Monte Verde – 1 roteiro na Serra da Mantiqueira

Resumo do Post

Eu sempre sou suspeita para falar das cidades na Serra da Mantiqueira, porque eu absolutamente amo esta região de natureza tão intensa. Meu lugar no mundo é aqui! E a cidade de Monte Verde é mais uma pérola na serra com muita tranquilidade, muita natureza, produtos artesanais, boa gastronomia, e ao mesmo tempo um destino para quem gosta de aventura, e trilhas.

Monte Verde também é considerado aquele destino romântico para casais que querem curtir um fim de semana, feriado ou mesmo as férias.

O trajeto geralmente leva em torno de 2horas e meia saindo de São Paulo. A cidade de Monte Verde fica em Minas Gerais mas quase divisa com São Paulo.

Eu passei o último final de semana na serra (Fevereiro de 2022) e conto aqui um pouquinho do que eu fiz na linda Monte Verde.

Para efeitos de comparação, geralmente que busca Monte Verde, procura um lugar com tranquilidade, cercado de muita natureza, e longe do agito por exemplo da vizinha Campos do Jordão. Como gosto pessoal é muito particular, mais uma vez eu sou suspeita para falar, porque eu adoro a tranquilidade de Monte Verde, e adoro o agito de Campos do Jordão.

Onde se Hospedar – Carícia do Vento Pousada Boutique

A Carícia do Vento Pousada Boutique (@pousadacariciadovento) foi nossa hospedagem no fim de semana em Monte Verde. A experiência foi excelente, cuidado em cada detalhe, café da manhã delícia, um chalé amplo com muitas janelas debruçadas para montanhas e natureza intensa.

Adorei também as áreas de lazer, piscina, deck, tudo muito amplo e bem cuidado. A pousada conta ainda com SPA e academia. Eu adoro uma pousada com muita área verde para caminhar, descansar, ou só mesmo sentar na varanda e ouvir o som dos pássaros, e foi exatamente isso que eu encontrei na Pousada Carícia do Vento! Adorei a experiência!

Endereço: R. Parelha, 128 – Centro, Camanducaia – MG, 37653-000 (para chegar existe um pequena estrada de terra, a partir da rotatória logo no início da cidade, mas o trecho é bem curto)

Os seguidores do @viajandocomhistoria tem desconto na Pousada Carícia do Vento para hospedagens até 30 de abril de 2023, para o mínimo de 2 diárias, exceto para feriados. Utilize o link abaixo para reserva e digite o código ADRIANA26OFF (com letra maiúscula)

https://hbook.hsystem.com.br/booking/IndexMobile?companyId=5a60cc4cc19a4119acd31fed&utm_campaign=website&utm_medium=book-button&utm_source=website

O que fazer na Cidade de Monte Verde

Parque Oschin

Esta foi minha primeira parada, e me surpreendi com tudo. Desde ver caminhos lindos com centenas de hortênsias. Elas florescem no verão, e como fui em Fevereiro de 2023, a cidade estava recheada de hortênsias. Lindo de ver!

Me surpreendi também com as llamas andando livremente no parque, elas são bem tranquilas, e dava até para se aproximar. As llamas são geralmente vistas em lugares de clima frio, principalmente na área dos Andes. E não imaginava ver llamas em Monte Verde.

O parque Oschin é muito grande, ótimo para criancas, com chachoeiras, área de lazer, mas muito bacana também para adultos. É aquele tipo de passeio que eu adoro, estar cercada por muita natureza.

O ingresso custou 40 reais por pessoa. (referência fevereiro de 2023)

Endereço: R. da Mantiqueira, 1460 – Monte Verde, Camanducaia – MG, 37653-000 (para chegar existe também um trecho curto de estrada de terra partindo da avenida principal de Monte Verde)]

As terças feiras, o parque fica fechado.

Mirante do Aeroporto

O Aeroporto de Monte Verde, considerado o mais alto do Brasil com 1560 metros de altura, esta no momento desativado, porém virou um ponto turístico e agora tem grafites bem bonitos que rendem lindas fotos.

O aeroporto também fica perto da avenida principal da cidade. A partir da rotatória, após passar o pórtico da cidade, vire a esquerda. Para chegar existe também uma pequena estrada de terra, mas foi tranquilo de chegar.

Trutário – Paulo das Trutas

Muito mais do que um restaurante para comer trutas que são tão características das águas geladas da Serra da Mantiqueira, este restaurante que possui também 12 enormes tanques para criação de trutas. O processo é bem interessante, eles usam as águas que vem das montanhas, e que depois segue seu curso natural para os rios.

As trutas são provenientes das águas frias do Canada. E a partir de 1949 elas vieram para o Brasil, e começaram a serem criadas na região sul e sudeste. A Serra da Mantiqueira foi um lugar onde as trutas se adaptaram muito bem

Foi muito bacana conhecer todo o processo, e o restaurante é simples, mas muito bom. E para chegar, passamos em um caminho lindo de hortênsias também.

Fique atento pois existem 2 restaurantes Paulo das Trutas na cidade de Monte Verde. O que possui o trutário fica mais longe da avenida principal da cidade, e é necessário passar por uma estrada de terra. O outro restaurante já fica bem perto da área urbana da cidade.

Endereço Restaurante e Trutário: Rua da floresta, 810, Monte Verde – MG

Endereço Restaurante: Av. das Montanhas, 120 – Monte Verde, Camanducaia – MG, 37650-000

Cantinho do Doce

Na saída do trutário, voltando para a cidade, demos uma paradinha no Cantinho do Doce. Sabe aqueles lugares instagramáveis que a gente adora para tirar uma foto? Então o cantinho é uma graça, e já que estávamos no caminho de volta, demos uma paradinha.

O espaço conta também com uma lojinha de doces, compotas, queijos e todas aquelas delícias que a Serra da Mantiqueira tem. Na verdade, a cidade de Monte Verde, é recheada de lojas de queijos, doces artesanais, e chocolates. Elas ficam espalhadas na rua principal da cidade e nos arredores também.

Centrinho e rua principal de Monte Verde

Já que estamos falando da rua principal da cidade – Avenida Monte Verde, é lá que tudo acontece. Na avenida principal estão concentrados restaurantes, cafeterias, galerias, lojas de artesanatos, roupas, calçados, bancos, lojas de chocolates, vinhos da região, doces, e serviços de turismo.

Então é um lugar obrigatório de passear, tanto de dia, quanto de noite. São tantas opções bem bacanas de restaurantes, que é só, caminhar e escolher de acordo com o seu gosto.

E a rua ainda conta também com muitos cantinhos floridos e que rendem lindas fotos.

Termômetro oficial de Monte Verde

Não deixe de observar na Avenida principal da cidade o termômetro oficial da cidade que muitas vezes marca temperaturas negativas e que já virou um ponto turístico da cidade.

O termômetro e suas temperaturas baixas viraram atração, já que é o friozinho da serra que leva tantos visitantes a explorar esta cidade charmosa e romântica que é Monte Verde.

O termômetro fica na Avenida Principal e é bem fácil de localizar.

Icebar Monte Verde

Particularmente eu não sou daquelas pessoas que gosta de temperaturas congelantes, mas eu passei em frente ao Icebar na avenida principal da cidade, e confesso que fiquei curiosa de saber como funciona.

Sempre vejo fotos das pessoas neste tipo de bar onde a temperatura pode chegar a -20oC. Eu acho que não conseguiria ficar muito tempo dentro do bar, mas deve ser legal ver esculturas de gelo.

Então se você já tiver entrado no Icebar, deixa aqui seu comentário no final do post, nos contando se vale a pena ou não.

Endereço: Av. Monte Verde – Centro, Camanducaia – MG, 37653-000

Shopping Center Celeiro

Provavelmente você já deve ter visto alguma foto do shopping Celeiro em Monte Verde, eu acho que é um cartão postal da cidade, com uma galeria de lojas em casinhas iguais, com grandes telhados coloridos. São mais de 25 lojinhas onde tem um pouco de tudo, artesanato, malhas, doces caseiros, e cantinhos que rendem lindas fotos.

Endereço: Av. Monte Verde, 743 – Monte Verde, Camanducaia – MG, 37650-000

Orquidário MV

Próxima parada: Orquidário MV. Você pode visitar as estufas onde as orquídeas são cultivadas, e a curiosidade é que existem também plantas carnívoras em exposição.

O orquidário conta com mais de 1500 espécies distintas de orquídeas e plantas carnívoras, além de cactos, plantas exóticas, bromélias entre outras.

São 2 estufas para serem visitadas e a entrada é gratuita. É possível também comprar orquídeas por lá. O local é pequeno, mas vale uma passada no orquidário.

Endereço: Avenida Sol Nascente 1000 Monte Verde

Fábrica de Chocolate – Chocolateria Monte Verde

Na mesma rua do Orquidário, mas bem a frente, visitei uma loja e pequena fábrica de chocolate Monte Verde. Aqui eu diria que as crianças vão gostar, já que é tudo bem temático, e tem tantas opções de chocolate que a gente fica sem saber o que escolher!

Endereço: Avenida Sol Nascente 1945 e também na Avenida Monte Verde 1061, Monte Verde

Passeio de Quadriciclo

Este passeio é um clássico em Monte Verde tanto para adultos quanto para crianças. Na 1a vez que fui a cidade, fizemos o passeio, e desta vez acabamos focando mais em parques e na área urbana de Monte Verde.

Mas como a região tem muitas trilhas, mirantes, e estradas de terra, o passeio de quadriciclo acaba sendo uma opção ótima para ver Monte Verde por um outro ângulo.

Eu gostei muito do passeio da 1a vez, mas a dica aqui é já indicar ao guia, se você é daqueles viajantes que gosta de uma aventura ou de um trip mais tranquila. No meu caso, eu sou do tipo viajante tranquila! rs!

Trilha da Pedra Redonda

Como eu tive pouco tempo desta vez em Monte Verde, eu não fiz nenhuma trilha, mas por tudo que li a trilha da Pedra Redonda seria minha escolha já que com 15 minutos de caminhada, já é possível ver um mirante para a Serra da Mantiqueira e por ser uma trilha considerada de dificuldade fácil a moderada.

A altitude da Pedra Redonda em seu topo é de 1.990 metros, e será minha 1a parada na próxima vez em Monte Verde. O que posso afirmar é que andando na Avenida principal da cidade, o visitante tem acesso a vários tipos de serviço de turismo para passeios, e trilhas. Então é só se informar, escolher aquela que tem mais link com seu perfil e curtir a linda Serra da Mantiqueira

Mais destinos na Serra da Mantiqueira

Monte Verde é mais uma das cidades lindas da Serra da Mantiqueira e aqui no Blog tem mais 3 roteiros de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Gonçalves caso você queira ler também. Abaixo vou deixar os links que vão direto aos posts do Blog!

Como eu disse no início sou suspeita para falar da Mantiqueira porque eu absolutamente amo esta região. O bacana é que cada uma destas cidades que escrevi no blog tem uma característica: Campos do Jordão a mais badalada, Gonçalves a que tem um turismo rural bem interessante, Monte Verde talvez a mais romântica, São Bento do Sapucaí com sua arte em mosaico e turismo de aventura para subir a pedra do Baú, e a bulcolica Santo Antônio do Pinhal.

Cada uma com suas características, mas todas no coração da belíssima Serra da Mantiqueira. Então agora é só escolher a que mais esta adequada ao seu perfil e partiu Serra da Mantiqueira!

Boa Leitura e obrigada por acompanhar o @viajandocomhistoria

Campos do Jordão: https://viajandocomhistoria.com.br/campos-do-jordao/

São Bento do Sapucaí: https://viajandocomhistoria.com.br/?s=sao+bento+do+sapucai

Santo Antônio do Pinhal: https://viajandocomhistoria.com.br/?s=santo+antonio+do+pinhal

Gonçalves: https://viajandocomhistoria.com.br/mantiqueira/

Deixe um comentário

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com