Santo Antônio do Pinhal

Publicado em
31/1/2023

A cidade de Santo Antônio do Pinhal é considerada Estância Climática do Estado de São Paulo, possui em torno de 6500 habitantes, e está no coração da linda Serra da Mantiqueira com 1143 metros de altitude. Sobre o clima, a cidade tem aquele friozinho da serra que a gente adora subir as montanhas para sentir. No verão a temperatura média é de 23o e já no inverno a média chega a 6o.

Santo Antonio do Pinhal
Santo Antonio do Pinhal

Santo Antônio do Pinhal fica coladinho em Campos do Jordão, com em torno de 20km de distância e 160km de São Paulo. De uma forma geral, a cidade tem preços menores comparado a famosa Campos do Jordão, mas não perde em nada em charme, beleza natural, e pousadas aconchegantes.

Na minha opinião este é um daqueles lugares que a gente procura para passar um fim de semana sem uma agenda intensa para visitar e conhecer. O bacana aqui é ter tempo sobrando, fazer tudo com calma, e um café da manhã sem pressa. Claro que a cidade tem pontos de interesse para conhecer e fazer turismo, mas o bom mesmo é ouvir o barulho da natureza, deitar na rede, caminhar, fazer trilhas, e rezar para o tempo passar bem devagar. Talvez o nome para tudo isso seja turismo rural!

Se você ainda não conhece Santo Antônio do Pinhal e está buscando tranquilidade, natureza, paz, planeje um fim de semana por lá, e acompanhe as dicas a seguir!

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal

Ecco Parque Jardim dos Pinhais

Confesso que fui levada a 1a vez a Santo Antônio do Pinhal pelas fotos dos jardins temáticos do Ecco Parque. E posso garantir que não me decepcionou. O parque é lindo, as flores impressionam, e é tudo absolutamente bem cuidado. Visitei o parque em um dia de sol, e foi perfeito.

O circuito dos jardins temáticos possuem 1200 metros de extensão e tem um traçado sinuoso que vai levando o visitante a percorrer e observar cada jardim. A experiência é bem agradável!

Passei a manhã por lá e aproveitei para conhecer o restaurante do parque, que tem um varandão enorme debruçado para a serra da Mantiqueira. Lindíssimo. E claro que pedi o prato típico de Serra: Truta!

Endereço: Av. Antônio, Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 2600, Santo Antônio do Pinhal - SP

Site: https://jardimdospinhais.com.br/

Ingresso: 44 reais (referência de janeiro 2023)

Restaurante Arco Iris

Este foi o 2o lugar que me levou a Santo Antônio do Pinhal. Conheci o Arco Iris em Junho e o cenário estava completamente laranja. Parecia um parque europeu no outono. Muito mais do que um restaurante, o lugar possui lago, muita área verde, cachoeira, e claro truta no menu. Eu ficaria o dia inteiro por lá, curtindo a paz e o silêncio da Serra da Mantiqueira.

No final de semana é bom chegar cedo ou fazer reserva, já que é bem concorrido. O restaurante fica bem perto da entrada da Cidade.

Endereço: Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 3663 - Eugênio Lefévre, Santo Antônio do Pinhal 

Mirante do Cruzeiro

Já no pequeno centrinho da cidade, fui visitar o Mirante do Cruzeiro que fica em um dos pontos mais altos de Santo Antônio do Pinhal. Com 1100 metros de altitude o mirante fica localizado em uma pequena praça.

Estive por lá na parte da tarde, o lugar é bem sinalizado, e é possível ter uma boa visibilidade da cidade e das montanhas. Quanto ao estacionamento, tem poucas vagas, mas conseguimos um lugarzinho para parar.

Endereço: Praça Vinte e Cinco de Março, Santo Antônio do Pinhal - SP

 Centrinho da Cidade e Boulevard Araucária

Santo Antônio do Pinhal é uma cidade bem pequena mas gigante em beleza da natureza e muita tranquilidade. A pequeno centro da cidade não tem o ritmo frenético do centrinho de Campos do Jordão, mas tem lojinhas charmosas, restaurantes e é muito bem cuidado.

Então vale a pena, parar o carro por perto, e percorrer as ruas para sentir o clima bulcólico da cidade que transborda uma vibe de interior nas montanhas.

Avenida Principal da Cidade: Avenida Ministro Nelson Hungria, Santo Antônio do Pinhal

Estação Eugênio Lefèvre

Esta estação faz parte da história ferroviária do Brasil que ligava Pindamonhangaba,  Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal.

Em 1914 esta estação de ferro fazia parte de uma rota que médicos sanitaristas transportavam doentes respiratórios para hospital em Campos do Jordão. Os  trens eram a vapor foram substituídos por trens a gasolina em 1916 e mais tarde em 1924 substituídos por trens elétricos em 1924. Já nos  anos 1980 a estação passou a ser uma ferrovia focada em passeios de turismo.

Na estação existem lojinhas de artesanato, orquidário e uma cafeteria.

Endereço: Eugênio Lefevre - Estação de Trem, Santo Antônio do Pinhal, SP

Praça do Artesão

Eu passei somente de carro pela Praça do Artesão em Santo Antônio do Pinhal, a rua possui quiosques e lojinhas com produtos artesanais feitos na cidade. Durante o fim de semana é mais movimentado.  Na próxima vez quero parar com calma para ver os produtos, mas como fiquei somente um fim de semana na cidade, não deu tempo para parar.

Endereço: Av. Min. Nelson Hungria, 170, Santo Antônio do Pinhal - SP

Pico do Agudo

Eu não fui ao Pico do Agudo em Santo Antônio do Pinhal, mas queria deixar aqui registrado que é um dos lugares como sugestão para quemestá na cidade. São 1703 metros de altitude e já vi fotos panorâmicas bem bacanas deste lugar.

A vista de 360o alcança várias cidades da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, inclusive é possível ver a Pedra do Baú.

Endereço: Ac. Pico do Agudo, Santo Antônio do Pinhal - São Paulo

O que comer em Santo Antônio do Pinhal

Já tinha ouvido que a Truta era o peixe principal das aguas frias dos rios da Serra da Mantiqueira. Então eu experimentei truta em todos os restaurantes que conheci  em Santo Antônio do Pinhal. Com uma média de altitude de 1.500 m, a Serra da Mantiqueira  possui águas frias e cristalinas, com temperaturas que não ultrapassam 20o que são perfeitas para o  o desenvolvimento da truta.

Minha dica é se estiver nas cidades da Serra da Mantiqueira, experimente, é muito bom!

https://www.santoantoniodopinhal.sp.gov.br/a-cidade/guia-turistico-pdf