Águas de São Pedro: Estância hidrormineral pertinho de São Paulo

Resumo do Post

Águas de São Pedro fica em torno de 190km da cidade de São Paulo e a viagem dura aproximadamente 2horas e meia de carro. E é daquelas cidades tranquilas, seguras, perfeitas para férias, feriados e finais de semana.

A história de Águas de São Pedro tem um curiosidade ja que na década de 1920, o governo de São Paulo começou uma série de pesquisas para encontrar petróleo na região. Mas o que os equipamentos realmente encontraram foram águas minerais e medicinais.

E o encontro destas águas minerais transformaram a região. Em volta delas, foi construído um balneário, no local que hoje conhecemos como fonte da juventude`. Na década de 30, a Estância de Águas de São Pedro foi criada. Hoje a estância hidromineral de Águas de São Pedro, é o menor munícipio do Brasil em extensão territorial, com 3.6km2, mas com grandes atrativos na área de turismo.

Eu passei 3 dias em Águas de São Pedro em novembro de 2023 e compartilho aqui no post o que eu conheci.

https://www.aguasdesaopedro.sp.gov.br/

Hospedagem Águas de São Pedro – LSVillas Hotel & Spa

O LSVillas Hotel & Spa foi minha hospedagem na cidade. O hotel é integrado a natureza, tem uma localização excelente, praticamente em frente ao Fontanário. A área é bem grande, e a localização dos quartos é dividida entre o hotel e o espaço Tranquilità que fica a 50 metros de distância e a cereja do bolo são os quartos que contam com ofurô. Um conforto e super charmoso.

O café da manhã é divino, e daqueles que a gente pede para o tempo passar bem devagar. E sob a ótica de infraestrutura, o hotel é bem completo com SPA, academia, restaurante, brinquedoteca, uma enorme piscina, estacionamento e muito charme para recarregar as energias cercado por muita natureza.

E usando o cupom viajandocomhistoria10, ate 29 novembro de 2023, você tem 10% de desconto no LSVillas, exceto feriado prolongado.

Instagram: @lsvillas

Endereço: R. Joviano Nouer, 155 – Centro, Águas de São Pedro – São Paulo

Lugares para Conhecer – Águas de São Pedro

Thermas Water Park

Sabe aquele lugar que é diversão garantida tanto para crianças quanto para adultos? O Thermas Water Park é um parque aquático completo localizado em Águas de São Pedro. Ele fica em torno de 12 minutos do LSVillas que foi minha hospedagem na cidade.

É considerado um dos paques aquáticos mais visitados da América Latina, e ocupa uma área total de 4 milhões de m². O parque tem uma infinidade de brinquedos para todas as idades, e o volume de água do parque é em torno de 8 milhões de m³ de águas distribuídas nas atrações.

A atração que mais me chamou atenção foi a piscina de ondas, que me lembrou os parques aquáticos da Disney. Mas tem muito mais atrações como toboáguas, fazendinha, mundo pré histórico, parque da baleia, parque infantil. A capacidade do estacionamento é para 1700 veículos, mas a dica é chegue cedo para aproveitar o parque mais vazio e curtir cada momento.

Instagram: @thermaswaterpark

Endereço: Rodovia SP 304 – Km 189 Fazenda Limoeiro, s/nº, São Pedro – São Paulo

Fontanário Municipal e Spa Termal

No centrinho da cidade, você vai encontrar o Fontanário que é justamente o lugar onde estão as três fontes de águas thermais e medicinais da cidade de Águas de São Pedro. Eu experimentei um pouquinho de cada água, mas aqui vai uma recomendação. Leia antes sobre cada fonte de água e suas indicações e orientações. A entrada do fontanário é gratuita e você pode experimentar os 3 tipos de água. Para os tratamentos específicos e os banhos, aí a entrada é paga.

O fontanário foi todo restaurado em 2022, e o lugar é bem bonito e rende lindas fotos.

Sobre as 3 fontes de aguas medicinais: a Fonte da Juventude que é de água sulforosa é indicada para o tratamento de reumatismo, alergia, da pele, intoxicação, inflamação; A água sulforosa de São Pedro é considerada a 2a melhor do mundo, (a 1a fica na Itália)

Já a Fonte Gioconda é composta de água sulfatada sódica e é indicada para o tratamento de fígado, vesícula e intestino

E por fim a Fonte Almeida Salles que é de água bicarbonatada sódica é orientada para azia, diabete e cálculos renais. É possível degustar as águas minerais e medicinais no local ou engarrafar em vasilhames para que as pessoas levem para uso semanal.

Endereço: 302, R. Pinheiros, 2, Águas de São Pedro, São Paulo – Horário 7h às 20h

Praça das Fontes – Praça Doutor Otávio Moura

A Fonte das Águas na principal praça da cidade de Águas de São Pedro é um verdadeiro cartão postal desta estância hidromineral. Ela fica em bem frente ao Spa Thermal no Fontanário, e o movimento das Aguas é bem bacana. Daqueles lugares para passear sem pressa e observar.

Eu fui visitar a Fonte das Águas pela manha, e havia lido que ela funciona em horários específicos e intervalos, mas eu dei sorte e vi as fontes funcionando. É lindo, e vale a visita!

Endereço: Avenida Carlos Mauro, 308 – Centro.

Bosque Municipal

Ainda no centro, bem pertinho da Praça das Fontes, você encontra o Bosque Municipal cercado de muita natureza. Um ótimo lugar para uma caminhada. São trilhas para observar muitos tipos de árvores e um lago. Águas de São Pedro

Endereço: Av. Carlos Mauro, Águas de São Pedro – SP, 13525-000. Funcionamento 24 horas

Principal Avenida da Cidade – Avenida Carlos Mauro / Rua João Batista Azevedo

Provavelmente você irá passar por esta rua para circular por Águas de São Pedro. Ela é a principal rua da cidade e seu nome é devido ao 1o prefeito da cidade. A avenida é uma graça, super aborizada, com banquinhos para sentar, ver o movimento, tem até música em alguns pontos que saem de pequenas caixas de som.

Ao longo da Avenida Carlos Mauro você vai encontrar, lojas, restaurantes, cafeterias, é onde tudo acontece. Vale uma caminhada por lá. E no final da rua você encontra a Praça das Fontes. É tudo bem pertinho, e você circula a pé pelos principais pontos de interesse. Entre a Avenida Carlos Mauro e a Rua João Bastista Azevedo você encontra este boulevard com um canal no centro.

Igreja Matriz Imaculada Conceição 

Eu não consegui visitar a Igreja Matriz, mas vou deixar aqui como mais um ponto de interesse. Ela foi construída no ano de 1978, e desde então se tornou um ponto histórico e cultural de Águas de São Pedro. Em frente a igreja você irá encontrar a estátua de São Tiago de Compostela que é considerado o padroeiro dos peregrinos.

Escada de Águas de São Pedro 

Este é mais um ponto de interesse que eu não visitei, mas já deixo aqui registrado para a próxima vez que eu retornar a Águas de São Pedro. Toda a pintura foi feita pelo artista Lajur que é um morador da cidade.

Endereço: Avenida Carlos Mauro, Águas de São Pedro – SP, 13525-000 – São Paulo

Roteiro Eco Turismo nos arredores de Águas de São Pedro  

Se você tiver mais tempo e gostar de atividades de ecoturismo, existem muitas opções que são oferecidas no próprio hotel. Então fique ligado para obter mais informações na sua hospedagem.

Deixe um comentário

Adriana Direne

Adriana Direne

Apaixonada por viajar e trazer muitas histórias pra contar

Booking.com