojinha muito fofa que vende produtos de lã feitos por artesãs que vivem em Campos do Jordão. O parque é bem cuidado e acho que é bastante novo. Vale a pena passar uma manha por lá.

[nova-linha]
[linha]

7 – Morro do Elefante e Mirante

Este mirante fica situado praticamente no centro turístico de Capivari em Campos do Jordão. A princípio a forma mais fácil de chegar ao Morro do Elefante era de teleférico. Porém em Junho de 2022, ele está sendo remodelado e modernizado e não estava funcionando. A opção foi subir de carro, que a propósito é muito perto, eu acho que em torno de 10 a 15 minutos saindo de Capivari.

Vale a pena subir até o Morro do Elefante e ver Campos do Jordão por um outro ângulo. A vista da cidade é belíssima. E torcendo aqui para que o novo teleférico fique pronto logo logo, já que também é uma atração muito bacana na cidade.

[nova-linha]
[linha]

8 – Parque Capivari

Um parque novinho no coração de Capivari, que é o centrinho turístico da cidade. Trata-se de uma grande e caprichada praça com inúmeras atrações, como pedalinhos, roda gigante, kioskes de comidinhas e muito mais. O parque ainda conta com um pequeno museu de trem contando um pouquinho da historia deste meio de transporte. Nos finais de semana é possível fazer o passeio de trem em um roteiro bem turístico. E durante a semana os trilhos do trem ainda rendem fotos lindas. Ninguém resiste.https://parquecapivari.com.br/

9 – Galeria Capivari – Passarela de Guarda-Chuvas

Talvez este seja o lugar mais fotografado de Campos do Jordão. Realmente é um cantinho lindo que possui uma passarela suspensa com muitos guarda chuvas coloridos (para o dia dos namorados os guarda chuvas foram trocados, agora são todos vermelhos). Ao longo da passarela, podemos observar infinitos cadeados com os nomes de casais que vão sendo pendurados.

E no final do caminho, existe uma lojinha que eu acho que vendem os cadeados. Eu acabei caminhando mas não cheguei até a loja. Para quem gosta de tirar fotos coloridas e instagramáveis, este é um lugar imperdível.

Ai vai o endereço para você encontrar a passarela: Avenida José de Oliveira Damas 582 no bairro de Capivari.

[nova-linha]
[linha]

10 – Boulevard Genève

Não tem como ir a Campos do Jordão e não passar pela Boulevard Geneve. Trata-se de uma pequena travessa muito charmosa com aquela arquitetura suíça / germânica que é tão característica de Campos do Jordão. Na travessa, você encontra a famosa cervejaria Baden Baden, lojinhas de chocolate, de roupas e outros restaurantes. É tudo tão charmoso, que a gente fica completamente hipnotizado pela flores, e pela arquitetura. Sem dúvida, esta boulevard é a carinha de Campos do Jordão.

[nova-linha]
[linha]
[linha]

11 – Condomínio Vila Holandesa

Saindo do bairro do Capivari, e passeando pela ruas encantadoras de Campos do Jordão, me deparei com este condomínio fofo que possui um grande moinho na frente dos prédios. Eu não resisti e parei o carro para uma foto. É uma graça!

Ai vai o endereço deste cantinho lindo da cidade: Condomínio Vila Holandesa, Rua Doutor Eurico Sodré 120 no bairro da Vila Inglesa

[nova-linha]
[linha]
[linha]

12 – Mosteiro das Irmãs Beneditinas

Outro lugar que eu nem imaginava que fosse encontrar em Campos do Jordão. Foi a 1a vez que fui visitar. A construção é linda, e é possível andar pelos jardins, e conhecer o mosteiro. Infelizmente eu cheguei justamente na hora do almoço, quando a área interna do mosteiro é fechada. Então vou ter que voltar para ver de perto. Mas já adorei ter tido a oportunidade de passear pelos jardins e conhecer o prédio por fora.