Socorro – Cidade Aventura em São Paulo

Resumo do Post

A cidade de Socorro, em São Paulo recebeu o prêmio Top Destinos Turísticos 2022 na categoria aventura. E em Março de 2023 fui conferir de perto esta cidade que fica em a 140km de São Paulo, e em torno de 2horas e 10 minutos sem trânsito de carro.

E em Dezembro de 2023 voltei a cidade para ver Socorro Luzes de Natal. É o 11o ano consecutivo que a cidade tem uma decoração de natal super caprichada e com uma agenda repleta de shows, oficinas, peças teatrais e decoração em vários pontos da cidade. Minha 2a vez na cidade e já virei fã.

Socorro fica entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, e junto com outros 19 municípios compõem o circuito de águas paulistas, é uma Estância Hidromineral. Como a cidade fica entre as montanhas, a temperatura é mais amena do que as cidades tradicionais da Serra da Mantiqueira como Campos do Jordão, Monte Verde entre outras.

Foi uma viagem intensa de de fim de semana para conhecer diversas atrações em Socorro e digo que me surpreendi positivamente com absolutamente tudo o que eu vi e vivi. Uma cidade bem cuidada, preparada para o turismo, e que nos recebeu muito bem.

Mas o que tem em Socorro para fazer? ecoturismo, rios de corredeira, cachoeiras, grutas, mirantes belíssimos, atividades de aventura, trilhas, visita a fazendas de café, lagos, o centrinho histórico e muito mais.

As hospedagens são excelentes e a cidade é perfeita para famílias, crianças, casais, jovens, seja para um fim de semana, feriado ou férias. Resumindo, eu amei Socorro e super recomendo a todos a conhecerem. Abaixo um pouquinhos das principais atrações que eu conheci em Socorro!

Socorro Luzes de Natal

Desde 2013 a cidade de Socorro tornou-se também uma ótima opção para quem busca um roteiro diferenciado na época de Natal. Com mais de 20 locais decorados e mais de 2 milhões de garrafas pets, a decoração de natal pode ser visitada até 7/janeiro de 2024. Uma imagem gigante do Papai Noel ao lado do portal da cidade, a casa do papai noel, e muita iluminação fazem parte da decoração em 2023.

Você pode conferir toda a programação no Instagram: @socorroluzesdenatal

Onde ficar em Socorro – Hospedagem

Hotel Recanto da Cachoeira

Dentro da propriedade do hotel, existe uma cachoeira incrível a poucos passos da enorme piscina. Eu gostei muito de toda a estrutura, piscina indoor, salão de jogos, vários tipos de chales, muita área verde, pensão completa, comida ótima, monitores para crianças, happy hour com música no fim de semana.

Além disso, o acesso é bem fácil e tem uma ótima localização. E sem dúvidas, a cereja do bolo é a cachoeira do saltinho que fica dentro da propriedade do hotel, e que fica ao longo do rio do Peixe.

Adorei o fim de semana por lá e com certeza voltaria.

Instagram: @hotelrecantocachoeira

Endereço: Rodovia Octavio de Oliveira Santos, s/n – km 2,5 – Saltinho, Socorro – SP

Grinberg´s Village Hotel

Minha hospedagem em Socorro foi no Grinberg´s Village Hotel e foi excelente. São 27 anos de tradição, muita natureza, um enorme espaço com piscina aberta, piscina indoor, uma área completa para crianças, lago, redario, quadro de tênis, chalés para a famílias, quartos com varanda e muito mais.

Minha hospedagem foi em um final de semana, e pude ver muitas famílias com crianças e a recreação direcionada para elas. A pensão foi completa o que é muito confortável porque a gente pode aproveitar ainda mais o hotel. É no Restaurante Nicó que acontecem o café da manhã, almoço e jantar. Muito amplo e a comida foi ótima.

O hotel realmente tem uma estrutura muito completa tanto para famílias, crianças, casais e jovens. Achei a localização ótima para chegar a todos os lugares que fui conhecer em Socorro. E o staff do hotel foi muito atencioso em tudo. Eles realmente nos fazem sentir em uma casa de Campo. Eu adorei toda a experiência!

https://grinbergshotel.com.br/

Instagram: @grinbergsvillagehotel

Endereço: Estrada Municipal de Pompéia 210, Pompéia – Socorro

O que fazer em Socorro

Lago Bistrô & Lounge

Mais do que um restaurante, o Lago Bistrô & Lounge é uma experiência em que a gente pede para o tempo passar bem devagar. Tudo é integrado com a natureza, e o restaurante tem um ambiente rústico e muito charmoso, e fica ao redor de um lago. A gastronomia tem uma pegada mediterrânea, e conta com opções de massas.

Tudo é muito agradável, a comida é ótima, e o ambiente todo aberto e colorido são convites a um almoço com a família, amigos daqueles que a gente vai sem pressa, para aproveitar cada momento. Slow Food: um lugar para curtir a vibe boa, relaxar, aproveitar a companhia e saborear a cozinha artezanal

Gostei, e super recomendo!

Instagram: @lagobistroelounge

Endereço: Estrada Socorro – Munhoz Km 2.8 Rio do Peixe O restaurante fica aberto de sexta a domingo.

Gruta do Anjo

Eu fiquei absolutamente impactada com a visita a Gruta do Anjo. Ao chegar você pode fazer o passeio tanto a pé na margem seca, quanto de pedalinho para chegar na parte interna da gruta, como se fosse um lago . Eu fiz os dois, e o interessante é que cada um deles te da uma perspectiva diferente deste lugar incrível.

A gruta era uma antiga mineradora de quartzo, feldspato e granito, e funcionou entre as décadas de 60 e 90. Ela foi desativada, e recentemente o lugar foi transformado em uma pousada e integrada com a Gruta, transformando-o em um ponto turístico.

As galerias podem ser visitadas, em que infiltrações de água criaram uma piscina natural. Em alguns pontos da gruta, chega-se a 4 metros de profundidade, e a sensação é de friozinho, uma temperatura constante em torno de 10 graus. E no lago é possível ver carpas. Um cenário único e imperdível. Amei a visita.

Instagram: @pousadagrutadoanjooficial

Endereço: Estrada Socorro – Munhoz Km3 – Rio do Peixe. Visitas: Terça a Domingo das 9h às 16h

Fazenda de Café 7 Senhoras – Visita Guiada

São 250 mil pés de café na fazenda 7 senhoras que produz cafés especiais na cidade de Socorro. Nesta região as fazendas de café se encontram nas ramificações da Serra da Mantiqueira. O clima ameno das montanhas e a altitude que fica entre 850 a 1350 metros são muito favoráveis ao cultivo do café.

A Fazenda tem visitas guiadas durante a semana e no fim de semana, e uma das opções é combinar toda a visita, onde conhecemos o cultivo e o processo, e uma degustação maravilhosa de vários cafés produzidos pela 7 Senhoras.

Instagram: 7senhorasspeciality Site: www.fazenda7senhoras.com

Endereço: Estrada do Serrote, Bairro do Serrote, cep 13960 (colocamos no waze 7senhoras, e foi bem tranquilo de chegar. Eu acho que são em torno de 6km de estrada de terra, mas foi bem fácil)

Parque Pedra Bela Vista – atividades de aventura, restaurante e mirante

Uma parque de atividades de aventuras com rapel de 98 metros, o maior da região, uma trecking nas grutas com caminhada pela mata nativa, e uma restaurante debruçado para a cidade onde podemos ter a experiência de fazer um pan de palo. Mas na minha opinião a cereja do bolo a vista que nos deixa sem palavras. Mais uma lugar imperdível para conhecer em Socorro.

Sobre o Pan de Palo, ai vai a história que aprendi por lá. Eu assei o pão na lareira, e depois ele é levado para ser recheado e volta pra gente. Foi muito legal!

O Pan de Palo faz parte das tradições ancestrais dos índios peruanos, na cordilheira dos Andes. Eles caminhavam dias até os centros comerciais para vender seus artesanatos, e durante a caminhada levavam massas pré preparadas de pão para assar em fogueiras com pedaços de madeira ou em um pau. Por isso o nome de Pan de Palo, ou Pão de Pau.

Os índios usavam como recheio produto típicos da Cordilheira dos Andes como carne de llama, milho negro ou queijo de cabra. No Parque da Pedra Bela Vista os recheios foram adaptados a gastronomia brasileira. O pão que eu experimentei foi recheado com catupiry.

A experiência de assar o meu próprio pão foi muito bacana. Recomendo a todos.

Instagram: @pedrabelavista

Endereço: Estrada Municipal dos Cubas s/n dos Cubas (para chegar, existe uma parte que é estrada de terra, mas foi bem tranquilo)

Mirante do Cristo e Empório do Cristo

O Mirante do Cristo fica localizado em um dos lugares mais bonitos da cidade do Socorro com uma vista panorâmica de tirar o fôlego. O acesso é bem fácil e tranquilo para chegar, e possui estacionamento. Você pode parar, apreciar a estátua do Cristo que tem 6 metros e está de braços abertos para a cidade de Socorro, dar uma olhada na parte debaixo que tem uma pequena exposição de lindos mosaicos, e ainda parar para um lanche ou almoço no Empório do Cristo e ainda comprar produtos artesanais.

Achei bem curiosa a história do Cristo. Em 1968 os moradores da cidade de Socorro se uniram e dividiram o custo para comprar a estátua do Cristo, e a prefeitura deu suporte para transporte e montagem. Foram 6 meses para a montagem e um quebra cabeça gigante com 65 peças de concreto. A mão do Cristo por exemplo pesa 70 kilos.

Hoje o lugar é um dos mais visitados da cidade e um motivo de grande orgulho para os moradores de Socorro. A vista é linda, e adorei a oportunidade de visitar.

Instagram: @emporiodocristo

Endereço: Estrada Municipal Cristo Redentor, S/N Aberto todos os dias de 9h as 19h

Centro Histórico de Socorro

Paramos o carro no Centro Histórico de Socorro em frente a Igreja Matriz e saímos para caminhar, passamos pela Casa Paroquial que é lindíssima, e foi toda reformada nos anos 70, pelo coreto que fica na praça principal, entramos na Igreja que é muito bonita, e caminhamos pelas ruas principais.

Muitas casas históricas preservadas, nos levam um pouco ao passado principalmente ao tempo do ciclo do café que trouxe muita riqueza para esta região do estado de SP. O Centro histórico fica a poucos minutos do mirante do Cristo então vale combinar as 2 paradas.

Cine Orlandi Cavalieri

O Cine Cavaliere Orlandi de Socorro faz parte do polo cultural da cidade no circuito das Águas. O cinema é de 1942, fundado pelo imigrante italiano João Della Maggiori Orlandi. Foi um agradecimento a Cidade de Socorro. O simpático cinema pertence à quarta geração da família Orlandis, e fica bem no centrinho histórico. Eu não entrei, passei de carro, e fiquei feliz de ver o quanto a história está sendo preservada e o cinema segue em funcionamento!

Instagram: @cineorlandi

Endereço: Rua Campos Sales 63 Centro, Socorro

Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Se você estiver na praça principal da cidade de Socorro, aproveite para conhecer a igreja matriz. A igreja foi concluída em 1924 em estilo eclético sob o comando do Padre Antônio Sampaio em alvenaria de tijolos foi erguida no mesmo local onde esteve a 1a capela de 1829. As pinturas internas são obras do artista italiano Mario Tomazzo. Os vitrais doados por família socorrenses foram feitas pela serraria Galiano, de São Paulo.

O sino de 250 kilos foi doado pelo apostolado da oração, recebendo o nome de Sagrado Coração de Jesus. E o sino de 180 kilos foi doado pela tesouraria de obras da igreja Matriz, recebendo o nome de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. O relógio foi doado pelo Senhor Antônio Cardoso e sua estreia foi no dia 26 de maio em 1925 ao meio dia.

Endereço: Praça Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis, S/N – Centro, Socorro – SP

Feira Permanente de Malhas

Socorro, assim como outras cidades do circuito das águas em São Paulo são muito tradicionais na venda de malhas. Então, a sugestão aqui é pelo menos dar uma passadinha da Feira de Malhas! A feira na verdade é um shopping com uma grande variedade de lojas, com uma infraestrutura bem legal, e com muitas opções.

A associação tem mais de 15 anos e reúne fabricantes que vendem no varejo e no atacado.

Endereço: Rod, R. Dep. Antônio Silvio Cunha Bueno, 3320, Socorro – SP, 13960-000

Shopping Moda de Fábrica

Esta é uma outra opção também para quem gosta de uma comprinha de malhas. Ele fica praticamente em frente a Feira Permanente de Malhas, do outro lado da Rodovia. O Shopping tem também muitas opções e vale pelo menos uma paradinha para dar uma olhada nas vitrines.

Rodovia, R. Dep. Antônio Silvio Cunha Bueno, 3230, Socorro – SP, 13960-000

Turismo de Aventura

Socorro é a cidade da aventura então existem muitas opções de rafting ao longo do Rio do Peixe. Eu não conseguir conhecer, já que fiquei somente 1 final de semana, mas queria deixar aqui registrado, que para os visitantes que gostam deste tipo de turismo, a cidade oferece muitas opções incluindo passeios de quadriciclo, cachoeiras, trilhas e muito mais.

Socorro, a História e o Ciclo do Café

A cidade de Socorro tem sua história muito ligada ao cultivo do café desde o século XIX. Em geral São Paulo foi a terra dos Barões do Café, o que trouxe muita riqueza e transformação para a cidade de SP e todo o estado. Clima, solo, condições econômicas, e surgimento de ferrovias para levar o café até o Porto de Santos, tudo isso junto fez o café prosperar, e a cidade de Socorro participou do ciclo do café.

Outra fase importante que a cidade de Socorro passou foi a chegada dos imigrantes italianos, espanhóis, para trabalharem nas fazendas de café, após o fim da escravidão. Com a chegada dos imigrantes, chegaram também a cultura, costumes, arquitetura, gastronomia, arte e deixaram um pouquinho de tudo isso na linda cidade de Socorro.

Um momento importante para o ciclo do café nesta região foi a fundação do IAC – Instituto Agronômico de Campinas pelo imperador Dom Pedro II em 1887. Este passo foi importante para trazer técnica a todas a regiões produtoras de café.

Mais informações sobre a cidade de Socorro: www.socorro.tur.br

Instagram: @turismosocorro

Se você quiser ler outros posts na serra da Mantiqueira veja o link do Blog:

6 respostas

  1. Oi Adriana!!!
    Que fim de semana lindo em Socorro!!!
    Nós vamos seguir o seu roteiro e fazer essa experiência.
    Obrigada pelas informações e um grande abraço.
    Gisele.

  2. super obrigada pelo Carinho! Eu adorei a experiencia em Socorro, e tem tanta coisa que nao deu tempo de fazer, mas eu vou voltar, depois conta o que vc achou de Socorro! grande abraco e obrigada por acompanhar o Viajandocomhistoria

  3. Amei suas dicas, minha família e eu faremos o roteiro que você indicou…. bjs

  4. Socorro é bem bacana, vcs vao gostar! e obrigada pelo carinho e por acompanhar!

  5. Que lugar maravilhoso…
    Sou de Frutal MG
    Fico viajando só na Net

    Quero muito conhecer
    ❤️❤️❤️

Deixe um comentário

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com