Uma viagem navegando pela Amazônia: dicas e passeios

Resumo do Post

E lá fomos nós, conhecer a Amazônia, um sonho antigo realizado em uma viagem que vou guardar para sempre na memória e no coração. A Amazônia mexe com a gente, a imponência da natureza, a grandiosidade da floresta, a imensidão do rio, a diversidade de animais, a gastronomia regional tão diferente de tudo o que eu conhecia, enfim, uma das viagens mais especiais que fiz em toda minha vida! A Amazônia é daquelas viagens que todos os brasileiros deveriam fazer pelo menos uma vez! Um destino tão cobiçado por todo mundo e tão pertinho da gente.

O relato a seguir tem o objetivo de contar um pouquinho de como foi nossa experiência por lá. E já posso adiantar que todas as escolhas foram muito felizes, desde a hospedagem até os restaurantes com gastronomia regional. E o grande destaque foi para a forma de conhecer a Amazônia. Navegar em um navio fluvial pelo rio Solimões foi confortável, dinâmico e muito agradável. Conto tudinho aqui!

Quando visitar a Amazônia:

Talvez este seja um ponto decisivo no planejamento da viagem. Não existe uma resposta certa, porque justamente irá depender do gosto de cada viajante, mas sem dúvida, é fundamental entender a dinâmica do clima da Amazônia para decidir qual o melhor mês do ano para conhecer a maior floresta tropical do mundo. A Amazônia tem basicamente 2 estações: o inverno amazônico com grandes quantidades de chuvas, e o verão amazônico que é um período mais seco.

O inverno amazônico vai mais ou menos de novembro a maio, e é quando uma região significativa da floresta nas margens do Rio Amazonas está alagada, e é possível pegar aquelas lanchas rápidas e navegar literalmente pela Floresta. Minha viagem foi em Abril de 2022, e peguei dias lindos ensolarados, porém com chuvas diárias. No meu caso, eu não sou uma viajante super aventureira, então ver a floresta do barco foi perfeito para mim. Eu não tinha a expectativa de fazer caminhadas por dentro da Amazônia.

Já o verão amazônico é entre Junho a Outubro. É uma época mais seca, e perfeita para quem quer explorar a floresta a pé, e fazer trilhas. A chuva também está presente. Eu acho que a chuva está presente o ano todo na Amazônia. Não é a toa que ela se chama `rain forest´ ne? mas sem dúvidas, o clima é mais seco. Na minha opinião pessoal, o grande problema deste período é a alta temperatura e a grande umidade. Então se prepare!

10 Dicas Práticas para viajar a Amazônia

1 – Chapéu, boné, repelente, protetor solar, óculos de sol são absolutamente indispensáveis. Acreditem!

2 – Na minha opinião todos os passeios devem ser feitos com um guia. A Amazônia não é bem o tipo de viagem para o viajante desbravar sozinho.

3 – Não leve seu melhor tenis. Leve o mais velhinho. Prefira solados antiderrapantes, ou calçados impermeáveis. Eu passei alguns perrengues, quase cai por conta das chuvas. Principalmente na floresta, o caminho é molhado e escorregadio.

4 – Gastronomia faz parte da viagem então experimente a gastronomia regional. Você vai se surpreender!

5 – Sobre crianças. Eu recebi muitas perguntas, se a Amazônia é uma viagem para levar crianças. Na minha opinião pessoal, a forma que eu escolhi de conhecer através de um cruzeiro em um barco fluvial é sim adequado para crianças. Mas tudo vai depender da maneira, hospedagem que os viajantes escolherem.

6 – Se você é um viajante mais roots`, talvez, o verão amazônico seja perfeito para explorar a floresta

7 – Se você é um viajante mais light` o inverno amazônico é perfeito para conhecer a floresta por barco.

8 – Leve meias de cano alto. Não use aquelas baixinhas

9 – Eu não levaria leggings. Elas são muito quentes e grudadas no corpo. Prefira as de tactel, larguinhas e leves. Leve também blusas de manga longa, apesar do calor. Para explorar a floresta é preciso estar protegido com roupas adequadas

10 – Leve roupas extras. O clima é muito úmido, mesmo que você lave, a roupa demora muito para secar. E acredite, você vai querer trocar a roupa mais do que o normal. É extremamente quente.

Gastronomia Regional: O que você não pode deixar de experimentar:

1 – Tambaqui: Sem exageros é o peixe mais gostoso que eu comi na minha vida

2 – O clássico peixe Pirarucu tão típico e famoso na Amazônia. É uma delícia.

3 – O peixe Matrinxâ, que tem uma textura muito diferente e única. Vale experimentar

4 – Cupuaçu com chocolate. É azedinho, mas combina bem com um creme de chocolate

5 – Xcaboquinho com Tucumã

6 – O típico guaraná Baré que é bem regional

7 – Tacacá que é de origem indígena. Trata-se de um caldo feito com mandioca, camarões, tucupi, alho, etc

8 – Tucupi. O famoso pato ao tucupi tão conhecido na região norte, é daqueles pratos imperdíveis em uma visita a Manaus e Belém.

Como foi conhecer a Amazônia em um Navio Fluvial

Esta foi uma das perguntas que mais recebi durante a viagem. Como foi a experiência de conhecer a Floresta Amazônica em um Navio Fluvial. E a resposta foi: a experiência foi dinâmica, confortável, intensa e muito agradável. Abaixo um resumo dos 3 dias de navegação.

Embarcamos na sexta as 15h no porto de Manaus bem perto da praça do relógio no centro histórico, o navio partiu as 18h e voltamos ao porto na segundas as 8h da manhã. O navio também oferecia cruzeiros de 7 dias. Porém no nosso caso, escolhemos o de 3.

O sistema é all inclusive com alimentação, bebidas e passeios incluídos. Acho que este diferencia é bem bacana, porque tem toda uma infraestrutura esperando pelos visitantes.

Em relação aos passeios, são em média 2 a 3 saídas por dia, sempre nas lanchas rápidas, como por exemplo para visitar os igarapés, ver as vitorias-régias, apreciar o nascer do sol, caminhar na floresta, conhecer uma família cabocla, ver as casas flutuantes e muito mais

O navio tem 4 andares, é bem intimista, diferente dos cruzeiros tradicionais. As cabines são bem confortáveis, e em nenhum momento da navegação eu senti balançar. Em relação a entretenimento, o navio oferece diariamente shows a noite. Foi bem divertido.

A comida é farta e o que eu mais gostei foram as opções de gastronomia regional. Pude experimentar vários peixes. Foi bem bacana.

A internet não funciona em algumas partes da navegação. Mas quando estamos perto de alguma cidade, ai tem que correr para usar. O bom mesmo é aproveitar e fazer um detox da internet por alguns dias.

O perfil dos viajantes neste tipo de cruzeiro é muito variado. Famílias com crianças, casais, senhores, jovens, pessoas que viajam sozinha. Acho que por ser uma opção confortável, atrai bastante diversos perfis de viajantes.

Resumindo, a experiência foi muito bacana. Navegar pelo Rio Amazonas foi uma aventura que nunca vou esquecer, e poder olhar da varanda da cabine toda aquela imensidão verde, a floresta, o nascer e o por do sol.. definitivamente são memórias que vou guardar para sempre no meu coração.

10 passeios para fazer na Amazônia

1 – Encontro das águas do Rio Negro e Solimões

2 – Nascer do Sol na região de Manacupuru

3 – Casas Flutuantes no lago Janauari

4 – Visitar uma família cabocla no lago Janauacá

5 – Ver as Vitorias Régias

6 – Ver o boto cor de rosa em seu habitat natural

7 – Conhecer uma aldeia indígena

8 – Navegar pelos Igarapés

9 – Ver de perto a mãe das árvores amazônicas, a gigantesca e imponente Sumaúma

10 – Navegar e ouvir o som da floresta e observar os animais, preguiças, macacos, gaviões, e garças na região da várzea.

Se você tiver 1 dia em Manaus: Quais lugares conhecer

O foco desta viagem a Amazônia foi a navegação pelo rio e o cruzeiro no navio fluvial, porém tivemos praticamente 1 dia e meio em Manaus, e conseguimos conhecer as atrações básicas da cidade. A parte interessante é que a maioria dos lugares se localizam no centro histórico, então as distâncias são curtas e tudo pode ser feito a pé. Ai vai uma listinha de lugares que fomos visitar.

Teatro Amazonas

Comece pelo cartão postal da cidade. O Teatro Amazonas é a atração mais linda e icônica de Manaus. Tudo me deixou fascinada, porém a cúpula do teatro é sensacional. São 36 mil peças de cerâmica esmaltadas e telhas vitrificadas que vieram diretamente da França. E as cores verde, amarelo, azul e vermelho vieram de inspiração da floresta Amazônica e dos pássaros que vivem lá.

O 2o ponto que me deixou absolutamente sem palavras foi sentar no salão principal e olhar para cima. A sensação era de estar olhando para a base da torre Eiffel. A nossa guia nos explicou que esta foi uma forma dos arquitetos homenagearem a França.

A visita guiada durou cerca de uns 40 minutos, e custou 20 reais. Foi necessário apresentar o certificado de vacina. A visita é imperdível.

Centro Cultural Palácio de Justiça

Atravessando a rua, logo em frente ao Teatro Amazonas, fomos conhecer o Centro Cultural Palácio de Justiça, o prédio é fabuloso e também um representante de um período rico em que a região passou que foi o ciclo da borracha. A inauguração do palácio foi em 1900 e é incrível circular nas salas onde funcionava o poder judiciário.

Os portões do palácio foram importados da Escócia, as escadarias vieram de Lisboa. A escada principal é muito imponente com arcos, colunas, paredes marmorizadas e pisos de madeira. Super valeu a visita. E é gratuito.

Centro Cultural Palácio Rio Negro

Do centro histórico fomos caminhando até este outro palacete que pertenceu a um comerciante da borracha, o alemão Karl Scholz. Foi a residência de governadores até 1980, e nos últimos anos foi restaurado e transformado em um centro cultural. O edifício é belissimo, construído em 1903 e é um dos mais emblemáticos do período rico da borracha.

O palácio possui 2 andares, e uma varanda super charmosa. Super valeu a visita

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ele também é conhecido como Mercadão, e é um marco na cidade de Manaus. O mercado municipal fica as margens do Rio Negro e foi construído no rico ciclo da borracha com infraestrutura proveniente da Europa. Ele foi projetado pelo francês Gustave Eiffel e inaugurado em 1883 comercializando desde então produtos e alimentos típicos da Amazônia.

Este imponente edifício que logo chamou nossa atenção abriga 5 museus na cidade de Manaus: Museu da Imagem e do Som, Pinacoteca, Tiradentes, Arqueologia e Museu de Numismática.

O prédio é de 1874 e funcionava como Quartel da Polícia Militar do Estado do Amazonas. Mas em 2009 foi transformado em um espaço cultural aberto a visitação pública.

Praça do Relógio Municipal

Caminhando pelo centro histórico quase chegando no centro histórico de Manaus, chegamos no relógio municipal. Ele possui uma arquitetura neoclássica e sua engrenagem foi importada da Suiça, em meados do século XX. Sua frente é voltada para o Rio Negro.

Igreja São Sebastião

Em frente ao Teatro Amazonas, se encontra outra atração no centro histórico. A Igreja de São Sebastião é a preferida das noivas em Manaus, dizem que a fila de espera passa de um ano.

Ela é de 1888, uma das mais antigas da cidade, e hoje é tombada pelo Patrimônio Histórico. A igreja tem vários estilos como gótico e neoclássico além de painéis e vitrais europeus.

Praia de Ponta Negra

E quem disse que Manaus não tem praia? Saindo do centro histórico, fomos para o outro lado da cidade conhecer a praia de Ponta Negra. Era lá que ficava o famoso Hotel Tropical, um complexo gigante todo integrado a natureza. O hotel está em reforma e parece que será reaberto em dezembro de 2022. A praia tem vários kioskes e uma orla bem bacana para uma caminhada. Vale conhecer.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manaus

Onde Ficar em Manaus

Compartilho aqui a minha experiência em 2 hoteis que eu gostei muito. Como tínhamos somente 2 noites, uma antes de embarcar no navio, e uma na volta antes de pegar o voo para casa, decidimos ficar em duas localidades diferentes para experimentar um pouco da cidade de ângulos diferentes.

Se você gostou da indicação dos hoteis e quiser fazer uma reserva, você pode usar o link ao lado logo no inicio do post do booking.com. Você não paga nada adicional para reservar pelo link e me ajuda a continuar publicando conteúdo por aqui!

Hotel Juma Ópera

Este hotel tem uma localização privilegiada no centro histórico. Ele fica em frente ao icônico Teatro Amazonas, inclusive com quartos de frente para o teatro. O Juma Ópera é novinho, possui quartos super confortáveis, fica em um prédio histórico transformado em hotel, tem uma decoração toda ligada a floresta amazônica, o café da manha é excelente, e o jantar também.

Sabe aqueles hoteis que você pede para que o tempo passe bem devagar para a diária não acabar. Então, isso aconteceu comigo quando estava por lá.

A cereja do bolo do Juma Ópera é a piscina no 5o andar exatamente de frente para a cúpula colorida do Teatro Amazonas e com uma vista privilegiada do centro histórico de Manaus.

Deu para perceber que minha experiência por lá foi bacana ne?

Hotel Tropical Executive

Este foi o nosso hotel escolhido para a última noite em Manaus. Ele fica em outra parte da cidade, na praia de ponta negra, debruçado para o Rio Negro. Este hotel fica ao lado do famoso Hotel Tropical que neste momento está em reforma com abertura prevista para dezembro de 2022.

Demos sorte de ficar no 6o andar em um quarto de frente para aquele rio sem fim. A vista é incrível, o quarto é amplo e o café da manhã é muito farto.

Onde Experimentar a Gastronomia Regional em Manaus

Cachiri

Se você quer experimentar a comida regional em Manaus comece pelo Cachiri, este restaurante fica no coração do centro histórico bem em frente ao Teatro Amazonas. Escolha uma mesa de frente para a rua e se encante com os sabores amazônicos. Eu escolhi um tambaqui que fazia parte do menu executivo. Sem exageros, o Tambaqui é o melhor peixe que já comi na minha vida.

Banzeiro – Cozinha Amazônica

Eu recebi várias indicações de amigos para não deixar de conhecer o Banzeiro. E é claro fui lá conhecer. O restaurante superou todas as minhas expectativas. Realmente a comida era sensacional, e pude experimentar mais peixes da cozinha amazônica além de um divino caldinho de peixe. Sai de Manaus apaixonada pela gastronomia regional.

Vista Rio Café

E no último dia de Manaus ainda foi possível conhecer uma cafeteria muito instagramável de frente paro o Rio Negro. Foi lá que experimentei Tucumã. Nunca nem tinha ouvido falar, ele veio no X-coboquinho que parece que é muito conhecido na cidade.

Se você gosta de um lugar amplo, aberto, para comer um sanduiche, e aproveitar um lindo por do sol, o Vista Café pode ser uma boa opção.

8 respostas

  1. Boa tarde
    Me indica uma agência p fazer esse cruzeiro na Amazônia

  2. Ola, fizemos o cruzeiro do navio de 3 noites pelo rio pelo Iberostar. Compramos direto no site. um grande abraco

  3. Gostaria de fazer o passeio gratuito pela Av Paulista
    Como faço para participar?
    Obrigada

  4. Adriana eu estou encantada com os lugares que você posta, parece que eu estou lá, me satisfaço com isso, alguns lugares mais populares eu conheço. Eu arrumei este jeito de viajar e curto muito, agora melhor ainda porque voce nos trás detalhes que as vezes nao percebemos. Eu lhe sou muito grata . Celina- Goiânia Go.

  5. בדרך כלל, כלקוחות – אנו נוטים לאמץ מעסים
    שדוגלים באסטרטגיה גמישה מולנו, אך ישנם לעתים כמה מעסים שאינם
    גמישים שדווקא הם עשויים להתגלות כאנשים שתתחברו אליהם ושיספקו עבודה מאד מקצועית הלכה
    למעשה. מסאג נהריה הכרויות סקס מסאג’ תאילנדי המסאג’ התאילנדי הינו שיטת עיסוי אשר קיימת כבר
    1700 שנים והיא למעשה משיטות הריפוי
    והעיסוי הישנות ביותר אשר קיימות בעולם ולכן בפי … מה יותר כיף מאשר לקבל עיסוי בקריות מהנה לבד?

    כמו כל דבר בחיים בוחרים שירות שיהיה כיף לחזור אליו בזכות פורטל שמרכז את כל המודעות השוות ביותר- איפה נמצא אחד
    כזה? אז כשאתם בוחרים נערת ליווי שווה
    בעיר אילת כל מה שאתם צריכים זה לא רק ציפייה אלא שאיפה לאישה המדהימה ביותר
    שיודעת ויכולה לקחת את תענוגות החיים שלכם צעד אחד קדימה.
    שלא תטעו לחשוב, לא תמיד הליך החיפוש היה פשוט ומהיר, פעם מי שמחפש שירות של נערת ליווי, נאלץ לצאת למסע חיפושים אחר מודעות קטנות בחלקים האחוריים של המקומונים, בלוחות המודעות ובמקומות אחרים וגם כשנמצאו מודעות
    כאלו, לא תמיד הבחורה אשר עמדה מאחוריהם הייתה לטעמו של המחפש.

    אם הגעתם ישר לקליניקה בלוד אשר בה
    הזמנתם עיסוי מפנק בתל אביב
    ישר מהעבודה, תהיה לכם אפשרות להתקלח בקליניקה
    בלוד ולהתחיל עם עיסוי מפנק בלוד תוכלו לבחור איזה או גבר שיבצעו עבורכם את העיסוי.

    Feel free to visit my web site: https://perle-escorte-trans.com/region/Discreet-apartments-in-Tel-Aviv.php

  6. חלקם עובדים באזור הצפון, לכן אלה יהיו יותר רלוונטיים עבורכם.

    לבד באזור המרכז ? אין מה לעשות, אבל, כאשר זה נוגע
    למראה חיצוני, לכל אחד יש את הטעם האישי שלו ואת הנשים אליו הוא יימשך יותר כמו גם את אלו
    אליהן הוא ימשך פחות. החברה נותנת מענה מיידי במקרים
    של תקלות ברכב ובמצבי חירום במהלך הנסיעה,
    ומהווה מוקד אליו ניתן להתקשר במצבי חירום בכל
    עת. במקרים כאלה כדאי לעדכן את בעל המקום
    מראש ולהשתמש בשירותי האתר על מנת
    לחסוך זמן וכסף. לאומניט יש את כל התשובות כאן ועכשיו.
    שירותי אינסטלציה וביובית יש מספר מקרים בהם יהיה לאדם צורך לפנות אל אינסטלטור בחולון בשביל
    להזמין שירות. נגיעה אחת, אשר תשנה את הרגשתו מן הקצה אל הקצה.
    כל גבר מכיר את הסיטואציה
    שבה הוא רואה בחורה והוא מת להכיר אותה ולצאת
    איתה. שתי בחורות בנות 27 מזמינות אותך לפינוק ברמת גן בחורה שטנית שופעת ובחורה גינגית עם…
    ישנה אפשרות לבלות עם שתי לסביות שמענגות בו זמנית גם אותך וגם אחת את השנייה.
    אנו במשפחת Clean Joy שמחים לתת את השירות הטוב ביותר.

    my webpage:

  7. נערות ליווי בראשון לציון מעניקות חוויה מפנקת עבור גברים מכל המגזרים ומכל הגילים
    שמזמינים שירותי נערות ליווי במרכז.
    צוות סקס אדיר מרכז עבורכם את כל נערות הליווי במרכז.
    כשמדובר במסאג עד הבית, אנו מזמינים גם אתכם
    ליצור עמנו קשר ממש כעת, לחסוך בזמן יקר ולהירגע במקום הנינוח
    והטבעי ביותר עבורכם! קישור למטפלים
    בעיסוי עד הבית וכן לקליניקות הקרובות בגבעתיים, ת”א ופ”ת תוכלו למצוא כאן עיסוי במרכז.
    מאגר נערות ליווי במרכז כל הפרופילים מאומתים וזמינים עכשיו
    באזורכם. נערות ליווי ברמת גן צעירות והן עושות ספורט תמיד.

    בין אם זה פסק זמן מהעבודה בכדי להגיע לקבל
    עיסוי מושלם ליחיד, ובין אם זה ספא
    זוגי לחוויה יומית של כמה שעות עם חדר פרטי, עיסוי, ארוחה
    ופינוקים נוספים, באתר ספא פלוס, תוכלו למצוא את כל החבילות האיכותיות
    והשוות ביותר ברמת גן ובמחירים הנוחים
    ביותר בארץ! חדר ההירגעות הוא חדר
    שכולו מוקף שלווה ופסטוראליות,
    בו תקבלו את המנוחה שאתם צריכים לאחר טיפולים שונים.
    האם יש ריהוט בחדר הקליניקה להשכרה
    בשרון ומה הוא כולל ספה, שולחן, מחשב ומדפסת, מיטת טיפולים?
    כל מי שמגיע לחדרים להשכרה באזור תל אביב יוכל ליהנות מחדרי אירוח
    ברמה גבוהה תוך שימת דגש על הפרטים הכי קטנים..
    בערים מסוימות באזור ראשון לציון יש גם בתי מלון או חדרים דיסקרטיים שאליהם ניתן להזמין נערות ליווי, אך אם אתם רוצים להזמין נערות
    ליווי בתל אביב אז שם מגוון המלונות הדיסקרטיים גבוהה יותר.

    Here is my site … https://sailing-mates.com/categor/Discreet-apartments-in-Jerusalem.php

Deixe um comentário

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com