Roteiro pelo Espírito Santo
Roteiro pelo Espírito Santo
Cada vez que eu vou ao Espírito Santo, fico mais fascinada com as belezas escondidas neste estado. Uma combinação de natureza, praias, gastronomia, historia com a imigração italiana, pomerana. Muitos lugares para descobrir neste estado que fica tão perto de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Sul, da Bahia.
Se você ainda não colocou o Espírito Santo em sua lista de desejos de viagens, te convido a navegar por todos os lugares que eu conheci e deixei abaixo como uma sugestão de roteiro. E no final me conta o que você achou do Roteiro.
Participamos de um press trip ao Espirito Santo no mês de Setembro de 2024 passando por Vitoria, pelas montanhas capixabas, pela região dos imigrantes e por Anchieta, ai vai o roteiro completo e os lugares que conhecemos. @descubraoespiritosanto, @regiaoimigrantes, @montanhascapixabasoficial, obrigada pelo convite para a press trip, foi sensacional.
1o dia - Capital Vitoria
Partindo de São Paulo, chegamos a Vitoria de avião em 1hora e 20 de voo, bem rápido. E ai vai a 1a dica, se puder escolha o assento na parte esquerda da aeronave, a vista na chegada a Vitoria, e Vila Velha que é coladinha, são de tirar o fôlego. Vitoria e Vila Velha muito próximas então nosso roteiro cobriu as 2 cidades.
Convento da Penha
Trata-se de um dos cartões postais do Espírito Santo. No alto de um penhasco a 154 metros de altura, subimos até o Convento da Penha. Suas obras começaram em 1558 e hoje é tombado pelo patrimônio histórico nacional. Ao longo dos séculos passou por construções, transformações, restauros, e hoje é um dos lugares mais visitados no estado.
A visitante tem a opção de subir a pé ou de van até o convento. Eu achei puxado, e preferi o transporte que não leva mais do que 5 minutos. E lá em cima, a visita é gratuita, e oferece uma vista panorâmica para Vitoria, Vila Velha e para o Oceano.
Endereço Rua Vasco Coutinho - Prainha, Vila Velha - ES,
Horários de Funcionamento (referencia set2024)
Segunda a sexta 6h às 16h45
Sábado 6h às 16h45 (a partir das 6h, sobem os 50 primeiros carros apenas para a Missa das 7h. Ao longo do dia a subida é proibida)
Domingo 4h às 16h45 (a partir de 4h, sobem os 50 primeiros carros apenas para a Missa das 5h. Ao longo do dia a subida é proibida)
Casa da Memória
Se você quer saber mais sobre a historia e a origem do Espírito Santo, vá até a Casa da Memória, ela é do final do século XIX e possui um acervo permanente sobre a colonização do estado. Me chamou atenção a historia sobre Vasco Fernandes Coutinho que foi o 1o donatário da Capitania do Espirito Santo. Foi criado o 1o núcleo populacional chamado Vila do Espírito Santo, e depois ele fundou o município de Vila Velha que se tornou a capital do governo por 14 anos. Adorei o espaço, e pra quem gosta de historia, vale uma passada por lá.
Endereço: Rua Luciano das Neves com Beira Mar. Área urbana. Prainha. (ao lado do Museu Homero Massena)
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h.
A entrada é gratuita.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Praticamente na mesma rua da Casa da Memória, aproveite para visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Dizem que a Igreja foi construída em 1535 por Vasco Fernandes Coutinho, logo após sua chegada. Então trata-se da igreja mais antiga do Espírito Santo e ela segue em funcionamento. História viva da Cidade.
Endereço: Rua Cabo Aylson Simôes,762 – Centro Vila Velha -ES
Aquaviário
Os 3 lugares acima ficam na prainha, então a sugestão é, depois da visita, pegar o Aquaviário e atravessar até a Enseada do Suá já em Vitória e explorar os arredores como a praça do Papa, o Espaço Baleia Jubarte, o projeto Tamar. Aproveite para dar uma espiada no mar, e a vista ali rende fotos lindas do Convento da Penha.
Restaurante Cozinha do João Enseada
Bem próximo a praça do Papa, está o Hortomercado com restaurantes, lojinhas, artesanatos, cachaçaria e um super mercado. E o Restaurante Cozinha do João foi nossa escolha para experimentar a famosa Moqueca Capixaba.
Inclusive será bem comum se você ouvir no Espírito Santo que a moqueca é capixaba o resto é peixada. Polêmicas a parte, e bairrismos de lado, eu amei experimentar a moqueca do Espírito Santo, realmente é muito leve e gostosa. Virei fã! Mas só para registrar, eu também amo a moqueca baiana com leite de côco, azeite de dendê e pimentão.
Endereço: Rua Belmiro Rodrigues da Silva Enseada do Suá, Vitoria
@cozinhadojoaoenseada
Loja de Chocolates Garoto
Eu já estive em Vitoria e Vila Velha por mais de 4 vezes, e se tem um lugar que fui todas as vezes foi a loja de Chocolates Garoto, uma passadinha por lá pra comprar aquelas delicias que a gente gosta. Localizada em Vila Velha, a fábrica é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo. São mais de 70 produtos e 80 anos de historia e tradição. Eu ainda não consegui visitar a fábrica, que eu tenho muita curiosidade, mas na loja eu passo sempre que vou até o Espírito Santo.
Endereço: Praça Meyerfreund 01, Gloria, Vila Velha, Espírito Santo (museu e loja ficam no mesmo endereço)
Estacionamento gratuito, mediante disponibilidade de vagas
Museu: Segunda a Sexta das 9h às 17h, Sábado de 9h às 14h, email: programa.visitas@garoto.com.br
Loja: Segunda à Sexta 9h as 17h, Sábado 9h às 14h, email: loja.garoto@garoto.com.br
Hospedagem: Ilha do Boi - Hotel Senac
Nossa hospedagem foi em um lugar incrível. O hotel Senac fica no topo da Ilha do Boi, é um hotel escola de gastronomia é dos anos 70, e a vista é absolutamente magnifica. E referência em temos de hospitalidade e Educação Profissional. Meu quarto tinha uma pequena varanda debruçada para o mar, e era tudo bem novo, imagino que foi restaurado, ja que o hotel é dos anos 70. Café da manhã daqueles que a gente pede para o tempo passar bem devagar para aproveitar cada minuto. Gostei muito da minha estadia no Hotel Senac.
Endereço Rua Bráulio Macedo, 417 - Ilha do Boi - Vitória/ES
@hotelsenacilhadoboi
2o dia - Rumo a Região Imigrantes
Partimos logo cedo de Vitória rumo a região serrana, região de colonização europeia que inclui italianos, holandeses, pomeranos (uma região entre Alemanha e Polônia). A cidade de Santa Teresa por exemplo é um marco na colonização italiana no Brasil. Foi a 1a cidade em que os italianos chegaram no final dos anos 1800.
Mosteiro Zen Morro da Vargem - Buda
Em Ibiraçu em torno de 60 km de Vitoria, está um outro cartão postal do Espírito Santo, o maior Buda do ocidente, e o 2o maior do mundo. A entrada é gratuita e fica no Mosteiro Zen Morro da vargem. O monumento tem 35 metros de altura, cerca de 350 toneladas de concreto, aço e ferro.
O mosteiro budista tem 50 anos,já a estatua do buda foi inaugurada em 2021, a curiosidade é que ela recebe seu batismo espiritual em 2020, o ritual se chama `abertura dos olhos, e no budismo significa dar `alma` ao monumento.
Ele é grandioso, sensacional e simboliza tranquilidade, meditação e nos incentiva a buscar silencio em nossa mente. Uma curiosidade é que a altura do Buda é 5 metros mais alto do que o Cristo Redentor (sem contar o pedestal)
E ai vão 5 dicas praticas para visita-lo. Ibiraçu fica em torno de 60km de Vitoria, então alugar um carro é o mais fácil na minha opinão. Se puder vá em um dia de semana, já que sábado e domingo são bem concorridos. Chegue cedo pela manhã, e aproveite para almoçar no Tori Bistro bem ao lado. O acesso a estatua é gratuito e não tem restrição de horário. O local ainda conta com área de piquenique.
Endereço: Rodovia Br 101 Norte, km 217 s/n
Almoço Torii Bistro
Bem ao lado da Estatua do Buda, você pode almoçar na @paradaibiraçu, são diversas opções para lanche, almoço e ainda tem uma vista bacana para o Buda. Daqueles lugares bem agradáveis, ao ar livre para almoçar com calma e aproveitar o dia. adorei.
Endereço: Rodovia Br 101 Norte, km 217 s/n
@paradaibiraçu
Santa Teresa - a 1a cidade de colonização italiana no Brasil
E chegamos a 1a das 3 Santas (cidade de Santa Teresa, Santa Leopoldina, e Santa Maria de Jetibá). Santa Teresa é uma pequena cidade, muita charmosa, e conserva a cultura italiana, principalmente na gastronomia. A chegada do navio "La Sofia" a Vitória, em 1874 é considerada o marco oficial da imigração italiana no Brasil. O navio partiu de Gênova com 388 pessoas.
E em 2024, foi comemorado 150 anos do inicio da colonização italiana no Brasil. Hoje Santa Teresa possui em torno de 22 mil habitantes, e 90% das famílias são descendentes de italianos. E o que ver na cidade: arquitetura, cultivo de uvas, gastronomia, patrimônios históricos. E não deixe de visitar a rua do lazer.
A cidade é pequena e os pontos de interesse estão concentrados no centrinho da cidade. Mas pegue o carro e explore a região rural, que é muito bacana. Por exemplo o circuito Caravaggio oferece opções para quem gosta de turismo de aventura como rampas de voo livre, montanhas, trilhas no meio da mata atlântica preservada, passeios de quadriciclos e muito mais.
Cantina Mattiello
Antes de seguir para a rural de Santa Teresa, paramos na Cantina Matiello. Lá tem visita guiada, e uma loja com muitos vinhos para você escolher.
A história é a seguinte: Em 1888, em Verona, Itália, nasceu Atílio Mattiello, de uma familia de vitivinicultores natos cuja vinha passava de gerações a gerações.
Em 1895 a família veio para o Brasil, para colonizar terras capixabas. Mattiello tinha 7 anos de idade, e chegava a Vitória. Chegaram a região serrana de Santa Teresa junto com outros imigrantes que que atravessaram o Atlântico no navio Rosário.
Em 1996, Viviane Mattiello, filha de Atilio Mattiello (neto), inaugurou a Cantina Mattiello, que, além de seus produtos próprios, como vinhos, licores, café torrado, sucos e geléias, trabalha com agroturismo, recebendo visitas às parreiras de uvas. Adorei a Visita, obrigada a familia Mattiello por nos receber.
Rua São Lourenço, 1713 - São LourençoSanta Teresa-ES, CEP: 29.650-000
@cantinamattiello
Cervejaria 3Santas
A cervejaria fica estrategicamente no circuito Caravaggio que é uma região turística de Santa Teresa. Fizemos uma degustação de cervejas harmonizando com um jantar que estava divino. Os visitantes podem também fazer um tour pela fabrica e conhecer o processo da fabricação, a história da cervejaria e claro degustar as opções artesanais.
O lugar é lindo, amplo, e ao cair da tarde a vista do por do sol, é um espetáculo a parte. Daqueles lugares para ir com tempo e aproveitar a natureza, a gastronomia e as cervejas.
Circuito Caravaggio - Santa Teresa, ES, 29650-000
@cervejariatressantas
Hospedagem Pousada Villa Theodora
Situada no meio à natureza, a Villa Theodora é uma pousada e restaurante que combina aconchego e beleza natural. Com uma vista incrível no deck e uma atmosfera acolhedora é um destino bacana para quem busca tranquilidade e conexão om a natureza.
Acordar e ouvir somente o som dos passarinhos. Foi assim que acordei la na Pousada Theodora. Ela fica na região rural em Santa Teresa, e é uma opção legal de hospedagem.
@pousadavillatheodora
Estrada de Aparecidinha 2,5km Santa Teresa, Espírito Santo
3o dia - Santa Leopoldina / Santa Maria de Jetibá
Chegamos a 2a Santa (cidades de Santa Teresa, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá). Santa Leopoldina é conhecida por suas dezenas de cachoeiras, e fomos lá conhecer o Véu de Noiva. O município está localizado na Região Serrana fazendo divisa com Cariacica, Serra, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins. A cidade está em uma vale de 17 metros de altitude formado pela calha hidrológica do Rio Santa Maria de Vitória que a margeia.
O foco das atividades turísticas está em torno de atrações históricas, culturais, ecoturismo, e agroindústria
Museu do Colono
Don Pedro II chegou em Santa Leopoldina 1860 era a 3a colônia mais populosa do império. Ele chegou de canoa vindo de Vitoria, e depois segue com os tropeiros até Santa Leopoldina. Ele dorme na casa do governador de Santa Leopoldina. A casa que hoje é o Museu do Colono é de 1877 e pertencia a importante família alemã Holzmeister.
Os Holzmeister foram uma rica família de Santa Leopoldina, verdadeira liderança capitalista e política na região em final do século XIX. Segundo relatos, a família era muito reservada, pessoas muito cultas, recebiam para um jantar ou um café muito raramente e geralmente recebiam somente pessoas da própria família.
Dr. Luis dava aula de inglês onde hoje é a promotoria pública e Dona Alice dava aula de francês e aula de teatro e também gostava muito de pintar. A família já era rica e viu sua fortuna aumentar no Brasil ao trabalhar na compra e exportação do café bem como importação de artigos finos da Europa que abasteciam as grandes casas comerciais do estado.
Endereço: Avenida Presidente Vargas 1501, Centro, Santa Leopoldina
Cachoeira Veu de Noiva Parque
O parque é cercado de muito verde, tranquilidade, tem hospedagem, e a trilha para chegar ate o Véu de Noiva é relativamente tranquila, mas note que tem algumas subidas e descidas, então avalie antes de ir.
Endereço: Rua Bernardino Monteiro Km09, Chaves, Santa Leopoldina
Experiência Pomerana em Santa Maria de Jetibá
E seguimos 34km de estrada até a vizinha Santa Maria de Jetibá , e lá tivemos uma experiência muito bacana. Em uma casa típica pomerana, almoçamos a gastronomia tradicional, vimos a tradição do quebra louça em um casamento pomerano e ainda caminhamos pela propriedade.
Os componeses pomeranos chegaram ao Brasil há mais de 100 anos, vindos de uma região específica na Europa entre a Alemanha e a Polônia. Se instalaram na região serrana e é muito legal ver as tradições permanecerem pelas gerações. Ainda os casamentos hoje na cidade mantem a forma do convite declamado como era costume na Pomerania.
Para mais finformações sobre a experiência consulte @waiandshuss
Endereço: Estrada Alto Santa Maria s/n
Pedra do Garrafão - Dança Holandesa em Santa Maria de Jetibá
Bem perto seguimos até a pedra do Garrafão que inclusive tem uma trilha de 6km ida e volta, e pelo que eu aprendi a dificuldade é média. E aos pés das montanhas nos emocionamos com uma apresentação de um grupo juvenil de dança típica holandesa. São em torno de 120 dançarinos nas categorias infantil, juvenil e adulto que mantem as tradições holandesas de suas famílias.
Os tamancos vem direto da Holanda, e eles nos contaram que usam em torno de 10 a 12 meias para dancarem com conforto nos pés. Uma tarde para se emocionar.
@grupohollanddans
Hospedagem Natureza Eco Lodge
E a noite chegamos em nossa hospedagem que foi absolutamente fantástica. Em meio a uma reserva ambiental de 2500 hectares (sendo que 2200 são florestas preservadas) da Reserva Aguia Branca, fica o hotel Natureza Eco Lodge. O atendimento é impecável, os quartos são amplos, com uma decoração belíssima, gastronomia divina, café da manhã maravilhoso.
A cereja do bolo do hotel é participar da experiência Banho de Floresta. Uma bióloga nos acompanha na imersão na floresta, nos orientando, guiando e fazendo com que a conexão com a natureza seja única.
Uma das melhores hospedagens que eu já estive. Super recomendo. Parabens a toda equipo do Natureza Eco Lodge.
Endereço: Alto Castelinho, Vargem Alta - ES, 29295-000
@naturezaecolodge
Reserva Ambiental Água Branca - Banho de Floresta
Que experiência incrível que vou guardar para sempre. Na reserva Águia Branca, que fica dentro do hotel Natureza Eco Lodge participamos do Banho de Floresta, uma imersão na reserva ambiental.
A área da reserva é a maior RPPN do Espírito Santo e proporciona uma experiência completa, ambiental, educacional e de hospedagem. Os números impressionam 396 especies de flora, 357 espécies de aves, 396 de flora, 357 espécies de aves, e 12 cursos hídricos. A reserva ambiental Águia Branca é lugar de encantos e de uma rica biodiversidade.
4o dia - Pedra Azul e arredores
O 4o Dia foi focado em conhecer mais um cartão postal do Espírito Santo, a famosa e conhecida Pedra Azul, e no caminho muitas descobertas!
Agroturismo Experiência Valentim
Sabe aqueles lugares que você chega e não quer ir embora, natureza linda, bem cuidada, aquelas delicias artesanais que a gente ama, como iogurte, queijos, manteiga, pãozinho caseiro, e tudo isso nos faz sentir muito em casa. Amei a manha no Espaço Valentim.
A família Bergamin PIzzol descendentes de italianos produzem todas estas delicias, queijos, manteigas, iogurtes de altíssima qualidade e são reconhecidos por sua cremosidade, textura, e sabor.
E nós experimentamos tudo isso em um espaço amplo com jardim, redário, e diversas atrações para crianças e famílias. Um verdadeiro cartão postal na serra capixaba.
@euamovalentim
3314 Rodovia Sebastião Alves de Lima, Domingos Martins
Fazenda Carnielli
A segunda parada do dia foi na Fazenda Carnielli para experimentar cafés especiais. Me impressionou os pés de cafés nas montanhas e todo o processo diferenciado da seleção de cafés. Mas tem muito mais que os visitantes podem comprar na loja da fazenda, queijos, doce de leite, socol, embutidos. Quem resiste ne?
A fazenda tem diversidade e profissionalização da propriedade.
@fazendacarnielli
Endereço: Rodovia Pedro Cola Km04, Providencia, Venda Nova do Imigrante
Restaurante Nossa Vida
A parada no almoço foi em um restaurante italiano recheado de tradição, historia e muita polenta. Uma delica de lugar, super amplo, bonito, e fomos muito bem recebidos. A comida é por kilo, daquelas bem caseiras, adorei.
@restaurantenossavida
Endereço: Avenida Prefeito Nicolau Falchetto 2850, Bananeiras, Venda Nova do Imigrante
Pedra Azul
Eu sempre via fotos, ouvia falar, mas eu não tinha a dimensão da beleza, e imponência de Pedra Azul no coração das montanhas capixabas. Dizem que ela pode mudar de cor ate 36 vezes durante o dia, uma verdadeira pintura natural, e a mágica acontece por conta dos liquens querevestem a pedra.
E tem a chamada pedra do Largato, em que a gente jura que tem um lagarto subindo a Pedra Azul. Que presente da natureza nesse destino imperdível Espirito Santo. Eu cheguei a tarde, e o parque não estava mais aberto, quero muito voltar com calma para seguir pelas trilhas. Mas o que eu vi, já fiquei apaixonada!
Parque Pedra Azul - Rota do Lagarto s/n, Vila de Pedra Azul, Domingos Martins
Piwo Cervejaria Rural
A cervejaria Piwo é uma Farm House, propriedade rural que oferece a seus visitantes e turistas uma experiencia para vivenciar o cotidiano da roça com oque tem mais mais moderno no mundo de técnicas de produção de cerveja, buscando sempre integrar insumos locais na cerveja dando uma identidade única e terroir.
@piwocervejariarural
5o dia - China Park e arredores
Hospedagem China Park
Um pedacinho da Suiça no Espírito Santo. Nossa hospedagem foi neste hotel completo com estrutura de resort onde tem diversão para toda a família. Fiquei hospeda em um chalé de madeirinha, bem pitoresco, e confortável. Café da manhã, almoço e jantar bem farto e recreação todos os dias. Muito bacana ver a carinha de encantamento das crianças.
Eu andei no Teleférico que corta todo o parque e o hotel. A vista é sensacional. Amei! São muitas opções como parque aquático, centro termal, arvorismo, tirolesa, quadra de tenis, fazendinha, quadras poliesportivas, entre outras opções de lazer.
O hotel China Park se tornou um destino nas montanhas capixabas por ter tudo em um só lugar e funcionar todos os dias de segunda a segunda.
@hotelfazendachinapark
Restaurante Deck Beer
Bem pertinho do Parque da Pedra Azul, nosso almoço foi no excelente Deck Beer. Uma sequência de 7 tempos harmonizando diversos tipos de cervejas artesanais com pratos que estavam absolutamente divinos. Eu amei a experiencia. E o ambiente era amplo, super agradável, em uma área bem tranquila.
A cervejaria Deck Beer apresenta uma seleção exclusiva de chopes artesanais feitos para harmonizar com petiscos, porções, e pratos da casa. A experiência foi deliciosa em um ambiente bem descontraido e confortável.
@cervejariadeckbeer
Endereço: Rodovia BR262 Km96 Domingos Martins
Experiência Dona Martha Delícias
Sabe aqueles lugares que você chega, e já se encanta com a historia de como tudo começou. Dona Martha guardou suas receitas, suas memórias, e sempre foi uma mulher a frente do seu tempo. E hoje filha e neta se dedicam a manter toda esta memória viva, todas estas delicias entregues para varias outras famílias.
Tradição em cada sabor, feito de forma artesanal. A lojinha é linda, em um container e é uma experiência de voltar ao passado e reviver através das receitas da Dona Martha, como se estivéssemos na casa da vovó.
Adorei as geleias, as historias e toda a experiencia
@donamarthadelicias
Endereço: Rua da Colina 91, Vila Betania, Venda Nova do Imigrante
Casa Nostra
Esta sem dúvida, foi a melhor experiência de toda a viagem e te conto o porque. Estavamos na RuraltuES que é uma feira de turismo rural do Espirito Santo e as 19h participamos de uma visita guiada a casa Nostra. Eu não tinha idéia do que ia encontrar. Começamos com um tour pelo museu do imigrante contanto a histora da chegada dos italianos no Brasil.
Em seguida, fomos ao ponto alto do tour. Entrar em uma réplica de uma casa típica italiana da época que os imigrantes chegaram a região serrana do Espirito Santo. E ai estava toda a mágica. Não era somente uma casa, mas haviam pessoas lá, pessoas que eu entendi que eram voluntários que nos receberam na casa contando como era a vida dos italianos, sua rotina, seus costumes. E chegamos na cozinha, e foi surpreendente e emocionante.
Várias nonas nos esperavam com o fogo a lenha aceso, fazendo polenta, um pãozinho de fuba, e e foi tudo muito muito além das minhas expectativas. Emocionante.
A notícia boa é que esta experiência será permanente nos fins de semana mesmo depois da feira RuralturES. Então se você estiver na região não deixe de ir a Casa Nostra. Foi sensacional.
Endereço: Fazenda Pindobas, Venda Nova do Imigrante
@ruraltures
6o dia - Praia de Anchieta
Cachoeira de Matilde
No caminho para a cidade de Anchieta, fizemos uma parada em mais uma cartão postal do Espirito Santo, na região sul do Estado no distrito de Alfredo Chavels. A cachoeira de Matilde é muito bonita, é a maior queda livre no estado e tem 70 metros.
A trilha é muito fácil para chegar, e ela é contemplativa. Não é permitido o banho de cachoeira. Mais uma beleza imperdível no Estado do Espírito Santo.
@cachoeiradematildeoficial
Endereço: Alfredo Chaves, ES, 29240-000
Hospedagem Hotel Espadarte
Situado a 12km da rodovia BR101 o hotel Espadarte é super tranquilo, confortável, e praticamente pé na areia. E tem uma curiosidade que aprendemos sobre as areias escuras das praias de Anchieta, estudos feitos no Espirito Santos, já indicam que as areias tem propriedades para questões de reumatismo. Então vale se informar mais sobre este ponto.
O hotel fica a 2 minutos de caminhada da Praia de Areia Preta e a 7km dos Santuário Nacional de São José de Anchieta
Meu quarto no hotel foi de frente para a praia, daquelas vistas que trazem uma calma, uma tranquilidade e a gente só pede para o tempo passar bem devagar. Amei conhecer a praia de Anchieta.
@hotelespadarte
Endereço: Rua Padre Anchieta, 02 - Iriri, Anchieta - ES, 29230-000
Santuário do Padre José de Anchieta
O Santuário Nacional de São José de Anchieta fica no litoral do Espírito Santo, na cidade de Anchieta e é formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção e uma área que era a antiga casa jesuítica.
O santuário se encontra no morro do Rio Benevente, litoral sul do Espírito Santo. O lugar se tornou um santuário após a canonização do Padre José de Anchieta pelo papa Francisco em 2014. E logo depois em 2015 ele foi declarado como copadroeiro do Brasil em 2015.
Foi no litoral que o padre José de Anchieta escolheu viver seus últimos dias. Em 1965 foi criado o Museu Nacional São José de Anchieta que preserva objetos, imagens, da antiga aldeia de Reritiba.
Nossa visita foi guiada, eu amei aprender tanto sobre a historia do Brasil.
Praça do Santuário, Centro, Av. Anchieta, 81 - Centro, Anchieta - ES
Me conta nos comentários, depois de ler todo este roteiro, que impressões você ficou do Espirito Santo!