Dubai: um roteiro completo

Publicado em

Dubai: Um roteiro completo

A convite do @visit.dubai, fomos conhecer este destino surpreendente que foi eleito 3 vezes consecutivas, o destino global número 1 do mundo, pelo Travellers´ Choice Awards do Trip Advisor. Muito mais do que arranha-céus, prédios ultra modernos e shoppings, Dubai tem muito a oferecer ao visitante. Combina cultura, entretenimento, deserto, praia, gastronomia e muito mais.

São mais de 200 nacionalidades vivendo em Dubai, e talvez por isso, o país seja tão cosmopolita. E um símbolo para o mundo de inovação, tecnologia e arquitetura arrojada. Eu amei a experiência de conhecer Dubai, e abaixo compartilho com vocês todo o meu roteiro por lá!

1o Dia - Voo direto São Paulo - Dubai

Partindo de São Paulo, o voo direto da Emirates até Dubai leva em torno de 15 horas. Como informação adicional, brasileiros não precisam de visto, nem de vacina para entrar em Dubai. Mas é preciso passaporte com validade superior a 6 meses a data de viagem e seguro-viagem E uma curiosidade é que assim que passamos na imigração recebemos um cartão de internet. Achei a iniciativa bem bacana.

O aeroporto de Dubai é absolutamente gigante, e um hub mundial muito importante. Então você vê pessoas do mundo circulando por lá. Muitos passageiros que vão do Brasil para a Asia, param em Dubai como uma conexão. O aeroporto é super moderno e muito fácil para entender todas as indicações já que estão em inglês.

Imigração feita, malas retiradas, a caminho do hotel para dormir e se acostumar com o fuso horário. Dubai está 7 horas à frente do horário de Brasília.

Como referência de preço de uma passagem pela Emirates de SP - Dubai - SP, fiz uma simulação para Março 2025, e o valor da Econômica é de R$5 mil, para a Econômica Premium o valor é em torno de R$15 mil.

Nossa Hospedagem foi no Al Seef Heritage Hotel Dubai, Curio Collection by Hilton. O hotel é ótimo, fica na Marina al Seef que é uma área bem agradável, e fica nas margens do Dubai Creek. O hotel é temático e me senti dentro do filme Indiana Jones. Importante compatilhar que este local é também um shopping aberto com varias lojinhas, restaurantes, cafés. Gostei muito da estrutura e localização. E o café da manhã, é daqueles que a gente pede para o tempo passar bem devagar! Tudo de bom!

Como referência de preço deste hotel, a diaria em reais foi em média R$600,00 (setembro 2024)

2o Dia - Arte Digital, Fontes, Burj Khalifa

E lá vamos conhecer Dubai. Começamos por um museu bem recente e que eu absolutamente amei.

Marina Al Seef

Como minha hospedagem foi na Marina Al Seef, a 1a coisa que fizemos logo após o café da manhã, foi caminhar por este lugar, que me fez sentir em um filme do Indiana Jones. Alem de muitas lojinhas, cafés, em um lugar bem aberto as margens do Dubai Creek, o cenário e o ambiente como um todo são todos bem pitorescos. E adicionalmente eu achei o lugar bem localizado a poucos minutos de distância dos principais pontos de interesse de Dubai. Adorei a hospedagem e a Marina.

ARTE Museu

Trata-se de uma experiência imersiva de arte digital que combina tecnologia e muita criatividade. São 2800 m2 de área e 14 zonas com a temática Natureza Eterna. A sensação é de realmente fazer parte de cada ambiente. Uma das melhores experiências imersivas que eu já tive em um museu. A musica, a arte, a tecnologia, tudo combina de forma muito harmônica.

E ainda tivemos a oportunidade de participar da experiencia no bar. O bebida que o visitante recebe nas mesas faz parte da imersão e oferece uma interação com as cores, e projeções nas mesas. Uma surpresa inesperada.

O ARTE Museu fica no Dubai Mall e a entrada é bem em frente a Galerie Lafayette. Bem fácil de achar.

A referência de preço é de R$225 reais (setembro 2024)

@artemuseum_dubai

At the Top Burj Khalifa

Dia de conhecer o prédio mais alto do mundo. Também localizado no Dubai Mall, o observatório do Burj Khalifa fica nos andares 124 e 125 e oferece vistas panorâmicas de 360 graus de Dubai. São 555 metros de altura e o elevador de alta velocidade já é uma incrível atração. Enquanto subimos vamos aprendendo sobre a historia e a arquitetura da cidade de Dubai.

O mirante é ao ar livre, a vista é espetacular, e a experiência é imperdível. O Burj khalifa é composto de apartamentos, áreas comerciais e também um hotel residência. Se tem um lugar que é `must go`em Dubai é o Burj Khalifa.

A entrada para o observatório também é pelo Dubai Mall, e a o preço referência é R$279,00 (setembro 2024)

Endereço: 1 Sheikh Mohammed bin Rashid Blvd - Downtown Dubai - Dubai - Emirados Árabes Unidos

@burjkhalifa

Aquário Dubai

Esta é daquelas atrações que encanta crianças e adultos. O maior aquário indoor do mundo fica em Dubai localizado no Dubai Mall e a visita foi além das expectativas. Para começar a gente passa por um túnel subaquático sob o tanque gigante e principal vendo tubarões, milhares de tipos de peixe de todas as partes do mundo.

A sensação é de estar praticamente dentro do aquário. Passo seguinte subimos até o 2o andar, e o visitante tem acesso a vários tipos de experiência. Você pode nadar , mergulhar em um dos tanques e ainda tem uma opção de um pequeno barco que segue por cima do aquário e é possível entender um pouco sobre como o back stage funciona. É importante compartilhar que estas experiências são pagas adicionalmente.

De qualquer forma a visita básica já é sensacional.

O aquário também está localizado no Dubai Mall e o preço referência do ingresso é de R$300,00 (setembro 2024)

@dubaiaquarium

Show das Águas e Fontes - Dubai Mall

A área aberta entre o Dubai Mall e os prédios na sua volta, o Timeout e região de restaurante é lindíssimo. Se você gosta de uma foto especial, este é o lugar. São tantos cenários incríveis, então prepare o seu celular. Mas claro que todos querem uma foto com o Burj Khalifa ao fundo.

A cereja do bolo de toda esta área, na minha opinião foi o show das fontes quando a tarde começa a cair. As músicas são lindas, a dança das águas são emocionantes e tudo o que você precisa fazer é chegar uns minutos antes e achar um lugar com boa visibilidade ao redor do lago.

Eu fiquei completamente impactada pelo show das águas. E ao chegar a noite, o cenário muda completamente. As milhares de luzes acesas de todos os arranha céus dão um tom de modernidade e futuro que são incríveis em Dubai.

Foi um dia maravilhoso, daqueles que a gente só agradece por ter tido a oportunidade de ver tudo aquilo.

Jantar no Timeout

Eu virei fã do Timeout que é um polo gastronômico pelo mundo desde que conheci o 1o Timeout em Lisboa. E em seguida conheci o de Miami. Na viagem a Dubai não poderia deixar de conhecer. Localizado no Souk Al Bahar que também fica localizado no Dubai Mall reúne 17 conceitos culinários de chefs locais renomados, e oferecem tanto uma experiência gastronômica quanto cultural.

E uma curiosidade é sobre bebida alcoólica. Existem algumas restrições de compra de bebidas em Dubai. Porém no Timeout foi possível comprar. Então fica a dica e mais um motivo para conhecer o Timeout. Aquela vibe animada, e vibrante com pessoas do mundo inteiro. Super recomendo.

Endereço: Dubai Mall

@timeoutdubai

3o Dia - Região Palm Jumeirah

Dedicamos o 2o dia de viagem a uma região de Dubai que talvez seja o cartão postal mais conhecido mundo a fora

The View at the Palm

Imagina um lugar  que as imagens correm pelas redes sociais, viram tela de fundo no computador e ai um dia você vê tudo isso com seus olhos. Conheci Palm Jumeirah um dos maiores projetos de engenharia do mundo. onde era água, hoje é um conjunto de ilhas artificiais em forma de palmeira com um tronco, ramos e um semicírculo que funciona como quebra mar.

E lá no alto, no andar 52, em uma plataforma de observação está o The View at the Palm. Eu fui ver ver esta obra prima que já se tornou um cartão postal de Dubai e é de 2008. E como tudo isso foi construído? Complexo. Teve processo de dragagem, retirando areia do fundo do mar,  recolocação em camadas,  muitas pedras, e rochas de ate 6 toneladas cada.

Hoje as ilhas tem casas cinematográficas, e vários hotéis.

A plataforma de observação no 52o andar do Palm Tower tem vistas panorâmicas e deslumbrantes da Palm Jumeirah e do Golfo Pérsico. Eu só conseguia repetir UAU desde o momento que entramos no The View at the Palm. É quase como uma atração da Disney. O visitante vai sendo levado para várias salas que contam como foi a obra prima de engenharia de construir um conjunto de ilhas artificiais onde antes só tinha água. É uma verdadeira experiência imersiva.

A vista 360o cobre a própria cidade, com o horizonte futurista de Dubai, a icônica ilha em formato de palmeira.

Valor referência do ingresso The View at the Palm R$150 (Setembro 2024)

Endereço: Nakheel Mall Center of Palm Jumeirah - Dubai - Emirados Árabes Unidos

@theviewpalm

Jardim de Borboletas

Talvez seja improvável imaginar um jardim com mais de 15 mil borboletas de 50 espécies diferente em uma cidade com as temperaturas de Dubai. Mas o improvável se tornou realidade. Fomos conhecer o Butterfly Garden com 10 cúpulas climatizadas e que fica localizado ao lado de uma outra atração bem conhecida em Dubai que é o Miracle Garden.

Mas observe que o Miracle Garden abre sazonalmente.

O jardim de Borboletas oferece uma experiência educativa e encatadora para todas as idades. Adorei conhecer!

Ingresso Referência R$82,00 (setembro 2024)

Endereço: Al Barsha South 3, Dubailand Area, Beside Dubai Miracle Garden - Dubai - Emirados Árabes Unidos

@dubaibutterflygarden

Miracle Garden

Trata-se do maior jardim de flores naturais do mundo. O parque possui 72 mil m2 e uma série de estruturas cobertas e transformadas em exposições de flores coloridas.

Infelizmente em Setembro de 2024, o Jardim estava fechado, já que ele abre sazonalmente. Então eu não conseguir conhecer, mas segue na minha lista de desejos de viagem, e eu acho que é um ótimo motivo para voltar em algum momento a Dubai.

Ingresso Valor Referência R$150,00 (2024)

Endereço: Street 3 - Al Barsha - Al Barsha South - Dubai - Emirados Árabes Unidos

@dubaimiraclegarden

Dubai Frame

Se tem um lugar de destaque para mim em Dubai, foi o Dubai Frame. Eu amei conhecer esta estrutura icônica de 150 metros de altura em Zabeel Park que começa lá no térreo contando um pouco sobre a historia de Dubai, a vocação para o comércio, para os souks árabes tradicionais, e a pesca. E quando subimos, de um lado vemos a visão da Dubai mais antiga, tradicional, e do outro lado, a Dubai moderna.

E justamente sob a ótica de um Frame, é quase que colocar Dubai em um porta retrato. E para mim, a cereja do bolo foi a passarela de vidro que ao sairmos do elevador começamos a caminhar sobre o chão de vidro. Claro que o primeiro passo da um medo, e chega a adrenalina. Mas os passos seguintes são pura emoção.

Para completar, acho que eu fui conhecer o Dubai Frame no melhor horário do dia, na golden hour. O reflexo do sol na construção dourada, deixou todo aquele cenário ainda mais mágico. Eu amei toda a experiência.

E como a tarde já estava caindo, e as temperaturas mais agradáveis, no final da visita, paramos na cafeteria que fica praticamente na saída do Dubai Frame e na entrada do parque Zabeel Park. Aquele momento que a gente da uma desacelerada, toma um café, um suco para ver o movimento, as pessoas passarem, a movimentação dos turistas. Que delícia de momento que vou guardar. Para mim, esta é a beleza de viajar, se conectar e viver um pouco de uma realidade que é tão diferente do seu dia a dia.

Ingresso referência R$80,00 (setembro de 2024)

Endereço: Zabeel Park Jogging Track - Za'abeel - Al Kifaf - Dubai - Emirados Árabes Unidos

@dubaiframe

4o Dia - Old Dubai

Dedicamos o 3o dia para conhecer a parte mais tradicional e historica de Dubai. Vamos aos Souks

Dubai Creek

O objetivo era chegar a Old Dubai já bem cedo e pegar os Souks que são os grandes e tradicionais mercados árabes. Podiamos pegar um taxi, que a propósito, foi o meio de transporte que mais usamos. Porém estavamos hospedados na Marina Al Seef que era praticamente ao lado da área de barquinhos para atravessar o rio - Dubai Creek e chegar até Dubai Creek.

E assim fizemos compramos um ticket que custou em torno de R$3,00 e em praticamente 5 minutos atravessamos o Dubai Creek e chegamos na margem oposta, prontos para ver os famosos souks. É pitoresco, e bem fresquinho.

Old Dubai e Souks

A região de Dubai antiga fica localizada ao longo do Dubai Creek. Trata-se de um centro histórico recheado de mercados tradicionais árabes onde a ordem principal é negociar e penchinchar. Tem mercado de ouro, de especiarias, de tecidos, e muito mais. É aquele movimento frenético de pessoas te chamando para as lojas, turistas indo e vindo, carrinhos levando mercadorias, muitos carros, buzinas.

Eu sou suspeita para falar dos souks, porque adoro a atmosfera, os produtos, e toda o cenário. Mas fica uma dica para quem quer visitar os souks de uma forma mais tranquila. Chegue bem cedo, antes de todos chegarem.

Museu Al Shindagha

Dos Souks, pegamos o metro de Dubai, que a propósito é muito novo, eficiente e bem fácil de entender e comprar o ticket já que todas as indicações estão também em inglês. E uma curiosidade a respeito do metro, existe um vagão exclusivo para mulheres. O 1o vagão é dedicado a mulheres e crianças.

Em poucas estações chegamos ao sensacional e gigante museu Al Shindagha que ocupava uma serie de espaços que já foram residências da família real. São em torno de 18 pavilhões diferentes e cada um deles é dedicado a contar a historia e tradição dos Emirados Árabes.

O museu é enorme, então se você quiser cobrir todas as salas você irá precisar de bastante tempo, eu diria quase que um dia inteiro. Ficamos uma manhã e cobrimos 3 áreas. E fiquei com muita vontade de voltar. Parabéns ao Museu que oferece exposições interativas e bem bacanas.

Ingresso referência R$75,00 (setembro 2024)

@alshindaghamuseum

Almoço Tradicional no SMCCU

Foi o almoço mais emblemático que tivemos em Dubai. SMCCU - Skeikh Mohammed Centre for Cultural Understanding promove a compreensão da cultura, costumes, e religião dos Emirados Árabes Unidos através de programas interativos e visitas guiadas no bairro historico Al Fahidi.

Além do almoço tradicional, da comida divina, do cenário incrível, a parte mais interessante é o momento que os participantes podem fazer todos os tipos de perguntas ao anfitrião com o objetivo de entender códigos de vestimentas, papel da mulher, casamento, religião. Foi muito legal participar. E muito bacana Dubai ter esta preocupação e oferecer este tipo de experiência ao visitante que quer entender toda a dinâmica de uma cultura tão diferente da nossa.

Eu amei participar.

Ingresso Valor Referência: R$200,00 (Setembro 2024)

Endereço: Al Mussallah Rd - Al Fahidi - Dubai - Emirados Árabes Unidos

@smccudubai

5o Dia - Mesquita e Museus

O 4o dia de viagem foi dedicado a conhecer mais sobre a historia da formação dos Emirados Árabes

Visita Guiada Mesquita Jumeirah

Fazer uma visita guiada em uma mesquita e entender sobre a religião e a cultura local. Foi assim nossa manhã no 4o dia de viagem em Dubai visitando a Mesquista de Jumeirah. O que eu achei muito bacana nesta mesquita, além da visita guiada, das demonstrações de orações e de toda a historia contada para entender o contexto de tudo, foi o museu que pode ser visitado como anexo da mesquita.

A Mesquita Jumeirah é aberta a visitantes de todas as religiões para aprender sobre o Isla e a cultura local através de visitas guiadas diárias.

Endereço: Jumeirah Beach Road - Jumeirah 1 - Dubai - Emirados Árabes Unidos

Museu Etihad

O museu Etihad já impressiona logo que você chega. Cheio de simbolismo, a arquitetura do prédio é inspirada em uma folha de papel enrolada representando o documento de união assinado pelos 7 emirados árabes.

Ele conta a história contemporânea dos Emirados Árabes Unidos com a fundação da nação e assinatura da constituição em 1971. O museu é grandioso, moderno, arrojado. Através de documentos históricos, fotografias, vídeos e exposições interativas, o visitante vai entendendo sobrea formação da EAU - Emirados Árabes Unidos.

E ainda foi possível visitar também a Union House que está preservado e foi o local onde o tratado da formação dos Emirados foi assinado. Um lugar recheado de histórias. Adorei a visita.

Ingresso Valor referência R$40,00 (setembro 2024)

Endereço: 1 Jumeirah St, Al Mina, Jumeirah 1 - Dubai - Emirados Árabes Unidos

@etihadmuseum

Souk Madinat Jumeirah

Se tem um lugar na viagem a Dubai, que eu cheguei e me apaixonei foi o Souk Madinat Jumeirah. Imagina aquela arquitetura árabe tão única e especial, com mosaicos, madeira, desenhos rendilhados, mas agora imagina tudo isso em uma versão moderna! Foi isso que eu encontrei no Souk Madinat Jumeirah, um mercado árabe moderno com mais de 25 restaurantes, lojas, galerias, cafés. E a cereja do bolo, os canais, e uma vista incrível do Burj Al Arab.

Eu passei uma tarde no Souk Madinat, para almoçar e dar uma olhada nas lojas, mas acho que ficaria o dia inteiro. A Vibe é ótima, a arquitetura é linda, e os restaurantes maravilhosos. Minha escolha foi a Trattoria, comida italiana divina. A propósito a gastronomia de Dubai é internacional. O visitante encontra de tudo!

Endereço: King Salman Bin Abdulaziz Al Saud St - Al Sufouh 1 - Dubai - Emirados Árabes Unidos

@soukmadinatjumeirah

6o Dia - Deserto, Safari, Museu do Futuro

Um dia para não esquecer! Difícil dizer qual das 2 experiências foi a mais sensacional. Te conto abaixo.

Museu do Futuro

Sem exagero, foi a experiencia mais espetacular que eu já tive em um museu! E o prédio, pra mim o mais lindo  do mundo. Eu conheci o Museu do Futuro. A Arquitetura é única, em um formato oval, a parte vazia simboliza o futuro desconhecido, já a solida, o conhecimento que  temos.

A caligrafia árabe em alto relevo que cobre a superfície do prédio é pura arte e funciona também como janelas de vidro

A visita é incrível, sala sensorial, a biblioteca da vida com mais de 2000 espécies em frascos de vidro, áreas temáticas como viagens espaciais, mudanças climáticas. A gente acaba a visita contagiada por tanta inovação. Pra mim, o museu do Futuro aqui em Dubai redefine o conceito de um museu.

Sobre a construção foi uma obra de engenharia ousada, e complexa. o prédio é sustentado por uma estrutura única sem pilares internos. E sobre uma das frases escritas: ` Futuro pertence a quem pode imaginá-lo, projetá-lo e executá-lo. Não é algo que se espera, masque se cria` Faz sentido ne?

O museu é sensacional, o prédio me deixou sem palavras, então mais uma lugar `must go` em Dubai.

Ingresso Referência de Valor: R$225 (Setembro 2024)

Endereço:  Sheikh Zayed Rd - Trade Centre - Trade Centre 2 - Dubai - Emirados Árabes Unidos

@museumofthefuture

Platinum Heritage - Tour pelo Deserto, Safari e Jantar

Como foi a experiência no deserto conhecendo a cultura dos beduínos, um povo que viveu nas areias do deserto por séculos. Foram 50 minutos na estrada partindo de Dubai, e chegamos na base do acampamento. Lenço na cabeça e embarcamos em um carro off road vintage e com direção inglesa, no lado direito.

No caminho você vê e aprende sobre os animais que vivem por lá. E tem muitas paradas para fotos, e claro um lugar especial e confortável para ver o por do sol, que é absolutamente magico.

Tarde caindo, e ai chega o momento do banquete árabe sob as estrelas. A comida é divina, e o modo  de preparo segue as tradições e costumes dos beduínos. E tem alguma coisa melhor do que viajar e viver uma cultura que é tão diferente do seu dia a dia? Fim do jantar, coração feliz e voltamos pra Dubai.

Eu diria que este passeio até o deserto em Dubai fechou com chave de ouro esta viagem incrível e surpreendente. Foi uma autêntica aventura no deserto de Dubai destacando a cultura local com uma experiência beduína exclusiva.

Valor de Referência do Ingresso: R$1000,00 (setembro 2024)

@platinumheritage

Restaurantes

Sobre Gastronomia, Dubai é um destino internacional e você vai encontrar todos os tipos de comida, desde restaurantes mais simples até os mais estrelados Michelin. E vai encontrar também redes internacionais como Cheese Cake Factory, Nando´s, e muitos outros. Ai vão algumas referências de Preço:

• Almoço no Resturante Trattoria no Souk Madinat Jumeirah: R$180,00 por pessoa
  • Ticket do Metro: R$12,00
  • Ticket de barquinho para atravessar o Dubai Creek: R$3,00

7o Dia - Dia de voltar para casa

Foi uma semana incrível vivendo a melhor experiência em Dubai, conhecendo sua cultura, historia, atrações, museus, e gastronomia. Se você está em busca de uma top destino pelo mundo fora das rotas tradicionais da Europa e Estados Unidos, Dubai é uma excelente opção para você considerar!

Depois de 6 dias por aqui, a gente entende porque Dubai foi eleito 3 vezes consecutivas como Top Destino Global numero 1 pelo Trip Advisor. Tem realmente de tudo, e com uma infraestrutura ótima para receber seus visitantes.

Deixa nos comentários qual foi sua impressão de Dubai depois de ler sobre todas estas experiências e obrigada a cada um de vocês que me acompanhou nas redes sociais durante esta viagem maravilhosa.

Obrigada e até a próxima!