Viaje a Sacramento, a capital da Califórnia e conheça as principais atrações da cidade

Resumo do Post

Estávamos no nosso caminho entre Lake Tahoe e San Francisco, e resolvemos passar um dia em Sacramento, capital do estado da Califórnia! A cidade é a mais antiga do estado e foi fundada em 1850. A princípio Sacramento não é muito turística, mas o que me atraiu até lá foi conhecer um pouco da `vibe` do velho oeste americano no tempo da corrida ao ouro. E posso dizer que o centro histórico de Sacramento não decepcionou!

Chegar em old town me fez sentir literalmente dentro de um filme de faroeste americano. As dezenas de lojinhas, restaurantes, museus foram reconstruídos remetendo ao período de 1848 onde tudo começou e foi achado ouro pela 1ª vez!

E vou ter que confessar também que uma outra coisa que me atraiu para dar uma paradinha em Sacramento foi a série `The Mentalist`, a família inteira adora, já vimos todos os episódios e todas as histórias de Patrick Jane são passadas em Sacramento! Quem mais gosta da série?

Curiosidades para saber:

Capital da Califórnia: A cidade não é gigante como San Francisco e Los Angeles, mas é a capital da California com em torno de 500 mil habitantes. Bairros tranquilos, ruas arborizadas, algumas casas vitorianas muito bem conservadas, e muitos políticos e parlamentares que discutem diariamente as leis da California. Interessante que nos Estados Unidos sem sempre as capitais dos estados são as maiores cidades daquele estado.

Corrida ao Ouro: Sacramento já foi o centro da corrida ao Ouro á Califórnia. Os pioneiros começaram a se instalar ao longo do Rio Sacramento que se tornou rapidamente uma rota de comércio e mercadorias. Além de todas as embarcações que levavam ouro, a criação de ferrovias contribuiu muito também para a expansão da cidade.

Rotas para chegar:

Sacramento

No nosso caminho entre Lake Tahoe e San Francisco resolvemos parar em Sacramento, a cidade fica em torno de 140km de SF. Como já a cidade estava na nossa rota e queríamos muito conhecer, decidimos dar uma parada por lá.

Como muitos viajantes vão a California para experimentar um roteiro de vinhos, é importante destacar que Sacramento também fica bem perto de Napa Valley, em torno de 90Km. Então pode ser uma ótima opção dar uma parada por lá.

Lugares para conhecer:

Old Town Sacramento

Talvez Old Town seja o local que atrai mais visitantes a cidade do ponto de vista turístico. Pelo que li, o pequeno bairro foi reconstruído para que os viajantes sintam o clima do velho oeste e como era a cidade durante o tempo da corrida do ouro a Califórnia. Paramos o carro em um estacionamento bem próximo, e de lá é só caminhar pelas plataformas elevadas de madeira nas calçadas, entrar nas lojinhas, experimentar um café, visitar museus, e nos fins de semana andar no trem que passeia pela cidade ao longo do rio.

Old Town é muito pitoresco, parece que a qualquer momento vamos ver algum cowboy saindo pelas portas `vai e vem` que surgiram nos bares do Velho Oeste, que eram chamados Saloons.

São diversas atrações como carruagens, museus históricos, passeios de barco, tudo acontece nos pequenos quarteirões que realmente lembram o Velho Oeste. Mas o bacana mesmo é caminhar sem rumo, se perder pelas ruazinhas observando cada detalhe da arquitetura única, e o clima dos filmes de faroeste que moram na nossa imaginação.

Rio City Café

Esta foi nossa 1ª parada em Sacramento. Era um domingo de verão com céu azul, e fomos praticamente os primeiros a entrar. O café é bem turístico e fica na beira do rio, no coração de Old Town. É um restaurante muito grande, com uma área aberta muito agradável e o brunch foi bem ao estilo americano, ovos, french toast, e salsichas. Para quem não gosta destas opções, achei o menu bem variado. Eu amei a comida e o lugar! Sem dúvidas, é mais do que um restaurante, trata-se de um ponto turístico também.

Passeio de Trem – Central Pacific Railroad

Os passeios de trem são super pitorescos. No verão de 2021 eles acontecem aos sábados e domingos com saídas as 10h, 11h30, 13h, 14h30h e as 16h. O trajeto dura em torno de 50 minutos e vai beirando o rio. O ticket para o vagão comum custa para adultos, US$15,00 e na 1ª classe US$25,00. Existem preços reduzidos para crianças e estudantes. Andar nestas locomotivas é voltar no tempo, e ver como os americanos desbravaram o lado oeste dos Estados Unidos quando milhares de pessoas estavam em busca de ouro.

https://www.californiarailroad.museum/visit/excursion-train-rides

Museu California State Railroad

O museu também fica localizado em Old Town bem ao lado da ferrovia. Infelizmente não tivemos tempo para visitá-lo, mas pelas fotos que vimos no site, o museu é muito bacana. Possui 21 locomotivas que foram todas renovadas e em algumas é possível entrar, e visitar os vagões restaurantes, os dormitórios, e os detalhes de decoração. Nos finais de semana, os passeios de trem partem para passeios de 50 minutos beirando o rio Sacramento.

Tower Bridge

Uma ponte dourada que se destaca logo na avenida principal da cidade, vindo do Capitólio em Sacramento. A ponte é imponente, e se abre na vertical para os barcos passarem no rio. Sua cor é dourada, e esta cor está intimamente ligada ao Estado da California em função da corrida ao ouro no final dos anos 1800.

É possível atravessar a Tower Bridge a pé, de bicicleta, ou de carro. Nossa primeira foto da Tower Bridge foi do Rio City Café. Mas o bacana mesmo é chegar pertinho, e atravessar a pé para fotografá-la por vários ângulos. Vale uma passada por lá!

Museu Crocker Art

Em uma volta de carro perto do Capitólio para conhecer um pouco a vizinhança de Sacramento nos levou sem querer ao Crocker Art Museum. Nos deparamos com um palacete em estilo italiano, e logo percebemos que aquele endereço era especial.

O museu conta com uma coleção de arte histórica e contemporânea e foi um presente a cidade de Sacramento dado por Margaret Crocker que era uma herdeira de uma importante família da cidade. A arte ocupa tanto a incrível e belíssima residência e um prédio ao lado que também é muito elegante.

O Crocker Art Museum foi o primeiro museu da costa oeste dos EUA, e com certeza está na minha lista para conhecer na minha próxima vez em Sacramento.

Capitólio Sacramento

Dirigimos no sentido contrário da Tower Bridge em uma avenida larga, muito bonita e chegamos ao imponente Capitólio de Sacramento que lembra muito o de Washington. Era um domingo de manhã e estava ocorrendo uma manifestação política com bandeiras, roupas vermelhas e azuis, mas tudo corria com muita tranquilidade. Nos sentamos nos lindos jardins e ficamos observando por alguns minutos toda aquela dinâmica.

O Capitólio é de 1869 e o governador da California dá expediente por lá bem como seus secretários, e parlamentares. Os jardins externos são belíssimos, e é possível ver também o Civil War Memorial Grove, que faz uma linda homenagem a todos que lutaram pelos Estados Unidos. O Tour percorre as principais partes deste prédio icônico passando por mais de 50 pinturas que apresentam a California além de estátuas, salas dos parlamentares, murais, móveis e muito mais. A sede do governo da Califórnia pode ser visitada gratuitamente, porém nos finais de semanas está fechado. Em função da pandemia as visitas foram limitadas, mas acho que as quarta feiras existem tours.

https://capitolmuseum.ca.gov/visit/

Lugares para Comer & Beber

Rio City Café

Mais do que um restaurante bem típico, e turístico, este lugar é uma atração imperdível já que fica no coração de Old Town e tem uma vista linda para o rio Sacramento e para a Tower Bridge. Então eu sugiro um café da manhã ou um almoço por lá.

Nós conhecemos Sacramento em um domingo, e já tinha lido em sites que geralmente no final de semana, este local fica bem movimentado. Já durante a semana, Old Town fica bem mais tranquilo.

O restaurante é muito grande, e escolhemos nossa mesa na área aberta com a vista linda para a ponte. O brunch foi bem ao estilo americano, ovos, french toast, salsichas. Adorei a experiência do café da manhã neste restaurante debruçado para o rio.

Hospedagem para escolher

Como nossa passagem por Sacramento foi somente de um dia, não ficamos hospedados em nenhum hotel, mas como sugestão eu ficaria perto de old town ou perto da região do Capitólio pois é bem pertinho dos pontos turísticos da cidade.

De qualquer forma a cidade é compacta e bem fácil de ser explorada.

História para conhecer

A cidade de Sacramento tem uma importância histórica significativa para a California. Ela foi um importante centro no transporte de mercadorias e do próprio ouro para fora da Califórnia. Esta corrida ao ouro começou em torno do ano de 1842 quando milhares de pessoas vieram de todo o mundo atrás de fortuna, e acabaram povoando e construindo o estado da Califórnia.

Sacramento foi fundado em 1839 e se tornou capital da Califórnia em 1854 substituindo Monterrey. Este foi um período de grande crescimento para o estado como um todo, com igrejas, escolas, estradas de ferro, comércio crescendo para receber todo a população que chegava do mundo todo para explorar o ouro.

No início do chamado `Gold Rush` não havia uma lei específica demarcando a propriedade e a forma de exploração do ouro. Isso sempre me lembra os filmes de faroeste em que ouvimos a expressão `terra sem lei`. Imagino que devia ser assim os primeiros anos da exploração de ouro na Califórnia.

E por isso foi muito bacana poder conhecer Old Town Sacramento e sentir um pouco como era a vida no Oeste Americano neste período da corrida ao ouro. Esta parte da cidade apresentar de forma muito lúdica através de lojas, restaurantes, teatros, museus e estradas de ferro, a arquitetura que sempre vemos nos filmes e lemos nos livros.

Sem dúvida conhecer a Old Town de Sacramento foi voltar no tempo e ser transportado para a metade dos anos 1800. Uma experiência incrível que vai ficar pra sempre na minha memória!

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com