Vale dos Vinhedos: um roteiro de vinhos e gastronomia

Resumo do Post

Compartilho aqui as vinícolas, restaurantes e atrações que conheci em uma viagem em Maio de 2023 ao Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha passando por Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira.

A viagem foi uma press trip com jornalistas e influenciadores a convite da @agenciaconceitocom Obrigada também ao @turismo.bento @turismogaribaldi e @associacaobrasileiradeenologia

Espero que este roteiro te ajude a montar sua viagem ao Vale dos Vinhedos, aproveitar a gastronomia, sentir a natureza gigante do sul do Brasil e é claro tomar muito vinho! Boa Viagem e aproveite!

Vinícolas no Vale dos Vinhedos

Vinícola Pizzato

Nossa primeira parada na Serra foi na Pizzato, onde fomos recebidos pelo próprio Sr. Plínio Pizzato que desde 1999 junto com sua família constituiu a Pizzato Vinhas e Vinhos para a produção de vinhos. Tudo começou quando Antônio Pizzato chegou ao Brasil vindo de Vêneto, Itália no final dos anos 1800, e começou o cultivo de videiras.

Os integrantes da Família são os responsáveis por todo o processo. Os vinhos Pizzato são muito reconhecidos no Brasil e estão presentes em restaurantes, lojas no Brasil e exterior.

Fizemos uma degustação com mais de 5 rótulos, acompanhado de queijos e charcutaria para harmonização, e ainda percorremos as videiras. Toda a visita foi excelente. Aprendi muito e provei vinhos sensacionais. A Pizzato possui vários tipos de experiências enoturísticas, vale olhar o site para escolher a que mais tem o seu perfil.

Endereço: Via dos Parreirais, S/Nº Santa Lúcia Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves RS
Instagram: @pizzato Site: https://www.pizzato.net/

Grupo Miolo

O grupo possui 4 vinícolas no Brasil, uma na Bahia, uma no Vale dos Vinhedos e 2 unidades na região da campanha no Rio Grande do Sul. A estrutura da Vinícola para receber os visitantes é maravilhosa e são muitas opções de experiência para o visitante. Desde degustação até o wine garden.

O grupo Miolo produz mais de 10 milhões de garrafas de vinho por ano, e tem mais de 34 anos. A visita que eu participei foi completa, com degustação, subida na torre, visita as barricas, parada nas videiras que são uma verdadeira coleção de uvas ao redor do mundo, e a cereja do bolo foi o almoço no Wine Garden. É importante que o visitante leia sobre as diversas experiências para escolher aquela que tenha mais o seu perfil.

Endereço: RS-444, 21 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS, 95711-000

Instagram: @grupomiolo

Amitié Vinhos

Tivemos a oportunidade de conhecer os vinhos da Amitié durante o almoço na Apino Vinho e Cozinha. As empreendedoras, enólogas e amigas Andreia e Juciane vinificam vinhos ao redor do mundo, e tem rótulos reconhecidos mundialmente.

A história delas é uma verdadeira inspiração e um orgulho saber que cada vez mais temos mulheres presentes no mundo dos vinhos. Um projeto que me chamou atenção foi o Amitié Colheitas que expressa cada uma das regiões do Brasil através de uma edição limitada com vinhos de cada Colheita. O Brasil é o único país do mundo a ter colheitas nas quatro estações do ano com três tipos de viticultura.

A Amitié está presente em mais de 1000 pontos de vendas no Brasil e em 2021 vendeu 200 mil garrafas de vinhos e espumantes e conquistou mais de 30 medalhas em concursos nacionais e internacionais.

Endereço: RS-444, 21 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS, 95711-000

Instagram: @amitievinhos

Chandon no Brasil

As visitas neste momento estão fechadas, porém a previsão é que no mês de Julho de 2023, a vinícola seja reaberta para visitação e experiências de degustação.

A vinícola brasileira da marca francesa está localizada em Garibaldi, na cidade conhecida como a capital dos vinhos espumantes em uma região reconhecida pela alta qualidade das uvas.

A experiência da degustação foi excelente, assim como a qualidade dos espumantes!

Endereço: BR-470, 224 Integração, Garibaldi RS, 95720-000

Instagram: @chandon_brasil

Vinícola Dal Pizzol

Começamos o dia na Dal Pizzol e a proposta aqui é muito interessante. Mais do que a vinícola, fiquei encantada com as experiências que são oferecidas aos visitantes. Um museu do vinho, com muitos rótulos históricos. Imagina que existe uma garrafa no museu datada de 1927.

A vinícola é uma verdadeiro parque com um parreiral com dezenas de videiras representado uvas de todo o mundo. Existe também uma área para as crianças, e é ótimo para que os pais possam degustar os vinhos com tranquilidade.

A propriedade tem um lago lindo, e uma casa típica dos imigrantes italianos que foi justamente o local onde fizemos a degustação dos vinhos acompanhado de queijos e charcutaria.

Eu amei a visita a Dal Pizzol, foi emocionante.

Endereço: RS-431, KM 5 Distrito de, Bento Gonçalves – RS, 95700-000

Instagram: @dalpzzolvinhosunicos

Vinícola Don Giovanni

Sabe aqueles lugares que você chega e quer passar o dia todo? Então foi assim na Vinícola Don Giovanni. Chegamos para o por do sol, mas na próxima, vou chegar bem cedo para aproveitar o dia. O local conta com um restaurante muito charmoso o @nature.vinhoegastronomia do Chef Rafael Jacobi. A comida é divina em um ambiente muito agradável debruçado para o jardim. O nosso jantar foi por lá, e foi tudo absolutamente excelente.

A vinícola conta com uma pousada em um casarão histórico de 1930, que na época foi um armazém de secos e molhados. Nos anos 50 a 70, o local serviu de hospedagem para a Dreher S.A. E em 1995 foi reformada para receber os hóspedes da Don Giovanni. Atualmente são 7 apartamentos disponíveis para se hospedar pertinho dos vinhedos.

A cereja do bolo foi caminhar pelas videiras e chegar até um terraço construído na Vinícola para ver o pôr do sol. Um lugar lindo, histórico, agradável e muito especial. E tivemos uma degustação especial por lá, na própria adega. Dia para guardar na memória e no coração.

Endereço: Linha Amadeu, KM 12 – Interior, Pinto Bandeira – RS, 95717-000

Instagram: @vinícoladongiovanni

Vinícola Monte Chiaro

Aberta em Janeiro de 2023, a vinícola Monte Chiaro, ocupa uma propriedade que foi o lote de terra concedido a sua família de imigrantes italianos quando chegaram ao Brasil. A proposta deles voltada ao enoturismo e une arte, história e vinhos.

Os rótulos são lindíssimos e em uma referência a aquarela, foram pintados com vinho, e não com tinta. A experiência da degustação foi feita no terraço com uma vista particularmente deslumbrante, no alto da colina no meio das araucárias. Me senti no Vale do Douro em Portugal. Natureza perfeita.

A Monte Chiaro produz hoje pequenos lotes de vinhos e espumantes. Fiquei encantada com a visita, e desejo muito sucesso a família.

Instagram: @montechiarovinhosfinos

Endereço: Via Trento s/ nº Linha Leopoldina Bento Gonçalves RS

Vinícola Cristofoli

Uma família de viticultores que chegou da Itália e estão há mais de 130 anos no Brasil. Hoje já na 4a geração, Bruna, Letícia e Lorenzo Cristofoli administram, cuidam da vinificação e do atendimento aos visitantes. A Bruna nos recebeu e nos conduziu na vista, degustação e uma maravilhoso almoço.

A Vinícola Cristofoli faz parte da Rota Turística Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas, em Bento Gonçalves.

Eles oferecem várias experiências aos visitantes entre elas, o Edredom nos Parreirais, o Tour Vinho e Paisagem, o Almoço Harmonizado ao Ar Livre, a visita e degustação. E na época da vindima, é possível comer as uvas diretamente da videira. Foi uma visita linda, um almoço excelente. Mais uma opção imperdível na região do Vale dos Vinhedos.

Instagram: @vinhoscristofoli

Endereço: ERS 431 km 06, s/nº Faria Lemos distrito Bento Gonçalves – RS

Vinícola Audace

Conhecemos os Vinhos Audace durante o almoço na cantina Di Paolo no nosso último dia de viagem pelo vale dos Vinhedos. Foi uma almoço harmonizado e maravilhoso.

Uma vinícola nasceu do sonho do casal Pedro e Tássia quando em 2016 eles compraram a terra no Vale dos Vinhedos. Hoje seus vinhos contam com uvas de outros terroirs do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

São mais de 15 rótulos comercializados e todos desenvolvidos pelo enólogo uruguaio Alejandro Cardoso. Fiquei encantada com os rótulos dos vinhos que são elaborados pelo casal e cada um conta uma história que une o nome do vinho com a ilustração.

Instagram: @audace.wine

Uma Manhã degustando Vinhos de Excelentes Vinícolas Familiares

O roteiro incluiu uma manhã focada em degustação de algumas excelentes vinícolas familiares que com muito empreendedorismo, dedicação e conhecimento, levam o vinho do Vale dos Vinhedos para Brasil. Um orgulho de ver tantas pessoas dedicadas e apaixonadas pela Viticultura. A seguir confira as vinícolas que conhecemos e seus perfis no Instagram para que vocês possam ter mais informações:

@vinicolabattistello @casacercato @santabarbaravinicola @domnaneto @courmayeurdobrasil

Restaurantes

Galeto Di Paolo – Garibaldi

Se tem uma coisa que eu absolutamente amo na serra gaúcha é a culinária típica italiana com massas, galeto, polenta, sopa de capelleti e aquele pudim imperdível de sobremesa . Na minha opinião a galeteria é parada obrigatória para o visitante.

Endereço: Rodovia BR-470 / Km 221,6 Castello Benvenutti, Garibaldi

Instagram: @amodipaolo

Funcionamento: Das 11h30 às 15h (diariamente) Das 19h às 23h (segunda a sábado)

Miolo Wine Garden

O almoço no Wine Garden Miolo, após a visita a vinícola foi a cereja do bolo da visita. Foi minha segunda vez na Miolo, e a visita é impecável, mas como o Wine Garden é recente, eu não conhecia. Literalmente me senti na Toscana. Fazia uma dia ensolarado de outono em Maio, céu completamente azul, friozinho, e almoçamos debaixo das árvores, em uma longa mesa com em torno de 15 pessoas.

O local é super agradável, e a vontade era de passar o dia inteiro. Eu super recomendo que você reserve horas a mais, para além da visita a vinícola, poder aproveitar também o Miolo Wine Garden.

Endereço: RS-444, 21 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS, 95711-000

Instagram: @winegardenmiolo

Apino Vinho e Cozinha

Um almoço impecável. Foi perfeito do início com a salada até a sobremesa. O almoço foi harmonizado com os vinhos da Amitié. Além da gastronomia, o local, cercado de videiras e muita natureza, é sensacional. Tudo absolutamente lindo, e eu super recomendo.

O Apino é um restaurante, bar, adega de vinhos e experiências enogastronômicas. O cardápio tem massas frescas e tem um estilo italiano moderno. Durante a experiência no Apino tivemos a oportunidade, antes do almoço, de degustar vinhos de vinícolas familiares acompanhados de queijos e charcutarias artesanais. Foi perfeito e especial.

Se você estiver no Vale dos Vinhedos, reserve um dia para experimentar o Apino.

Endereço:  Alameda Champenoise, 50 – Vale dos Vinhedos, Garibaldi – RS, 95720-000

Instagram: @apinovinhoecozinha

Nature Vinho e Gastronomia

O restaurante muito charmoso, agradável e com uma gastronomia excelente está situado dentro da propriedade da Vinícola Don Giovanni. Jantamos por lá após a visita, e foi divino. Eles possuem parte do ambiente fechada, e outra aberta bem ao lado do jardim.

O chef Rafael Jacobi é o responsável pelo restaurante e são muitas opções oferecidas ao visitante como almoços e jantares harmonizados, brunch, piqueniques, e muito mais.

Super recomendo uma ida sem pressa ao restaurante para aproveitar a vinícola e toda a propriedade.

Instagram: @nature.vinhoegastronomia

Endereço: Linha Amadeu, KM 12 – Interior, Pinto Bandeira – RS na Vinícola Don Giovanni

Cobo Wine Bar

O restaurante surgiu em 2016 e tem uma carta de vinhos 100% brasileira. A casa é um charme, tem um amplo espaço externo. A propriedade é centenária e da própria família. Ela foi reformada para receber o restaurante que tem um cardápio com muitas opções e gastronomia italiana.

Uma opção excelente para quem está na cidade em Bento Gonçalves

Instagram: @cobowinebar

Endereço: Rua Vitorio Carraro 600, Bairro Botafogo, Bento Gonçalves,

Brazedo

Para quem gosta de carne, o Brazedo é uma excelente opção de restaurante no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Ambiente amplo, sistema de rodízio, acompanhamentos, tudo muito bem servido, e farto. Adorei e super recomendo.

Instagram: @brazedo

Endereço: ERS 444 Km 18,9 Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS

Restaurante Caldeira

Uma ambiente bacana, amplo, bem localizado na cidade de Bento Gonçalves. Do atendimento aos pratos, toda a experiência foi excelente.. Petiscos diferenciados, ótima gastronomia. E o cardápio é bem completo com massas, carnes, risotos, frutos do mar, saladas e petiscos.

Mais uma boa opção para almoço ou jantar na cidade de Bento Gonçalves.

Instagram: @restaurantecaldeira

Endereço: Rua Antônio Ducatti 138 Cidade Alta, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Parques

Parque Domadores de Pedra

Um verdadeiro museu a céu aberto com mais de 52 esculturas em pedra basalto. O parque fica localizado na Rota Caminhos de Pedra, e é uma instituição sem fins lucrativos e a venda dos ingressos é revertida em ações para a comunidade.

O empresário Tarcísio Michelon foi o idealizador do museu, trazendo escultores de todo o mundo para esculpir na pedra basalto. O local combina arte, natureza, e cultura. A pedra basalto Ela é típica da Serra Gaúcha, e teve um papel importante no período da imigração italiana no sul do Brasil. O museu fica localizado na rota turística Caminhos de Pedra, e conta com um restaurante e loja.

Endereço: Rodovia Linha Palmeiro, 340 Distrito de – São Pedro, Bento Gonçalves – RS, 95714-000

Horário: Terça a Domingo das 9h ás 17h

Instagram: @parquedomadoresdepdra

A Casa da Ovelha

A experiência da casa da Ovelha é muito bacana, e na minha opinião o lugar agrada a adultos e crianças. O visitante pode acompanhar a rotina de uma fazenda típica de ovelhas.

Eu participei da apresentação dos cães de pastoreio e como eles são treinados para levar rebanho de ovelhas nos campos. E eu ainda tive a oportunidade de ajudar com as mamadeiras para amamentação das ovelhas bebês! Foi demais esta experiência.

Ver o encantamento das crianças interagindo com as ovelhas foi incrível. São várias atividades baseadas na rotina de uma fazenda de ovelhas.

Endereço: Rodovia Linha Palmeiro 400, Bento Gonçalves, RS Cep 95714-000

Horário: Segunda à domingo de 9h15 às 17h00 Loja – última entrada no parque às 16h.

Instagram: @acasadaovelha_oficial

Hotéis

Hotel Laghetto Viverone Estação

Este hotel é uma excelente opção para quem quer conhecer as vinícolas no Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha. A localização é bem no centro da cidade, e tudo funcionou muito bem. O atendimento de todos os funcionários foi excelente, as acomodações eram confortáveis, tudo muito novo. E o café da manhã foi muito farto. Destaque para a grande variedade de doces. A vontade era de provar absolutamente tudo.

Com certeza ficaria novamente no Laghetto Viverone Estação.

Endereço: Rua 10 de Novembro, 120 Cidade Alta, Bento Gonçalves

Instagram: @laghettohoteis

Hotel Dallonder Ski – Garibaldi

O Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha é composto por várias cidades, como Bento Gonçalves, Garibaldi, e Monte Belo do Sul, Então o visitante pode escolher sua hospedagem de acordo com os lugares e vinícolas que pretende visitar. O Hotel Dallonder fica em Garibaldi e é uma opção para quem busca um hotel no Vale.

Café da manhã excelente, e o hotel é bem amplo, e fica situado na antiga Estação de Ski em Garibaldi, e próximo a Rodovia e ao centro da cidade.

Endereço: R. Luis Carlos Sebben, 30 – Ferroviário, Garibaldi – RS, 95720-000

Instagram: @hoteldallonder @dallondertur

https://www.valedosvinhedos.com.br/

O Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul é um top destino no Brasil para quem gosta de natureza exuberante, qualidade de vinhos, e excelente gastronomia. Se você gostou desta sugestão de roteiro, compartilha este post com quem também quer conhecer o Vale dos Vinhedos.

2 respostas

  1. Por fv, qual seria sua recomendação para locomoção entre as cidades/atrações?

  2. ola, acho que alugar um carro é a melhor opcao, as distancias nao sao muito grandes, mas ficar dependendo de uber ou taxi, acho que vai sair mais caro!

Deixe um comentário

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com